Características do inverno brasileiro e o que vestir

26 de março de 2015 - Por Portal de Inverno

Há alguns dias publicamos um post a respeito do inverno brasileiro, seus destinos mais frios e populares. Destacamos também uma das principais características do inverno no nosso país: a grande variação de clima e temperaturas entre as regiões, característica comum para um país tão grande quanto o nosso.

Assim, não existe apenas uma resposta para o título deste post, mas várias, o que torna difícil pensar em uma composição ideal de roupa e calçado para o inverno brasileiro. Não esqueça que as variações de clima e temperatura não dependem apenas da região climática, mas também de algumas características particulares de cada cidade, principalmente a altitude.

Assim, o ideal é você planejar sua bagagem de acordo com a cidade que pretende visitar e com o estilo dos passeios pretendidos. Por exemplo, se está planejando atividades apenas em lugares fechados, certamente o cuidado com itens que protejam do vento e chuva poderá ser reduzido. Se estiver pensando em sair à noite, incluir peças mais sofisticadas é importante, principalmente se estiver visitando a região de Gramado e Canela. Já passeios e atividades ao ar livre requerem praticidade, botas confortáveis e sem salto. Afinal, se vestir bem é importante, mas aproveitar o seu passeio também!

O frio no Brasil acontece de forma mais intensa nas regiões sul e sudeste, mas existem algumas diferenças de clima e temperatura entre elas, como a umidade, que tem índices bastante diferenciados se compararmos as duas regiões e o que também pode interferir no tipo de roupa que você deve levar. O lado bom do inverno brasileiro é que, durante a maior parte da estação, não é necessário que você esteja totalmente vestido da cabeça aos pés. Este é um ponto positivo para quem gosta de montar looks um pouco mais ousados, por exemplo, botas combinadas com shorts ou vestidos.

Sobre a região sudeste, alguns dos seus pontos mais altos são tão frios quanto os destinos do sul, mas geralmente menos úmidos. A média de temperatura no inverno no Sudeste é de 6°C a 20°C  e mínimas que variam de – 4°C a 8°C. Se estiver planejando visitar esta região, invista em botas rasteiras e sweaters, que também podem ser combinados com lenços ou cachecóis. Assim você monta um look confortável, prático e lindo para aproveitar o melhor dos passeios oferecidos e ficar bem na foto.

Cachecol Térmico

Como a visita a esta região envolve muitos passeios ao ar livre, o ideal é se prevenir das chuvas também. Blusas térmicas, casacos e botas de material impermeabilizante podem ser uma ótima escolha para estas ocasiões. O ideal é levar casacos para diferentes temperaturas, que podem variar bastante.

No sul a temperatura média é de 10ºC a 15°C, com mínimas que podem chegar a  0°C ou até mesmo temperaturas negativas.  O frio do sul difere das demais regiões pela sua intensidade e umidade. Neste caso, todo o cuidado é pouco! Roupas térmicas, muita lã e couro devem compor sua bagagem, botas de cano longo, especialmente as botas forradas em lãluvas e gorros também podem ajudar ainda mais na proteção às baixas temperaturas. A intensidade do frio também pode variar na região sul, assim, incluir casacos menos quentes na bagagem também é fundamental.

Como usar botas forradas

Se você gosta de investir em looks modernos, aposte em tons de marrom, gola rolê, estampas geométricas e casacos longos no inverno 2015. As botas de cano longo estarão em alta, mas os outros modelos como cano baixo de saltos finos e grossos e botas rasteiras também ganham espaço. As cores em tons de marrom também valem para os sapatos, assim como preto, cinza e bege.

Em breve publicaremos alguns posts com dicas sobre o que vestir durante o inverno de cada estado brasileiro. Continue acompanhando nosso blog!   

Vai viajar e não sabe o que colocar na mala? Entre em contato conosco, ficaremos muito felizes se pudermos ajudar no planejamento da sua viagem! Já pretende investir nos modelos para sua próxima viagem de inverno? Acesse nossa loja virtual ou aguarde as novidades da nossa coleção de inverno 2015.  

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top