Como usar cachecol: dicas e maneiras de se aquecer com o acessório

20 de novembro de 2020 - Por Portal de Inverno

Cachecol é o acessório ideal para compor looks variados e aquecer com muito estilo. Combinado com peças mais tradicionais e clássicas, deixa o visual menos sóbrio sem perder a classe e a elegância! É uma peça menor e fácil de guardar já que não ocupa muito espaço no guarda-roupa ou bagagem. 

Quer saber como usar cachecol nos seus looks de inverno? Neste post você vai conhecer os diferentes tipos de cachecóis, materiais utilizados no desenvolvimento do produto e como escolher o acessório adequado para cada ocasião e temperatura, assim como diferentes formas de incluir este item charmoso nas suas composições de looks da estação. 

Tipos de cachecóis e como escolher o seu 

Cachecol Feminino

Básicos e essenciais para o inverno, cachecóis podem ser encontrados em vários estilos, cores, materiais, comprimentos, larguras e espessuras. As cores e gramaturas do acessório costumam variar bastante de acordo com o gosto e necessidade de cada apaixonado pelo inverno. 

Para escolher o cachecol ideal para acompanhá-lo(la) nos dias frios, leve em consideração as previsões de tempo e clima na sua cidade ou destino que pretende visitar, atividades que pretende realizar no período, assim como seus gostos pessoais e demais itens do seu guarda-roupa da estação

Cachecóis para os dias de frio intenso 

Se a previsão for de frio intenso, com temperaturas próximas a 0°C ou negativas, não dispense cachecóis ou xales produzidos em materiais térmicos e inteligentes e, de preferência, mais fechados e robustos para garantir a proteção e aquecimento ideais. 

Nos dias mais frios, o foco deve ser sempre a proteção térmica! O aspecto do look pode ser um pouco prejudicado já que os produtos mais espessos não costumam ter o mesmo caimento e são um pouco mais difíceis de serem amarrados no pescoço se comparados com os cachecóis desenvolvidos em materiais mais leves. 

Vai passar muitas horas exposto(a) ao frio e agentes externos? Invista em um bom cachecol em fleece térmico para manter a proteção e aquecimento do seu pescoço e nuca. Fleece é um tipo de tecido tecnológico que garante uma camada de isolamento térmico eficiente, favorecendo a manutenção do calor corporal, conforto térmico e evitando umidade e suor. 

Se o dia promete muito movimento ou atividades físicas mais intensas, o cachecol gola com forro térmico é a opção certa para você. Além de ser prático e muito fácil de ser colocado e retirado, não prejudica os seus movimentos. 

Há alguns casos nos quais um outro tipo de acessório é essencial! Caso o frio seja extremo e um cachecol não seja suficiente para manter o seu aquecimento, não dispense o uso de uma balaclava, que não apenas protege nuca e pescoço, como também o restante da face e cabeça.

Cachecóis para dias de frio ameno e moderado 

Para os dias de inverno ameno, quando não há necessidade de uma grande proteção térmica, opte por lenços, pashminas, echarpes ou cachecóis em materiais mais finos. Ao usá-los, aproveite as dicas deste post para apostar em amarrações mais criativas e diferenciar os seus looks durante a estação.

Os cachecóis em tricot são ótimas opções para dias de frio moderado. Além de protegerem do frio, complementam de forma única e com muito estilo os looks de inverno do seu dia a dia ou passeios casuais.

Looks de inverno com cachecol: dicas de como usar o acessório

Cachecol Masculino

Cachecóis são muito versáteis e oferecem diversas possibilidades de uso. Você pode diferenciar este item na maneira de dobrá-lo ou ajustá-lo ao pescoço e ombros. Se a blusa que você estiver usando seja muito volumosa, especialmente na gola, a melhor ideia é deixar o cachecol sobre os ombros. Já as blusas sem volume permitem que o cachecol seja dobrado ou amarrado no pescoço. 

Lembre-se que cachecóis de tecidos mais grossos não permitem tantas amarrações quanto cachecóis desenvolvidos em tecidos mais finos. Por isso, selecionamentos cinco maneiras mais práticas e fáceis de usar o cachecol sem prejudicar o seu aquecimento nos dias frios:

1) Quer praticidade e um look básico? Jogue o cachecol por trás do pescoço e deixe as duas pontas soltas na parte da frente do corpo. Se o cachecol for mais largo, é possível dobrá-lo na parte central para diminuir a largura e facilitar o encaixe na nuca e pescoço; 

2) Coloque o cachecol a partir da parte de trás do pescoço com as pontas para a frente. Dê uma volta ao redor do pescoço com uma das pontas e volte a descer. Por fim, faça um ajuste no pescoço. O resultado é um look mais despojado e moderno;

3) Faça uma volta completa passando uma das pontas do cachecol sobre o ombro e completando a volta até a parte da frente do seu corpo. É possível utilizar este estilo de uma forma mais solta ou mais apertada e que favoreça a proteção térmica do pescoço;

4)  Com o cachecol dobrado ao meio e esticado, coloque-o na parte de trás do pescoço e passe as pontas unidas pelo interior da dobra. Neste caso, também é possível ajustar o nó de acordo com a sua preferência. Esta é uma forma simples de usar o acessório, além de uma das opções de uso que mais favorece o aquecimento de toda a região do pescoço e nuca;

5) Nos dias de frio realmente intenso, uma das melhores formas de garantir o aquecimento é enrolando o acessório em toda a região do pescoço e escondendo as pontas sob a sua blusa e casaco, o resultado é uma espécie de ‘golão’.  

Como combinar o acessório com o restante do look 

Cachecóis podem ser combinados com diferentes tipos de roupas e estilos. Para dias nos quais o frio não seja intenso, é possível utilizá-los apenas sobre uma blusa. Em dias de frio intenso, será necessário complementar o look com um casaco mais robusto e optar por uma opção de amarração que garanta mais proteção para nuca e pescoço. 

Opte por cachecóis em materiais e cores que combinem de forma harmônica com seus casacos, blusas e demais acessórios. O ideal é que as cor do acessório se ajuste às demais peças com um leve contraste de tom. Caso você não seja adepto do tom sobre tom, também é possível combinar a cor do cachecol com outros itens do look, como calça, sapatos ou bolsas e mochilas.

Não esqueça que o cachecol é um acessório que não pode faltar na sua mala de viagem para destinos frios. Este acessório é um item curinga que permite que você leve menos opções de roupas, mas vista vários looks diferentes. Neste caso, uma ótima dica é optar por cores sóbrias e neutras como cinza, preto, e azul marinho para facilitar a combinação com o restante do visual. 

Gostou das dicas deste post? Quer mais sugestões para os seus looks com cachecóis? Deixe o seu comentário!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top