Você já percebeu que há uma grande diferença entre roupas fora de moda e roupas inspiradas em um estilo retro? Muitos produtos são desenvolvidos para ter um ciclo de vida mais curto, já as roupas baseadas em um estilo mais vintage, são uma herança muitas vezes revisitadas por quem admira um estilo mais clássico ou prefere uma releitura mais moderna da peça. Elas são uma verdadeira fonte de inspiração para os admiradores de moda.
Um exemplo é o Xadrez Argyle. Quem sabe você não reconheça o nome, mas o padrão certamente você já viu, especialmente no inverno. Sabe aqueles losangos (muitos também chamam de diamantes) com sobreposições de linhas diagonais que aparecem estampados em suéteres e meias? É dele que estamos falando!
O Xadrez Argyle teve origem na Escócia e foi inspirado nos tartans do Clã Campbell. Originalmente as cores eram verde e branco, mas os tons já haviam recebido algumas modificações antes de chegarem à Inglaterra em 1700, dois séculos após a sua criação.
A popularidade do padrão iniciou na década de 20 em meias masculinas e, nos 30, ganhou destaque em suéteres, coletes e cardigans. Nas últimas décadas do século passado, passou a fazer parte do guarda-roupa feminino também e encantou os apaixonados pelo estilo retro, especialmente após a popularidade de alguns seriados, como Gossip Girl, reconhecidos por utilizarem o padrão Argyle na composição do estilo preppy dos personagens.
Como combinar? Vai bem com calça jeans, calças alfaiataria e até mesmo saia. De qualquer forma, a proposta é acrescentar muito estilo e aquecimento nas suas composições durante a estação das baixas temperaturas. Gostou da sugestão? Clique aqui para conferir a nossa linha de suéteres femininos e masculinos em Xadrez Argyle.