Budapeste Hungria

Budapeste no inverno: dicas de passeios e o que usar

A Hungria está localizada no leste europeu, uma parte do continente muitas vezes esquecida pelos turistas, embora muitos não abram mão de incluir o país no seu roteiro de viagem. Desta forma, Budapeste, a capital do país, aos poucos está se tornando um dos destinos europeus mais procurados pelos turistas durante o inverno. Afinal, não há quem resista aos encantos da cidade nos dias frios! 

Clima e temperatura durante o inverno

Budapeste temperatura Fonte: https://weather-and-climate.com/

O inverno na capital húngara é muito frio, no auge da estação as temperaturas médias costumam ser negativas e as máximas não costumam passar dos 5°C. Neste período, é comum que neve muito na cidade, nevascas são frequentes e tempestades de neve podem acontecer a qualquer momento. Ou seja, se você quer garantia de cenários branquinhos e muito frio durante sua viagem à Europa, Budapeste certamente merece uma atenção especial no seu roteiro de viagem.

O clima da cidade é temperado continental, o que provoca uma grande diferença de temperatura entre as estações. De qualquer forma, em qualquer época do ano é comum que o céu esteja encoberto. Durante os meses frios, a incidência de luz solar é mínima e os dias são muito curtos, o sol se põe normalmente às 16h no auge da estação.

Turismo na capital húngara

Na hora de montar o seu roteiro de passeios, é importante que saiba que Budapeste está dividida em três núcleos: Buda, Peste e Obuda. Lembre-se que opções de atrações não faltarão já que a cidade é repleta de história, cultura e monumentos únicos, chamativos e imponentes.

Para começar, em Budapeste é possível encontrar vários patrimônios mundiais, como o panorama do rio Danúbio. As paisagens do local garantem momentos especiais aos turistas! Outros patrimônios da cidade são o Castelo de Buda, a Avenida Andrássy, a Praça dos Heróis e o metrô da cidade, um dos mais antigos do mundo.  

Merecem destaque ainda a praça Vörösmarty, o Teatro Nacional de Budapeste, o Museu da História de Budapeste e o prédio do Parlamento. Este tem uma arquitetura única e diferenciada, sendo uma das atrações que mais atrai turistas na cidade. O prédio é utilizado em partes para funções parlamentares, mas o restante é utilizado para conferências e para o turismo.

Outra atração popular na cidade são os banhos termais e medicinais, nos quais a temperatura da água pode variar entre 24°C a 40°C. Os mais conhecidos entre os turistas são o Gellért e o Széchenyi.

Quer um motivo incrível para visitar a capital húngara no inverno? Durante a estão é possível apreciar espetáculos de balé e ópera incríveis, além de curtir ótimos momentos em uma pista de gelo enorme utilizada para patinação. Este também é o período ideal para saborear a culinária deliciosa do país e esquentar o corpo em um dos populares e tradicionais cafés da cidade. Claro, como estamos falando de um destino europeu, os mercados de natal não poderiam faltar nesta lista!

Vale lembrar também que a vida noturna de Budapeste é intensa e variada, tanto que os bares e baladas ficam abertos praticamente durante toda a semana e é habitual que os clientes experimentem várias opções de estabelecimento diferentes na mesma noite.

Quer aproveitar o dia para esquiar? O Parque Normafa, localizado nas colinas de Budapeste, é um dos locais preferidos pelos turistas. As paisagens são incríveis e há muito para ser explorado no local!

O que usar em Budapeste no inverno

Budapeste o que usar

Agora que você já conhece as melhores atrações de Budapeste, quer saber qual a maneira mais eficiente de se vestir para aproveitar esses passeios? Vista-se em camadas!

Há duas orientações valiosas antes de sair para qualquer passeio em lugares frios e com mudanças bruscas de condições climáticas, como Budapeste. A primeira delas é que você confira a previsão do tempo pelo menos uma hora antes de sair. Em Budapeste é sempre frio, mas checar a previsão é essencia para que você saiba se vai chover ou nevar e, desta forma, decidir se será necessário utilizar roupas impermeáveis ou não. Além disso, é preciso que leve em consideração o tipo de atividade que irá fazer, você precisa saber se a atividade é interna ou externa e se envolve longas caminhadas ou não.

Levando em consideração um dia típico de inverno na capital húngara, com frio intenso e possibilidade de neve, prepare-se com os itens listados abaixo:

Casaco corta vento impermeável: para aproveitar o melhor da cidade, você precisará estar preparado com um casaco que seja corta vento e impermeável. Afinal, é preciso garantir o máximo de proteção caso neve ou chova;

Fleece: para complementar o aquecimento, um fleece com uma gramatura mais grossa é essencial para manter o corpo aquecido. Se tiver uma gola mais alta para proteger o pescoço, será ainda melhor. Caso queira uma opção mais formal para a segunda camada do seu look, opte por um suéter.

Blusa e calça segunda pele: roupas segunda pele são importantes em todos os momentos da viagem pois têm a capacidade de expelir a umidade do corpo e mantê-lo sempre seco, confortável e aquecido.

– Calça: o ideal é utilizar uma calça impermeável quando a previsão for de neve ou chuva intensa. Caso este não seja o caso, é possível optar por uma calça tradicional, mas não esqueça de complementar o aquecimento e proteção térmica com uma calça segunda pele, ok?

– Gorro, luva e cachecol: não tenha receio de investir em um gorro e cachecol térmicos, afinal manter orelhas e cabeça aquecidas é essencial. O mesmo é sugerido para as luvas, sugerimos que opte pelas mais reforçadas ou ainda as luvas impermeáveis se quiser brincar na neve.

– Calçado e meia: para caminhadas em locais com acúmulo de neve, uma bota adequada para o trajeto é essencial. É preciso que o solado tenha boa aderência ao solo e que seja impermeável. Um bom forro térmico também é fundamental para manter o aquecimento dos seus pés. E, para complementar o aquecimento da bota forrada, uma meia térmica dará a garantia de pés protegidos para aproveitar ao máximo todo o passeio sem se preocupar com o frio ou clima.

Esperamos que estas dicas tenham auxiliado na organização da sua viagem. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas para a sua viagem? Entre em contato conosco através dos comentários!

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo