Alimentos Essenciais Saúde Inverno

Alimentos essenciais para a saúde no inverno

Você pode ajudar a fortalecer o seu organismo durante o inverno através de alimentos. Essa é uma forma saudável de contribuir com o seu sistema imunológico e evitar ou reduzir problemas de saúde comuns da estação. 

O inverno é uma estação que traz diferentes problemas de saúde, especialmente para quem sofre com alergias e outras doenças respiratórias. Mas, para preparar o organismo para a estação mais fria, existem vários alimentos essenciais para a saúde no inverno. Confira nossas sugestões e saiba como contribuir com o sistema imunológico!

Alimentos que ajudam fortalecer o sistema imunológico e cuidar da saúde no inverno

Para você evitar problemas de saúde no inverno é necessário adotar hábitos saudáveis durante todoo ano. Para isso, mantenha uma boa alimentação focando nos alimentos certos, especialmente para combater crises alérgicas, gripes e resfriados. Confira uma lista deles e inclua-os em seu cardápio!

1. Batata

Alimentação Inverno Batata

Rica em beta-caroteno, magnésio, vitamina B6 e potássio, a batata atua no combate de inflamações. Além disso, contém proteínas antioxidantes e vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e diminuindo a produção de histamina.

2. Maçã

Alimentação Inverno Maçã

Possui quercetina, um flavonóide de propriedades anti-inflamatórias que atua como anti-histamínico natural. Ou seja, a quercetina é capaz de barrar a liberação de histamínicos, responsáveis pelas reações alérgicas.

3. Couve

Alimentação Inverno Couve

Tanto a couve manteiga quanto a couve-flor possuem carotenóides, que atuam como agentes protetores, agindo contra crises alérgicas. Ou seja, protegem e fortalecem o organismo.

4. Abacate

Alimentação Inverno Abacate

Contém um mineral que atua no tratamento de alergias de forma natural: o cálcio. Além disso, possui vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e protege o coração, olhos e pele. A vitamina B5 também faz parte do pacote, ela contribui na ação do organismo contra alergias comuns do inverno.

5. Laranja

Alimentação Inverno Laranja

Rica em agentes antioxidantes, a laranja está no topo da lista quando se pensa em vitamina C. A fruta atua no combate aos radicais livres, contribuindo assim para a prevenção contra todos os tipos de germes.

6. Sopas de legumes

Alimentação Inverno Sopa de Legumes

Esse é um prato que não pode faltar, já que reúne diversos alimentos ricos em vitaminas e nutrientes que auxiliam o organismo no combate de doenças e infecções. Embora muitos não apreciem, são vários os tipos de sopas de legumes e você pode optar por incluir apenas os que agradam o seu paladar. Entre as opções estão: Caldo verde com mandioca, Sopa de batata doce com gengibre, Sopa de milho com batata, Caldo de mandioca e frango desfiado, Sopa de cebola e Sopa de abóbora e cenoura.

7. Alho e cebola

Alimentação Inverno Alho e Cebola

Ambos são utilizados como temperos, mas é importante que façam parte da lista dos alimentos essenciais para a saúde no inverno. Isso porque agem contra alergias, gripes e resfriados, pois contêm quercetina, uma substância que combate alergia, atuando como agente anti-histamínico. Ou seja, desativa a liberação de histamina no organismo no caso de uma reação alérgica.

Gostou da lista de alimentos essenciais para a saúde no inverno? Aproveite para consumi-los frequentemente e mantenha a saúde sempre em dia!

 Por: Andreia Silveira do site Plano de Saude Nota 10

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo