Como impermeabilizar seus calçados

9 de março de 2017 - Por Portal de Inverno

Não há nada pior do que ver seu par de calçados novos destruído depois de um dia de chuva ou neve. Isso acontece porque muitos tipos de tecidos (para não dizer a maioria deles) utilizados no desenvolvimento de sapatos, podem ser manchados, desbotados ou danificados pela umidade. Uma solução inteligente e eficaz para estes casos é a aplicação de impermeabilizante. Embora poucas pessoas conheçam seus benefícios para a manutenção de calçados, impermeabilizantes não apenas protegem a estética do produto, mas também mantêm seus pés secos. Item muito importante para os apaixonados pelo inverno que curtem viagens e muita atividade na neve!

Os impermeabilizantes garantem maior duração, maciez e manutenção da cor do calçado e protegem contra a ação de líquidos e poeira, sua película protetora e invisível dificulta o acúmulo de sujeiras e manchas que podem ser provocadas pela umidade excessiva ou penetração de líquidos. A maioria deles podem ser usados em sapatos desenvolvidos em camurça, couro e nobuck. E seu uso não se limita apenas a calçados! Você pode impermeabilizar jaquetas, malas, bolsas, calças e outros tipos de roupas, acessórios e demais itens desenvolvidos com os tipos de tecido citados.

Qual o tipo de material do seu calçado?

É importante que você faça uma pesquisa para avaliar qual é o produto indicado para o seu calçado, já que existem muitos tipos de impermeabilizantes para diferentes tipos de materiais. O produto errado pode danificar o seu calçado ao invés de protegê-lo, assim tenha certeza de que você está utilizando o impermeabilizante correto. Para sapatos em couro e camurça, dê preferência para impermeabilizantes spray devido à praticidade e facilidade da aplicação.  

Impermeabilizante Calçados Fiero

Impermeabilize seus calçados quando eles forem novos, e depois, de acordo com a necessidade. Quando notar que o efeito impermeabilizante estiver perdendo o efeito, você já pode considerar uma nova aplicação. Esta dica é válida para a maioria dos produtos que você encontrar no mercado, mas alguns deles podem exigir um período mais longo entre uma aplicação e outra. Por isso, fique atento ao rótulo do produto!

Embora a crença exista, os impermeabilizantes não mancham calçados desde que não sejam aplicados da maneira errada. Durante a aplicação, é normal que o calçado fique um pouco esbranquiçado, mas isso acontece durante o processo de absorção do produto no tecido. Em alguns segundos o calçado recupera sua cor original! Para garantir que o seu calçado seja impermeabilizado sem perder suas características originais, é importante que você tome alguns cuidados.

A cor do calçado será alterado com a aplicação do impermeabilizante?

Antes de aplicar o impermeabilizante no calçado inteiro, leia o rótulo do produto para garantir que ele não alterará a cor. Se ainda estiver em dúvida, aplique o produto em uma pequena e discreta parte do calçado, espere agir e analise se houve alguma alteração da cor original.

O passo a passo para impermeabilizar seu calçado

Passo a passo para impermeabilizar calçados

Tenha certeza de que seus calçados estão limpos. Se eles são novos, apenas utilize um pedaço de pano limpo para passar sobre a superfície do calçado. Se os calçados forem velhos, limpe-os apropriadamente antes da aplicação. Se você já aplicou impermeabilizante neste calçado anteriormente, é importante que reforce a limpeza para que se evite acúmulo de camadas. Em todos os casos, é importante que o calçado esteja totalmente seco antes da aplicação do produto. Se preferir, utilize uma escova de cerdas macias para auxiliar na limpeza.  

1. Atente cuidadosamente às instruções do produto antes da aplicação. Embora existam algumas regras que devem ser seguidas sempre, como o passo número 1, a utilização de diferentes tipos de impermeabilizantes exige também diferentes tipos de cuidados e manuseio do produto durante a aplicação.

2. Não se esqueça de proteger todos os enfeites, joias ou qualquer outro item especial do seu calçado já que o impermeabilizante pode danificá-los.

3. Se estiver utilizando um impermeabilizante spray, aplique a uma distância de um palmo, aproximadamente 20 a 25 cm, e de forma uniforme sobre toda a superfície do calçado.

4. Espere o produto agir e depois faça um teste. Uma boa ideia para umedecer o calçado é borrifar um pouco de água ou até utilizar um conta gotas. Se a umidade for absorvida pelo tecido, será necessário que você reinicie o processo de aplicação do impermeabilizante.

5. Após a aplicação, deixe secar à sombra durante meia hora e depois repita o processo e deixe secar à sombra novamente.

Para garantir o cuidado que seu calçado merece, é recomendado o uso de produtos específicos para limpeza e conservação.

O seu calçado é forrado em lã? Confira nossas dicas sobre cuidados manutenção e limpeza para este tipo de produto. Alguma dúvida ou gostaria de mais dicas de manutenção e cuidado para os seus calçados? Entre em contato conosco. 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top