Cajón del Maipo: Caminhada e Contemplação

19 de setembro de 2016 - Por Patricia Viaja

Uma simples represa. Não. Cajón Del Maipo é muito mais do que isso. A menos de 2 horas de carro de Santiago, a região é muito visitada para atividades ao ar livre e camping no verão. Desde caminhadas, cavalgadas, e rafting a banhos termais. E no inverno, mesmo com a redução das atividades, a paisagem fica ainda mais bonita com a neve sobre as montanhas. Durante a estação, é possível fazer caminhadas na neve com raquetes e, o melhor de tudo, contemplar a natureza e paisagens exóticas dessa região do Chile.

Na verdade, o nome do local é “Embalse El Yeso”. Embalse significa reservatório, uma represa. Mas como está localizado na Comuna de San José del Maipo, todos se referem a este ponto como Cajón del Maipo, porque “cajón” significa uma caixa grande, e é assim que parece quando vista de cima essa área.

O passeio é lindo do começo ao fim, o caminho que leva até o “Embalse El Yeso” é perfeito! A estrada segue o mesmo percurso do rio, que assim como a represa, é formado pelo degelo da neve que está sobre as cordilheiras. Chegando ao cume a paisagem vai se transformando, a área verde e repleta de árvores vai dando lugar às cordilheiras e a neve se encarrega de colorir os cumes das montanhas e os campos. Ao chegar a visão da enorme área de água de degelo represada, o cenário se completa e deixa qualquer um sem palavras. É simplesmente fantástico ver como a natureza é exuberante!

Cajón del Maipo Chile

Agora algumas dicas práticas para o seu passeio ser perfeito. Aproveite todas as oportunidades de paradas no caminho para ir ao banheiro, porque a região do reservatório não tem nenhuma estrutura com banheiros ou qualquer serviço de alimentação. Por esse motivo, leve também água e um lanchinho. Se possível, tente chegar cedo e no caminho de volta parar para almoçar ou fazer um lanche.

Por ser uma região de montanha, a altitude chega a 2.500 metros. Por isso, sempre esteja preparado para o frio e para o vento, que são implacáveis. Você não vai aproveitar a beleza se estiver sentindo frio, por isso, vá com roupas e calçados adequados. Nós usamos as botas da Fiero o tempo todo, além de térmicas e impermeáveis foram perfeitas para essa pequena caminhada entre o gelo e a lama que encontramos por lá. O solado antiderrapante foi essencial pra nos dar segurança e conforto. A roupa também é importante, manter-se aquecido vai evitar uma gripe ou resfriado e permitir que você fique o máximo de tempo ao ar livre. Aqui você confere todas as nossas dicas sobre como se vestir adequadamente para o inverno chileno. 

Cajón del Maipo Roupas

Embora a temporada de outono e inverno favoreça a paisagem com a neve, boa parte do comércio fecha. Esteja sempre preparado! Algumas agências de viagem seguem realizando o passeio durante todo o período de inverno, por isso, caso não encontre o passeio em uma agência, não desista e tente com outra!

Não deixem de visitar a região de San José del Maipo e o Cajón del Maipo.

Um beijo e até a próxima semana!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

19/06/2017 - Por Portal de Inverno

Dicas para pedalar no inverno

O inverno está chegando e você já pode estar com vontade de guardar sua bicicleta e hibernar pelos próximos meses. Mas, […]

Top