Como se hospedar sem pagar nada (Couchsurfing)

Procurando uma opção de hospedagem gratuita? Conheça o Couchsurfing! A prática é ancorada num site que conta com mais de 20 milhões de seguidores no mundo inteiro, cuja função é ajudar o turista a arrumar acomodação gratuita na casa de moradores locais.

Como funciona? É simples! Basta você criar seu perfil no site www.couchsurfing.com e digitar a cidade para onde você está indo e o período da sua viagem. Pessoas que moram nesta cidade irão ver seu perfil e terão a opção de te enviarem uma mensagem oferecendo a casa. Aí vocês conversam e negociam os termos. Ou seja, o couchsurfing é o primeiro contato entre a pessoa que vai viajar e a pessoa que está topando recebê-la de graça em sua casa. O viajante também pode mandar mensagens para os moradores locais que estão cadastrados no site, em vez de simplesmente esperar que alguém o escolha. 

Escolhendo Hospedagem

Apesar de diferente, este é um processo seguro. Isso porque tanto quem viaja quanto quem hospeda serão avaliados no site, e a avaliação fica lá para que todos vejam. Portanto, se em algum momento alguma das pessoas que se propõe a receber turistas em sua casa tiver feito algo de esquisito, ou se algum dos viajantes tiver sido mal educado, por exemplo, a avaliação ficará gravada no site do couchsurfing para sempre. Assim, todos podem tomar conhecimento do que aconteceu. Tudo o que é escrito fica lá gravado e não pode ser apagado!

Uma das vantagens de se valer da prática do couchsurfing, é poder ver o local que você está visitando através das percepções dos moradores locais. Quando você opta pela hospedagem em um albergue, até troca experiências com outros viajantes, mas são pessoas que também acabaram de chegar no lugar. Ou seja, são tão inexperientes quanto você em relação àquela cidade. Já no couchsurfing, você estará conversando com moradores locais e, desta forma, a visão que acabará tendo do lugar será diferente e mais completa. Além disso, pessoas que já passaram muitos anos num lugar são capazes de te dar dicas e sugestões fantásticas para os seus passeios! 

Turistas Couchsurfing

Outro aspecto interessante do couchsurfing é o contato com pessoas de outra cultura e a troca de experiências. A pessoa que está te hospedando geralmente o faz porque também quer interagir com alguém que venha de alguma terra distante. Desta forma, os dois lados saem ganhando!

A dica para conseguir hospedagem é montar um bom perfil, ser bastante específico ao cadastrar suas informações e claro, ser um bom hóspede para conseguir boas avaliações no site. Em alguns casos, é possível que algumas pessoas não disponibilizem hospedagem, mas se ofereçam para fazer um tour pela região com você. Nestes casos, vale muito a pena aproveitar também! 

Existem outros sites parecidos com o couchsurfing: The Hospitality Club – www.hospitalityclub.org, Warm Showers (para cicloturistas) – https://pt.warmshowers.org e o Global Free Loaders – www.globalfreeloaders.com.

Tadeu Salgado é um dos autores do livro “Como sobreviver no exterior”

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo