Sumário
Manter-se saudável e com a pele bonita no inverno requer tantos cuidados como no verão, temporada em que cremes para pele, filtro solar e proteção labial não podem faltar no nécessaire, além da atenção redobrada com a hidratação. A estação mais fria do ano também inspira cuidados, que vão muito além de um acervo repleto de peças quentes e impermeáveis: maus hábitos alimentares, deixar a pele e cabelo de lado e não se hidratar adequadamente podem afetar não apenas a aparência, como também prejudicar a saúde.
Para aproveitar as baixas temperaturas, é preciso munir-se de produtos e manter uma rotina de beleza. Confira 5 dicas valiosas que o Portal do Inverno separou para você e saiba como se cuidar na estação mais fria do ano.
5 dicas para manter-se saudável no inverno
Creme para pele e proteção FPS
A pele no inverno merece tanta atenção quanto no verão: o filtro solar, por exemplo, é o tipo de produto que deve ser aplicado diariamente. Embora o clima seja mais agradável, há radiação solar e o uso do protetor é fundamental para prevenir manchas e envelhecimento precoce.
Umas das áreas mais suscetíveis ao ressecamento no frio são as extremidades: mãos, joelho e cotovelo têm tendência a ficar com aspecto esbranquiçado. Cremes à base de ureia são uma boa alternativa: consulte seu dermatologista para ver qual creme é mais indicado para seu tipo de pele.
Cuidado redobrado com os lábios
A pele fina e delicada dos lábios também merecem atenção especial: nada mais desagradável do que senti-los ressecados e rachados, o que deixa a pessoa com uma aparência nada saudável. No caso das mulheres, vale investir em um hidratante labial antes de passar a camada de batom. Já os homens podem atenuar o ressecamento labial com protetores: a manteiga de cacau é um clássico para deixar na mochila nos dias mais frios.
Cabelos sedosos e hidratados
Com o frio, a tendência é tomar um banho longo e bem quente. Porém, isso afeta não apenas a pele como também os cabelos: a água muito quente remove a película lipídica natural que protege os fios e a pele. A alta temperatura da água aumenta a produção de óleo no couro cabeludo. Evite banhos muito demorados e realize uma hidratação profunda semanalmente se o seu cabelo já é do tipo ressecado.
Alimentação no inverno
No inverno ficamos mais suscetíveis a doenças respiratórias e outros males. Em razão disso, é preciso ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais para fortalecer a imunidade do organismo. Alimentos como laranja, banana, goiaba, acerola, peixe, feijão, milho, beterraba, soja, brócolis, cenoura, abóbora, cereais, castanhas e amêndoas devem fazer parte do seu cardápio.
Hidrate-se bem
Durante a estação mais fria do ano, a umidade do ar e as temperaturas baixas reduzem a transpiração e diminuem a sensação de sede. Porém, é necessário manter uma boa hidratação, para garantir o funcionamento dos órgãos, filtrar o sangue e liberar toxinas do organismo. Beba bastante líquido e tenha sempre uma garrafinha à mão para garantir a hidratação diária.