Pousada Cânions RS e SC

Pousadas de tirar o fôlego na Região dos Cânions

Neste post vamos apresentar dois lugares com conceitos únicos e inovadores, completamente imersos na natureza, o Morada dos Canyons em Praia Grande (SC) e o Parador Casa da Montanha Ecovillage em Cambará do Sul (RS). Apesar de ser conhecido mundialmente por suas praias, o Brasil guarda alguns dos cenários mais lindos do mundo nas regiões de serra. Curtir o frio em seu próprio país pode ser uma experiência surpreendente e inesquecível!

A fronteira dos estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina abriga várias das formações rochosas mais deslumbrantes do Brasil, com destaque para os cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral. É nesta região que encontramos duas pousadas de charme com propostas super exclusivas, uma em cada estado, porém distantes apenas 18 Km entre si: o Parador Casa da Montanha Ecovillage, que fica na cidade de Cambará do Sul (RS), e a Morada dos Canyons, localizada em Praia Grande (SC).

Os dois principais aeroportos que dão acesso às pousadas são o Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), que fica em Porto Alegre (RS), e o Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN) de Florianópolis (SC). Em ambos os casos, a melhor maneira de chegar até as hospedagens é alugando um veículo nestes aeroportos, assim você também tem liberdade para conhecer melhor os cânions e atrações turísticas.

Como chegar

Indicamos o aeroporto de Porto Alegre por ter os caminhos mais fáceis e rápidos. O percurso de 180 km que separa o Parador Casa da Montanha Ecovillage do aeroporto é muito bem sinalizado e está em ótimas condições. São 3 horas pelo asfalto e mais 20 minutos por uma estrada de chão.

Já para a Morada dos Canyons, basta seguir por cerca de 3 horas na BR-101, que tem faixa dupla e boa visibilidade durante todo o ano. Da BR-101 até a pousada são mais 30 km pela SC-290, 10 km são por uma estrada que mescla partes com asfalto e partes em estrada de chão, nada muito complicado! Mas, para quem não gosta de arriscar, sugerimos veículos estilo off road.

Se você desembarcar em Florianópolis terá cerca de 320 Km para percorrer até a Morada dos Canyons. São 270 Km pela excelente rodovia BR-101, depois é preciso alterar o percurso para a SC-290 até Praia Grande e encarar a Rota dos Canyons. Este trajeto de 30 km pode levar mais de 1h30 para ser completado já que o caminho é de chão batido, com muitas pedras e curvas acentuadas. Para chegar até o Parador Casa da Montanha Ecovillage o caminho é o mesmo, porém é preciso somar mais 18 Km de subidas pela estrada de chão.

A experiência Morada dos Canyons

Os chalés da Morada Dos Canyons ficam literalmente em meio aos cânions, ocupando uma imensa chapada verdejante com vistas praticamente sem interferências para o Cânion Malacara. 

Morada dos Cânions

Várias opções de entretenimento fazem parte do complexo de lazer da Morada dos Canyons. A sede abriga a recepção e belíssimo lobby, com pé direito alto e decorado em um estilo rústico que será observado em todas as cabanas. As poltronas e sofás de veludo cinza próximos à lareira são ideais para um bate papo animado, integração com os outros hóspedes ou apenas para um descanso entre os passeios pela região.

Lobby Morada dos Cânions

No subsolo ficam a sala de jogos e a adega. Uma boa mesa de sinuca divide espaço com mesas personalizadas para jogos de tabuleiro e baralho. A adega tem um espaço preparado especialmente para a degustação de vinhos e espumantes, com rótulos produzidos por vinícolas nacionais e internacionais. As bebidas compradas ali também podem ser consumidas nos chalés. 

Morada dos Canyons Vinho

Ainda no prédio principal, encontra-se a concorridíssima piscina coberta, aquecida, com borda infinita e localizada em um ambiente todo envidraçado e com vista para os cânions. Este certamente é um dos locais mais legais da pousada! E como são apenas 10 chalés, não é raro ter todo este espaço de forma exclusiva.

Piscina Morada dos Canyons

A exclusividade da Morada dos Canyons é um dos diferenciais deste lugar, disponibilizando apenas 10 chalés, 7 deles com vista para os cânions e 3 com vista para o jardim. As diferentes configurações acomodam desde casais até famílias de 4 pessoas. A distância entre as construções garante uma boa privacidade aos hóspedes e cada uma delas possui garagem própria. Todos os chalés foram construídos com pedras de basalto e madeira de alta qualidade, deixando a edificação segura contra os fortes ventos que podem ocorrer na região.

Outras características comuns nas habitações são: piso frio, móveis rústicos de madeira de demolição, lareira, sofá, deck envidraçado, banheira de hidromassagem para duas pessoas, cama de tamanho King, lençóis térmicos com controles independentes de temperatura, travesseiros de pena ou pluma de ganso, telescópio para observação terrestre e astronômica, ar condicionado tipo split quente/frio, frigobar e TV com Sky HD e Blu-ray Player.

Quarto Morada dos Canyons

A Morada Dos Canyons pode ser visitada em qualquer época do ano, os meses quentes são ideais para se fazer longos trekkings pela região e para se banhar nas piscinas naturais e cachoeiras, já os meses mais frios são excelentes para passeios contemplativos, namorar em volta da lareira e degustar os ótimos vinhos das serras gaúcha e catarinense.

Morada dos Canyons Lareira

O café da manhã, incluso na diária, é servido das 8h15 às 10h30 no restaurante que fica no segundo piso da sede da Morada dos Canyons. No salão com janelas enormes e vista espetacular para o Cânion Malacara, encontra-se o buffet repleto de deliciosos bolos preparados artesanalmente, geleias, pães, frios, sucos, frutas frescas, doces, biscoitos e pratos salgados. Chegam à mesa quentinhos, tapiocas, ovos mexidos, além de pastéis de carne, queijo e de banana.

Morada dos Canyons Café da Manhã

A área verde da pousada Morada dos Canyons conta com três pequenos lagos entre os chalés e uma trilha, que após uma leve caminhada dentro da mata chega em uma pequena cachoeira. 

Além disso, existem mirantes em cima de alguns chalés, um mirante amplo sobre o prédio da sede, um em meio às árvores para observação de pássaros e outro localizado próximo ao estábulo, onde é possível observar a cidade de Praia Grande. Em dias e noites de céu limpo também é possível observar o litoral do Oceano Atlântico.

Morada dos Canyons Vista

Morada dos Canyons

SC 290, km 28, a 8km do centro de Praia Grande
Serra do Faxinal
Praia Grande – SC – Brasil
+55 48 9 9188 8456
moradadoscanyons.com

A experiência parador Casa da Montanha Ecovillage

O Parador Casa da Montanha nasceu como um restaurante onde os hóspedes do Hotel Casa da Montanha, localizado em Gramado e pertencente ao mesmo grupo, paravam para um almoço quando estavam no passeio aos cânions. A beleza do lugar em meio aos vales cobertos por araucárias acabou servindo de incentivo para que em 2003 fosse inaugurado ali um charmoso glamping, termo utilizado para campings glamourosos, uma experiência única no Brasil.

O complexo foi construído cuidadosamente para reproduzir um clima de acampamento parecido com o existente nos lodges africanos. Todas as confortáveis barracas térmicas, dispostas entre palafitas ao redor de uma passarela de madeira, tem vista para o cenário bucólico de natureza ímpar.

Pousada Parador Casa da Montanha

Três categorias de acomodações são disponibilizadas e elas diferem bastante entre si. A mais básica, chamada de Barraca Luxo, é a que mais se assemelha a um acampamento. Elas são pequenas, tem 12 m² e não tem chuveiro na parte interna, apenas privada e pia, a casa de banho é compartilhada e fica próxima ao restaurante.

O alojamento mais sofisticado é chamado de Suíte Superior, que não são exatamente barracas como nas outras opções. Aqui temos uma mistura de lonas térmicas e chalé de alvenaria coberto com telhado de palha santa-fé. Estas suítes são idealizadas para 2 pessoas e equipadas com cama king size, ar condicionado, frigobar, lençol térmico, cafeteira Nespresso, TV com aparelho de DVD e deck com jacuzzi e lareira.

Nos hospedamos na categoria intermediária, chamada de Barraca Suíte, que fica localizada na margem do Rio Camarinhas. Em nossa análise esta é a melhor opção em relação custo x benefício x experiência. Aqui temos uma imersão no glamping, acampados em palafitas feitas com lonas térmicas e ao mesmo tempo com o conforto e luxo de um bom hotel, além da melhor vista se comparada às outras acomodações do Parador Casa da Montanha.

Claro que as acomodações não tem nada a ver com um acampamento tradicional, afinal de contas estamos em uma das pousadas mais charmosas do Brasil. Duas características nos chamaram a atenção e nos marcaram muito, a primeira é que em praticamente todos os ambientes do Parador Casa da Montanha um aroma de canela paira no ar, é indescritível a sensação de paz e tranquilidade que este aroma causa cada vez que entramos na barraca.

A segunda é o som ambiente que fica tocando no início da manhã até a meia noite em uma caixinha de som próxima à cama. Esta caixa de som tem volume ajustável onde se pode deixar o quarto completamente silencioso ou então fazer com que a música, que é um misto de new age, louge e jazz, tome conta do espaço.

Tudo aqui tem um charme especial, seja pela estampa de rosas que domina o ambiente, os tapetes felpudos, ou pelo enxoval costurado à mão, cheio de recortes de tecidos e detalhes em patchwork. 

Parador Casa da Montanha Quarto

O espaço que mais chama atenção nesta categoria de barraca é a varanda com banheira de hidromassagem para duas pessoas e vista que contempla o Rio Camarinhas, a paisagem cinematográfica do campo aberto e a floresta de araucárias.

Parador Casa da Montanha Banheira

A pousada também disponibiliza duas esteiras e uma Jacuzzi aquecida para uso compartilhado. Um detalhe bem interessante é que a água utilizada vem da nascente do Rio Camarinhas, distante 6 Km do Parador Casa da Montanha. São os cuidados com o meio ambiente que garantem o termo “ecovillage”!

A área social da pousada mantém a linha de decoração rústica das barracas e cabanas. Na sala de estar, a enorme lareira de pedra garante o aquecimento dos hóspedes. Próximo à ela, um sofá e uma cadeira de balanço que faz a alegria das crianças. É aqui também que fica a DVDteca, são centenas de títulos que podem ser selecionados para assistir no quarto.

Parador Casa da Montanha Área Social

Esta sala é muito bem iluminada pelos grandes janelões que impedem a passagem do frio e ao mesmo tempo favorecem a vista panorâmica para os campos e o Rio Camarinhas. À partir daqui temos acesso ao deslumbrante deck, local ideal para se aquecer ao sol e fazer um brinde com os vinhos gaúchos do Alma RS. A diversão fica por conta da enorme mesa de bilhar e da Sala de Cinema no mezanino, com mesas para jogos de cartas e tabuleiros, uma pequena biblioteca, além de uma TV com SKY HDTV.

Parador Social

Todas os dias entre 15h30 e 17h30 é oferecido um chá da tarde cortesia. Não perca a oportunidade de experimentar os deliciosos waffles belgas feitos na hora, o chá de maçã com canela e as geleias de Cambará do Sul. Nos invernos eles cozinham pinhões (a semente da araucária), uma delícia típica da região sul do Brasil.

Parador Chá

Sair da barraca térmica quentinha em uma manhã de inverno é tarefa bem complicada por aqui, só mesmo um super café da manhã, para termos incentivo suficiente e começarmos o dia com toda a energia. O cardápio do restaurante Alma RS foi pensado de forma a valorizar os ingredientes sazonais e produtos frescos regionais, e isto se reflete também na primeira refeição do dia, onde duas estações ficam repletas de delícias à espera dos hóspedes.

O frio intenso registrado durante nossa estadia no mês de junho mudou o cenário em toda a região e uma forte geada cobriu os campos de gelo. De nossa cama observamos a vegetação completamente congelada. Um cenário completamente branquinho, do topo das majestosas araucárias até a margem do Rio Camarinhas. O fenômeno climático da geada não é raro nesta época do ano e acontece quando a temperatura de uma região cai para 0° C ou menos (ponto de congelamento da água), fazendo com que a umidade que se acumulou nas plantas durante a madrugada se transforme em cristais de gelo.

Parador Casa da Montanha Paisagem

Apesar de amanhecer com muito frio durante o inverno, os dias tendem a ter um sol brilhante e agradável, com temperaturas entre 15° C e 18° C. Acredite, 15° C dá até uma sensação de calor para quem acordou com os campos congelados!

Dentro da propriedade existem lindos cenários que são acessíveis através de trilhas pela mata de araucárias. Você pode optar por caminhadas ou pedaladas, já que bicicletas podem ser alugadas no local. De qualquer forma, a imersão na natureza irá despertar seus sentidos.

Parador Natureza

Mas sem dúvidas o espaço de relaxamento mais desejado no complexo é o Spa Casa da Montanha by L’Occitane. O prédio tem uma atmosfera acolhedora, seguindo a arquitetura rústica e charmosa da pousada, completamente integrado à natureza. Duas salas são destinadas à execução de um extenso cardápio de tratamentos especiais, alguns com técnicas exclusivas, porém, todos com o uso de produtos naturais da linha L’occitane, que tem uma loja no local.

Diariamente, após o chá de maçã com waffles que aquece nossos corações em todos os finais de tarde, os hóspedes são convidados para a “Cerimônia do Pôr do Sol”. Trata-se de um evento lindo onde todos sentam ao redor do “fogo de chão” (uma fogueira protegida dos ventos) para assistir ao espetáculo de luz e cores no céu quando o sol se põe. Esta confraternização é o convite ideal para uma boa conversa, um chimarrão quentinho e uma porção de pinhões!

Parador Vista Noite

Se você estiver hospedado em uma das barracas equipadas com banheira no deck poderá assistir este espetáculo de uma maneira mais romântica e intimista.

Parador Casa da Montanha Ecovillage

Estrada do Faxinal, RS 429
Morro Agudo
Cambará do Sul – RS – Brasil
+55 54 3295-7575
paradorcasadamontanha.com.br

E para viajar protegido e garantir o aquecimento durante a viagem, uma mala com os itens adequados para o clima da Serra é essencial. Nós optamos pelos produtos da Fiero, marca brasileira especializada em calçados, roupas e acessórios para o inverno. Na loja da Fiero você encontra todos os produtos necessários para a sua viagem, essenciais para aquecer e manter a elegância!

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo