Mala de inverno: o que levar e como organizar

14 de julho de 2021 - Por Portal de Inverno

Que legal, as férias estão chegando! Agora é a hora de preparar a sua mala de inverno, colocar tudo o que é importante e relaxar! Porém, na maioria das vezes, exageramos e sempre levamos muito, mas muito mais do que o necessário.

Enquanto para algumas pessoas, é fácil viajar com pouca bagagem, para outras, isso parece uma missão impossível. Saiba que existem maneiras de preparar uma bagagem leve e funcional, mesmo no inverno. Para te ajudar, reunimos 10 importantes dicas para você montar a sua sem dor de cabeça.

1. Escolha a mala ideal para cada situação  

Mala Viagem Inverno

Para viagens de longa duração escolha a mala de inverno tradicional, pois as roupas ficam mais bem acomodadas e amassam menos. Elas podem ser de duas ou quatro rodinhas, e são fáceis de transportar pelos aeroportos, ruas e calçadas.

Agora para uma viagem curta, sacolas ou mochilas também são uma opção. Em todos os casos, quanto mais leve for a mala, melhor!

2. Monte o look para cada dia da viagem

Look frio moderado

Organize a mala de inverno de acordo com a duração, objetivos, clima e temperatura. Por exemplo, você não precisa levar dez looks se for ficar fora apenas durante o final de semana, certo? Mas se a viagem for de um mês para a Europa, no inverno, é necessário uma mala mais recheada.

E o foco da sua viagem, é lazer, negócios ou os dois? Praia, serra, ecoturismo, neve? Como vai estar a temperatura lá? Essas são coisas que você precisa analisar antes de começar a organizar sua bagagem.

Para garantir que não sejam colocados itens demais, tente visualizar o que você vai usar todos os dias. Monte looks que você possa misturar e combinar e, organize tudo antes, para que você possa realmente verificar o que está levando. Claro que é bom levar uma ou duas combinações a mais, vai que acontece algum imprevisto, certo?

3. Coloque na mala itens básicos

Escolhendo o que levar na mala

Uma bagagem leve e prática é uma bagagem inteligente. Não importa se for por apenas alguns dias ou uma viagem internacional, mas sobrecarregar a mala com itens que são pouco usados ou desconfortáveis é uma péssima ideia. Você deve levar roupas e calçados que usará duas vezes ou mais.

Roupas básicas e práticas, calçados confortáveis e acessórios para variar o visual são palavras-chave de uma mala de inverno funcional. Comprou casacos de várias cores para a sua viagem e está tendo trabalho para colocá-los na bagagem? Que tal levar um preto, bem quentinho e casual, e mudar o visual com gorros, cachecóis, luvas e até mesmo joias, é uma boa ideia, não é mesmo? Além de garantir o aquecimento das extremidades, você complementa a produção e, o que é melhor, os acessórios são pequenos e ocupam pouco lugar na bagagem.

Roupas muito chamativas e com detalhes também não são boas opções, pois são difíceis de combinar. Mas, e os calçados? Se a previsão for de muito frio no seu destino, uma bota forrada em lã vai dar conta do recado. E pantufas para usar no hotel: ocupam pouco lugar na mala, são leves, práticas e quentinhas.  

4. Leve roupas compressíveis e para formar camadas  

Jaqueta e casaco Puffer

Ao fazer sua mala de inverno, você vai perceber uma economia instantânea de espaço ao levar várias camadas. Além de serem peças fundamentais para o aquecimento nos destinos gelados, peças como blusa e calça segunda pele, suéteres, fleeces e tricôs ocupam menos lugar na bagagem do que um casaco, por exemplo. Você não sabe o que é o sistema de camadas? Não se preocupe, fizemos um post completo para te ensinar como se vestir no inverno.

Você sabia que os casacos e coletes de plumas de pato são compressíveis? Além de esquentar muito, eles são super leves e ocupam pouquíssimo espaço, pois podem ser comprimidos em um volume mínimo.

Ao organizar a mala, leve como regra que é preciso colocar por último na mala as peças que amassam mais. Uma dica é tentar dobrar a peça de forma que ela fique o mais esticado possível, de preferência, no sentido do comprimento.

5. Faça o espaço render

Organizando Mala Viagem

Aqui você precisa usar a criatividade, e montar a mala para que caiba o máximo de itens possível, sem amassar. Uma dica é colocar coisas dentro umas das outras, para economizar espaço – inserir as meias dentro dos calçados, por exemplo.

Comece a arrumação colocando os sapatos no fundo, pois são mais pesados. Complete as frestas que sobrarem com cintos, lingeries e outros itens que podem ser enrolados. Logo acima vêm os jeans e moletons. À medida que você organiza a bagagem, ela deve ficar o mais reta possível. Para isso, vá nivelando a mala com blusas, bermudas, camisetas e outros itens.

6. Vai fazer um mochilão?

Como organizar mala mochilão

Se você for fazer uma viagem do estilo “mochilão” em algum destino, lembre-se que roupas sociais são desnecessárias, portanto, abuse das malhas. O bom desse tipo de tecido é que ele pode ser enrolado, o que é o melhor método para economizar espaço. Dessa forma, seus itens irão servir melhor na mochila. Não esqueça também dos casacos e calçados impermeáveis e itens para compor as camadas, para não passar frio! Ok? 

7. Mini bags e nécessaire

Higiene Viagens Inverno

Deixe de lado os potes grandes de hidratantes, xampus e condicionadores e leve uma pequena quantidade em frascos menores, na nécessaire. Mini bags também são excelentes, pois condensam roupas volumosas ao máximo, evitando que a mala fique cheia de ar e espaços desperdiçados. Além disso, você mantém suas peças organizadas com essas pequenas bolsinhas.  

As embalagens a vácuo também te ajudam a ter mais espaço na mala. Existem diversos tipos de tamanhos: escolha o tamanho adequado para sua bagagem, coloque suas roupas dentro, tire o ar do saco com um aspirador, feche a tampa e, você vai ver que a embalagem diminuiu MUITO de tamanho, parece mágica!

8. Personalize sua bagagem

Coloque adesivos na bagagem

Se você morre de medo de que alguém leve a sua bagagem por engano, a dica é personalizar a sua mala. É simples: malas pretas todo mundo tem, portanto, diferencie a sua colocando fitas bem coloridas, chaveiros e adesivos. Procure evitar as fitas amarelas e verdes, pois são as cores mais utilizadas. Use um tom bem diferente, que além de conseguir identificar sua bagagem na esteira mais rápido, será mais fácil de ser encontrada em caso de extravio.

9. Malas de mão

Mala de Mão

As malas de mão são essenciais nas viagens aéreas. Neste caso, reserve uma muda de roupas caso haja problema com bagagem de porão extraviada ou atraso do voo. Leve nessa mala, também, documentos, coisas pequenas que possam quebrar e itens importantes. Apenas não se esqueça de que as companhias aéreas têm um peso máximo para estas malas.

Outra dica é usar as peças mais pesadas, como o casaco, um suéter mais grosso e botas para economizar espaço na bagagem. Você pode usar um casaco de penas como travesseiro ou cobertor, por exemplo.

Quando a viagem é de carro ou ônibus pode colocar mais peso na mala de mão e, desse modo, também economiza lugar na bagagem para outras coisas.

10. Mantenha a organização

Nada melhor que manter uma mala organizada do início ao fim da viagem. Se você ficar em um mesmo hotel, a dica é desfazer a mala e arrumar as peças no guarda-roupa. À medida que for usando as roupas, dobre-as e coloque-as em sacos plásticos. Assim, além de não misturar as roupas sujas com as limpas, você terá tudo pronto para a viagem de volta, é só colocar os sacos na mala.  

Desejamos a você uma excelente viagem! 

Portal de Inverno - 14/07/2021

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Últimos artigos de Portal de Inverno

Ver todos os posts de Portal de Inverno

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

19/06/2017 - Por Portal de Inverno

Dicas para pedalar no inverno

O inverno está chegando e você já pode estar com vontade de guardar sua bicicleta e hibernar pelos próximos meses. Mas, […]

Top