Como escolher casaco para inverno e neve: 11 dicas importantes

11 de junho de 2021 - Por Portal de Inverno

Algumas pessoas podem ter uma seleção de casacos para variar durante o inverno, não é mesmo? Enquanto outros podem ser fiéis a um único modelo e, nesse caso, devem saber escolhê-lo de forma cuidadosa. 

A verdade é que o melhor casaco para o frio e neve deve ser selecionado levando em consideração alguns fatores externos e ainda o que é essencial para a sua necessidade. Mas, de qualquer forma, você não pode levar em consideração apenas a moda quando estiver comprando o produto que vai te acompanhar nesses ambientes com temperaturas baixas.

Em primeiro lugar, a roupa para inverno precisa manter você aquecido. Não significa que, por isso, a peça não possa ter uma modelagem e estilo interessantes, muito pelo contrário, um bom casaco para frio deve ser elegante e estiloso. Desta forma, você garantirá um look lindo e quentinho.

Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer países gelados, não faz ideia de como pode ser frio em dias de temperaturas negativas e neve. Se você relevar esse fato, vai passar (muito) frio e pode até ficar doente. Por isso, é importante que leia com atenção todas as dicas deste post!

Como se vestir nos dias frios

Como se vestir nos dias frios

Quando falamos de destinos muito frios é essencial lembrar do sistema de camadas ao se vestir. Um casaco em cima de outro, se não for do material certo, é desconfortável, não funciona e não irá manter você aquecido.

Então, qual a maneira certa de se vestir? Você deve estar se perguntando. A solução para isso é optar por roupas com propriedades térmicas. Uma segunda pele térmica serve como base, está em contato direto com a pele e te manterá com a temperatura adequada, pois é feita de um material que permite que o corpo respire, enquanto evita que o calor seja disperso.  

A segunda camada precisa ser de um tecido como a lã ou o fleece, garantindo aquecimento também. O casaco entra como um complemento, segurando aquele calor proporcionado pelas outras camadas e impedindo que o frio e o vento passem para o seu corpo. Uma opção prática e inteligente de organizar o look, não é?

As necessidades de quem gosta de se manter ativo durante os passeios, como alguém que viaja para um lugar com neve para praticar esportes de inverno, não são as mesmas de um turista que visita Londres para conhecer pontos turísticos, por exemplo. Por isso, dependendo das condições climáticas de onde você se encontra, as características do seu casaco terão que ser diferentes.

Com estas orientações iniciais, agora vamos às dicas para encontrar o modelo de casaco para inverno certo e que te ajude a enfrentar as baixas temperaturas.

1. Procure por qualidade

Casacos de qualidade

Leia as descrições dos produtos com atenção. Existem muitas opções no mercado, certifique-se de comprar um produto desenvolvido em materiais de alta qualidade e resistência, especialmente se você estiver investindo um valor alto. Ao investir em um casaco resistente e durável, ele poderá te acompanhar durante muitos invernos. 

2. Escolha revestimentos internos que favoreçam o aquecimento e equilíbrio térmico

Revestimento interno casaco

O material utilizado para o enchimento ou forração do casaco precisa fornecer alto isolamento térmico, auxiliando as primeiras camadas a reterem o calor.

Os modelos puffer, com enchimento em gomos, são muito populares entre os apaixonados pelo inverno e geralmente são desenvolvidos em materiais sintéticos ou com plumas e/ou penas.

Além das opções sintéticas e de plumas, alguns outros tipos de materiais podem compor o forro do seu casaco. Pelos sintéticos e materiais térmicos, como o fleece, são ótimas opções.

É importante que a parte forrada seja desenvolvida em um material resistente e que absorva a umidade para te manter seco. Esta característica é muito importante para que você mantenha o aquecimento do seu corpo.

3. Revestimento externo: escolha materiais que te protejam 

Revestimento externo casaco

Na parte externa do casaco, existem diversos materiais que podem compor o revestimento. O seu foco precisa estar no fato dele resistir ou não às condições climáticas que você vai precisar enfrentar. O modelo ideal precisará garantir seu aquecimento e protegê-lo das nuances do clima.

Frio e neve exigirão casacos robustos, com propriedades térmicas e materiais de qualidade que garantam aquecimento! Para passeios e brincadeiras na neve, a impermeabilidade é importante também. 

Agora, na hora de passear pelas cidades frias, os modelos que irão te proteger das baixas temperaturas não precisam ser necessariamente à prova d’água. Reforçar a impermeabilização do casaco com um produto específico é suficiente.

4. Não compre um modelo muito apertado

Jaqueta tamanho adequado

Lembre-se que você vai precisar usar pelo menos duas camadas sobre este casaco. Tenha a certeza de que ele tenha um pouco de folga, não apenas no busto ou tórax, mas nos braços também. 

Não ter espaço suficiente para as camadas nos braços de um casaco é extremamente restritivo e desconfortável, dificultando os seus movimentos e impedindo que você aproveite todos os momentos especiais do seu dia.

5. Conheça seu corpo

Conheça seu corpo

Você precisa saber o que funciona para o seu corpo e o que você gosta. A escolha do casaco ideal para o frio envolve, além do gosto pessoal, o fato dele precisar aquecer muito e te proteger de agentes externos! 

Desta forma, para invernos rigorosos e neve indicamos casacos mais alongados e que cobrem uma parte maior do corpo. Escolha a cor e o modelo de acordo com o seu gosto e estilo!

6. Tenha certeza de que o casaco tem bolsos suficientes

Jaquetas bolsos suficientes

Um casaco sem bolsos não funciona! Pode ser que o modelo seja incrível, mas se ele não tiver bolsos funcionais, internos e externos, para guardar suas coisas, evitar que o seu celular caia na neve ou para proteger suas mãos, não será proveitoso. 

Bolsos são essenciais em uma peça de roupa para temperaturas baixas, especialmente se estivermos falando de produtos para viagens de inverno.   

7. Priorize o aquecimento

Aquecimento dos casacos

A ideia é encontrar um produto que seja estiloso e que também aqueça! Mas, se você precisar optar por um casaco maravilhoso ou um modelo que tenha propriedades térmicas, priorize sempre a segunda opção para não se arrepender depois.

Quando você estiver em algum lugar extremamente frio, curtindo a neve e tirando muitas fotos legais, vai lembrar desta dica e perceberá a importância de ter dado preferência aos benefícios térmicos do produto. Aquecimento em primeiro lugar, sempre!

8. Opte por materiais impermeáveis para passeios em locais com neve  

Roupas impermeáveis

Se você precisa enfrentar muito frio, neve, chuvas e ventos, é essencial que o casaco seja impermeável. Digamos que você já tenha utilizado nossas dicas ao escolher seu look e esteja usando as três camadas de roupas indicadas para dias de frio intenso, mas a última camada não garante a proteção contra agentes externos.

Nesse caso, de nada adiantará o seu esforço, já que a umidade prejudicará todo o aquecimento das demais camadas do visual. Por isso, investir em materiais de qualidade e que criem uma barreira, especialmente contra a umidade, é essencial.

9. Prefira modelos com design 3 em 1

Design 3 em 1

O melhor item para os dias frios deve ter propriedades que sejam adequadas para uso em condições climáticas diversas e imprevisíveis. Um casaco 3 em 1 combina uma camada intermediária e externa que se prende com abas, botões ou zíperes. Este modelo de casaco é sempre uma boa opção para frio extremo, neve ou os dois!

A modularidade 3 em 1 é bacana porque é muito versátil e se adapta às suas necessidades, você por usar tanto a camada intermediária quanto a externa individualmente ou ambas.  

10. Garanta a proteção da sua cabeça com um modelo com capuz

Modelos com capuz

Os casacos com capuz protegem a cabeça da chuva ou sol, assim como a mantém quente. Prefira os modelos ajustáveis para garantir conforto e um bom caimento, além de forro interno que ofereça proteção térmica que acrescentará um aquecimento extra para esta parte do corpo. 

De qualquer forma, não esqueça do seu gorro em dias de frio extremo, ok?  

11. Opte por casacos com recursos de ajustes

Casaco com recurso de ajuste

Uma variedade de recursos podem acompanhar suas roupas para personalizar o ajuste e caimento do produto. Este tipo de regulagem pode ser encontrada, por exemplo, no capuz para ajustar a largura ou removê-lo do casaco ou em cordões, punhos e cintos para bloquear a entrada do ar frio e o vento. Ajustes são sinônimo de praticidade e funcionalidade para os seus dias frios!

Com estas dicas, agora você sabe o que procurar em uma boa peça de roupa para o frio, certo? Ao escolher o melhor casaco de inverno e que atenda às suas necessidades, você poderá experimentar as melhores sensações que a estação tem a oferecer.

Mas, se ainda está em dúvida, entre em contato conosco. Os nossos especialistas podem auxiliá-lo a complementar seu arsenal contra as baixas temperaturas com dicas profissionais sobre o vestuário, acessórios e botas certas para o frio e a neve. 

Portal de Inverno - 11/06/2021

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Últimos artigos de Portal de Inverno

Ver todos os posts de Portal de Inverno

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

19/06/2017 - Por Portal de Inverno

Dicas para pedalar no inverno

O inverno está chegando e você já pode estar com vontade de guardar sua bicicleta e hibernar pelos próximos meses. Mas, […]

Top