O que é suéter

O que é suéter e como usar este item essencial para o inverno

O Suéter, também chamado muitas vezes de blusa de tricot, é um daqueles tipos de peças indispensáveis para todos os momentos do inverno. Clássicos e atemporais, podem ser encontrados no guarda-roupa ou na bagagem de qualquer apaixonado pelo inverno. 

O que é suéter?

Suéter é um tipo de agasalho adequado para os dias frios e confeccionado à mão ou à máquina. Os modelos mais tradicionais de suéteres são desenvolvidos em lã, mas também é possível encontrar a peça em outros materiais, como algodão, acrílico, fibras sintéticas ou com a combinação de mais de uma matéria-prima na composição do mesmo produto. 

Antigamente os suéteres eram desenvolvidos apenas em materiais mais grossos e usados normalmente sobre uma camisa, sendo considerado uma peça de roupa majoritariamente masculina. Com o passar do tempo, o uso do suéter também se popularizou entre o público feminino e os modelos mais tradicionais aos poucos foram sendo repaginados. 

Hoje é possível encontrar a peça em diferentes cores, texturas, formatos de golas e mangas, assim como comprimento e largura! Um exemplo são os atuais suéteres em estilo maxi, com formato amplo e mangas bufantes.

Tipos de suéter: como escolher o modelo ideal e como usar 

Para encontrar o modelo de suéter adequado para o seu guarda-roupas, leve em consideração, além do seu estilo e características pessoais, ocasiões de uso e as previsões climáticas e de temperatura da sua cidade ou dos destinos de inverno que você incluiu no seu roteiro de viagem.

O frio será ameno? Os modelos mais leves, desenvolvidos em materiais mais finos e com a gola mais baixa, como os modelos com gola V ou gola redonda, são adequados. Caso queira complementar o aquecimento, opte por uma blusa básica sob o suéter. Já em dias um pouco mais frios, provavelmente uma blusa térmica para a primeira camada do look também será essencial. Aliás, já falamos tudo sobre como construir um look em camadas aqui do Portal – não deixe de conferir!
 
 
Dias de frio intenso exigem suéteres mais encorpados, desenvolvidos em um fio mais espesso e com a trama mais fechada. Os modelos com gola alta ou maxi também são mais adequados para essas ocasiões, pois favorecem o aquecimento e o conforto do torso e braços, além de protegerem a nuca e o pescoço. Além disso, nessas ocasiões, é necessário complementar o aquecimento com um casaco mais robusto e que proteja o corpo de agentes externos, como neve e chuva.
 
Suéter Gola Alta Boba
 
Como estamos falando de um item muito versátil e democrático do guarda-roupas de inverno, é possível combiná-lo com os mais variados tipos de calças, especialmente jeans, leggings e calças alfaiatarias ou, até mesmo, com saias. Nos pés, a peça cai bem com botas, tênis, sapatilhas e, para as mulheres em ocasiões mais formais, um scarpin também pode combinar perfeitamente com o suéter escolhido. 
Embora suéteres sejam itens clássicos do vestuário de inverno, há muitas opções de modelos para agradar a todos os apaixonados pelo frio. Há um modelo de suéter ideal para cada temperatura, ocasião e estilo! Confira os principais tipos, suas características e sugestões de uso: 

Gola Alta – clássico e elegante

Suéter Gola Alta Rosa

Para garantir a elegância do look e proteção adequada nos dias mais frios, nada melhor do que um clássico suéter com gola alta, também chamado de suéter turtleneck

Os suéteres em gola alta garantem looks incríveis e perfeitos para diversas ocasiões, mas se optar por este modelo o ideal é que evite o excesso de informação com o uso de brincos e colares chamativos ou cachecóis e lenços, ok?

Gola Boba – conforto e leveza

Suéter Gola Boba

Para aqueles que curtem o estilo dos modelos em gola alta, mas não se sentem bem com a gola mais fechada, que pode provocar uma sensação de sufocamento para algumas pessoas, os suéteres com gola boba, também chamados de suéteres maxi gola, são ótimas opções. 

Assim como os modelos com gola alta, também são adequados para dias mais frios, especialmente as versões desenvolvidas em materiais mais espessos e com a trama mais fechada. 

Gola Redonda – clássico da versatilidade!

Suéter Gola Redonda

Este é certamente um dos modelos mais tradicionais. Clássico e adequado para as mais variadas ocasiões, suéteres com gola redonda, também chamados de suéteres com gola careca, são ótimas opções para o trabalho e passeios casuais.

Versáteis e considerados um item curinga do vestuário de inverno, podem ser usados individualmente ou sobre blusas e camisas. Neste caso, também é possível complementar o estilo do look com um cachecol em dias mais frios e que exijam uma proteção extra para o pescoço e nuca.

Gola V – jovial e moderno

Suéter Gola V

Este também é um item essencial para qualquer apaixonado(a) pelo inverno. Diferente das blusas com gola alta, os suéter com Gola V são mais adequados para quem deseja alongar a silhueta. Também é o modelo indicado para diminuir visualmente os ombros, além da possibilidade de serem combinados com acessórios, como brincos e colares. 

Assim como o suéter com gola redonda, fica ótimo se combinado com uma camisa com a gola para fora, especialmente em looks para o trabalho. 

Pulôver – tradicional e confortável

Cachecol Feminino

Por ser confeccionado em materiais mais grossos, o pulôver ou pullover é considerado o suéter original e lembra os primeiros modelos da peça de algumas décadas atrás. Atualmente se popularizaram em um formato mais amplo, os chamados maxi pulôver, e conquistaram o coração tanto dos adeptos de looks mais clássicos quanto de fashionistas e daqueles(as) que preferem evitar os modelos mais justinhos e que marcam o corpo. 

Suéter Aberto – para todos os momentos!

Suéter Aberto

Os populares cardigans também são ótimas opções em dias mais frios. É possível encontrar versões do produto em modelos curtos, médios ou alongados e sem fechamento ou com fechamento em botões ou zíper. Cardigans alongados e desenvolvidos em materiais mais grossos podem, inclusive, substituir o uso de um casaco em dias secos e com temperaturas moderadas. 

Esta também é uma peça incrível para os dias de meia-estação, nos quais a variação de temperatura costuma ser muito grande, pelo fato de serem muito práticos e fáceis de serem colocados ou retirados. 

Suéter com estampa – para quem não abre mão do estilo

Suéter com estampa

Há algumas versões de suéteres com estampas que acrescentam ainda mais charme ao produto, como os clássicos suéteres Xadrez Argyle. Quer saber mais sobre este padrão de estampa clássico e elegante? Confira o conteúdo exclusivo que produzimos no blog!

Cuidados com o Suéter 

Para garantir a durabilidade do seu suéter, considerado uma peça delicada e muito sensível, é necessário que tenha cuidado ao lavá-lo e armazená-lo em seu guarda-roupas ou na mala de viagem. Confira as dicas do Portal de Inverno:

· O ideal é que seja lavado do lado avesso, sempre à mão e de forma delicada. Também sugerimos que evite torcê-lo para que ele não perca sua forma ou fique repuxado;

· Caso queira passá-lo, o que não costuma ser necessário, mantenha a temperatura do ferro baixa;

· Para evitar que o material do suéter seja prejudicado e fique repuxado, evite mantê-lo pendurado em cabides e prefira guardá-lo sempre dobrado em seu armário;

· Alguns modelos com a trama mais aberta exigem uma atenção especial com objetos que possam puxar o fio, especialmente anéis e brincos. Por este motivo, também fique atento(a) ao organizar a peça na sua mala de viagem. Uma boa ideia é envolvê-la em uma sacola especial para evitar o contato com os outros itens da bagagem.

Agora é só tirar o seu suéter do armário e aproveitar as nossas dicas para curtir o melhor dos dias frios. Tem mais alguma dúvida sobre as peças de inverno? Acompanhe o Portal de Inverno para mais informações úteis e práticas para os amantes do frio. Até o próximo post!

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo