Destinos brasileiros para fugir do calor e das aglomerações

Depois de um longo período de confinamento, uso de máscara e tantas regras e protocolos a serem seguidos, quem não sonha com momentos de liberdade, ar fresco, cheiro de mato e cenários verdinhos? Se você, assim como nós, também não vê a hora de pegar a estrada e curtir estes momentos especiais em meio à natureza, confira as dicas de destinos brasileiros que preparamos neste post!

Sabemos que neste momento do ano muitos apaixonados pelo inverno estariam arrumando as malas e preparando todos os detalhes das viagens para aproveitar os dias frios no hemisfério norte. Se você é um deles, temos uma boa e má notícia.

A má notícia é que viajar para a Europa ou América do Norte ainda pode ser um pouco desafiador, muitos países aos poucos estão abrindo as fronteiras, mas com uma série de restrições e possibilidades de mudanças imprevisíveis, o que deixa muitos turistas inseguros. A boa notícia é sobre a possibilidade de encontrar destinos incríveis e de temperaturas amenas nos meses quentes aqui mesmo, no nosso país.

Estamos falando de lugares perfeitos para serem explorados por quem quer evitar o calor e revigorar a energia longe das aglomerações. Afinal, nada melhor do que preservar a saúde, respirar ar puro e voltar a ter contato com a natureza.

Outro ponto positivo de selecionar destinos nacionais para sua próxima viagem é a possibilidade de escolher um local mais próximo à sua cidade para viajar de carro, evitando contato com outras pessoas em transportes públicos. Além disso, estes destinos são ótimas opções para uma viagem romântica ou para curtir com os amigos e com a família!

Cambará do Sul 

Cambará do Sul

Quando o assunto são os destinos mais frios do Brasil, Cambará do Sul não costuma ficar de fora. A cidade é conhecida com a Terra dos Cânions e o que não falta na região são paisagens incríveis e repletas de montanhas, cânions e cachoeiras.

Além disso, o turismo local oferece uma série de atrações especiais para curtir tantas paisagens encantadoras, como trilhas, cavalgadas e outros esportes indicados para quem gosta de um pouco mais de aventura.

Este é o destino ideal para ser visitado durante os meses de meia estação, já que as temperaturas permanecem amenas e é possível aproveitar o melhor das atrações do local, como as cachoeiras. No auge do verão as visitas à Cambará do Sul não são recomendadas porque o clima costuma ser chuvoso e o fenômeno chamado de viração pode causar neblinas e prejudicar a bela vista para os cânions da região.

Para se hospedar, há várias pousadas charmosas na cidade, que oferecem as mais variadas experiências para explorar o melhor de Cambará do Sul.

Urubici 

Urubici

Buscando por um destino com temperaturas baixas até mesmo no verão? Não deixe de visitar Urubici. Embora as temperaturas possam ser altas durante o dia, à noite normalmente os termômetros costumam registrar temperaturas próximas a 15°C.

Algumas das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam a cidade são as montanhas, cavernas e cachoeiras que enfeitam as paisagens da cidade, que está localizada em um região serrana do estado de Santa Catarina. O ponto mais popular entre os turistas é o Morro da Igreja, que tem 1.822 metros de altitude, a Pedra Furada, a Serra do Corvo Branco, o Parque Cascata do Avencal e o Cânion Espraiado.

A cidade tem crescido muito nos últimos anos e atualmente oferece aos turistas diversas opções gastronômicas e de hospedagem, além de passeios incríveis para explorar todos os cantos deste destino especial, com passeios tradicionais e outros mais desafiadores para quem não dispensa uma boa aventura.

Cunha

Cunha

Sabemos que quando estamos falando de destinos frios em São Paulo, a primeira cidade que vem à mente dos apaixonados pelo inverno é Campos do Jordão. Mas, neste post queremos sugerir um destino alternativo e muitas vezes esquecido pelos turistas, mas único e muito especial.

Cunha está localizada no interior de São Paulo, entre o vale do Paraíba e o litoral. Além da natureza que impressiona, o local também oferece muitas opções gastronômicas, um artesanato original e construções históricas, como a Igreja da Matriz.

Claro, não poderíamos deixar de mencionar o Lavandário, que tem se destacado como uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam Cunha. Para admirar as paisagens da cidade e parte das cidades vizinhas, a melhor pedida é encarar uma trilha de 2 km em direção ao cume da Pedra da Macela, com 1.840 metros de altitude.

O inverno na cidade costuma registrar baixas temperaturas, já nos meses de meia estação costumam ser muito agradáveis. No auge do verão, o clima pode ser um pouco chuvoso, por isso, muita atenção às previsões do tempo antes de agendar a sua viagem à Cunha caso pretenda visitá-la neste período do ano, ok?

Monte Verde 

Monte Verde

Junte a natureza encantadora da Serra da Mantiqueira com uma arquitetura charmosa que lembra as cidades europeias e o resultado é Monte Verde, um distrito da cidade Camanducaia, localizada no estado de Minas Gerais. Único e muito procurado pelos turistas em qualquer época do ano, este destino mineiro é repleto de atrações.

O frio é intenso durante o inverno, já no verão as temperaturas são amenas e muito agradáveis, uma ótima notícia para quem visita a região neste período do ano. Além disso, os meses quentes são considerados período de baixa estação na cidade, o que significa mais tranquilidade e menos aglomerações durante a sua estadia!

Não é preciso mencionar que as opções de passeios para se encantar com as paisagens locais são inúmeras, além disso, será difícil optar por uma dentre tantas opções de hospedagens e restaurantes que Monte Verde oferece aos turistas.

Guaramiranga 

Guaramiranga

Guaramiranga é conhecida como a Suíça cearense. Você já deve estar imaginando que não estamos falando de um destino típico do estado, com praias e altas temperaturas, não é? De fato, Guaramiranga foge do padrão turístico cearense. Rodeada por montanhas, muito verde e uma natureza belíssima, a cidade também é conhecida pela sua cultura e história.

Para curtir o melhor do turismo no local, não deixe de fora do seu itinerário as trilhas. Afinal, são muitas cachoeiras, parques, rios e picos para serem explorados e admirados. Uma visita às fazendas de café é obrigatória para os apaixonados pela bebida.

Afinal, nada poderia combinar mais com o clima ameno da cidade do que um bom café, não é?

Piatã 

Piatã Bahia

A gente sabe que a natureza no nosso país é exuberante, mas os cenários da Chapada Diamantina são de tirar o fôlego de qualquer turista. Piatã, que está localizada nesta região belíssima da Bahia, é a cidade mais alta e fria do estado, tanto que no inverno costuma registrar temperaturas semelhante a alguns municípios do sul do país.

As paisagens da região são repletas de muito verde, lindas orquídeas, montanhas, muitas cachoeiras e plantações de café. Vale ressaltar que a cidade é considerada referência mundial pela qualidade do café que é produzido no local. Mais um ótimo motivo para você visitar Piatã!

Além de admirar toda a natureza da região, como a Serra da Santana, Serra da Tromba, Pico do Barbado e as cachoeiras do Chocó e do Patrício, é possível apreciar pinturas rupestres do período paleolítico na Serra do Gentil.

Esperamos que esta lista tenha auxiliado na definição do seu próximo destino e a sua fuga do calor e aglomerações nos próximos meses. Antes de viajar, não esqueça de garantir o seu aquecimento para os dias de frio ameno com as roupas, acessórios e calçados adequados. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através dos comentários deste post! 

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo