Como cuidar das roupas de lã merino

3 de janeiro de 2022 - Por Portal de Inverno

As roupas de lã merino são sinônimo de praticidade! Super fáceis de cuidar, as peças podem ser lavadas à máquina sem que encolham, já que as fibras têm uma estrutura interna parecida a de uma mola. Por isso, os itens produzidos com essa nobre matéria-prima têm uma capacidade altíssima de manter sua forma original.

Ainda, as peças merino são resistentes a manchas e odores, possibilitando menos lavagens. Ou seja, além de ser sustentável e renovável, a tecnologia permite economia de água e energia elétrica, sendo mais uma forma de cuidado com o planeta. Por conta da leveza e maciez ao toque, também é possível fazer a lavagem à mão com muita facilidade.

Para ter essas peças por muito mais tempo, separamos dicas simples para implementar no dia a dia. Dessa forma, você terá a alta performance, que é tão característica e importante da merino, por um longo período.

Como lavar roupas de lã merino: quais produtos usar?

Como lavar roupas de lã merino

Já começamos com uma ótima notícia: não é necessário utilizar produtos ou algum tipo de equipamento diferenciado para lavar seus itens de lã merino. Se escolher lavar à máquina, deixe em ciclo delicado. De forma geral, use água em temperatura ambiente ao lavar essas peças.

Além disso, não utilize alvejantes e amaciantes, porque esses produtos podem afetar as propriedades naturais, como controle de umidade e regulação da temperatura do corpo, além de destruir as fibras. Por isso, a recomendação é utilizar um sabão neutro para assim preservar o desempenho e as cores.

Evite lavar com outras roupas que possuem partes metálicas para evitar microfuros, dessa forma estará protegendo sua roupa merino.

Hora de secar

Você pode pendurar no varal, utilizar um cabide ou deixar em uma superfície plana para que a roupa fique esticada. Nunca utilize a secadora para acelerar o processo de secagem, porque assim vai acabar encolhendo. Lembre-se também de estendê-las do avesso para não perder as cores.

Como guardar

Depois da secagem, chegou o momento de guardar as peças de lã merino. É importante lembrar que não é preciso passar esse tecido a ferro, então mantenha-o longe, preservando assim a durabilidade. Para não amassar, deixe que os vincos caiam de forma natural ao estender a roupa.

Dessa forma, você acaba ganhando mais tempo no dia para se dedicar a outras atividades e não terá dores de cabeça durante viagens na hora de usar as roupas, ou seja, terá mais outro benefício super prático.

Para guardar as peças, você pode dobrá-las. As fibras de lã merino são mais elásticas do que as sintéticas. Um exemplo é que se o náilon for esticado, acaba se rompendo com 10% de extensão, contra 30% da merino.

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas e que deixem seu dia a dia mais prático, uma das características principais da merino. Até a próxima!

Portal de Inverno - 3/01/2022

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Últimos artigos de Portal de Inverno

Ver todos os posts de Portal de Inverno

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top