Dicas para cuidar do seu Pet no frio

7 de outubro de 2016 - Por Portal de Inverno

Aqui no Portal de Inverno costumamos dar várias dicas para você se aquecer no inverno, mas não podemos esquecer que nossos bichinhos de estimação também sofrem com as baixas temperaturas, inclusive os animais que vivem em ambientes internos. Toda a mudança de temperatura da noite para o dia e ambientes externos para ambientes internos, costuma ser o grande problema para os bichinhos neste período. Algumas raças de animais são mais preparadas para os dias de frio intenso, exemplo disso são as raças de cachorro Husky Siberiano, Bernese e São Bernardo, mas isso não quer dizer que também não precisem de alguns cuidados extras durante a estação mais fria!

Animais Inverno

Filhotes e bichinhos mais idosos são os animais mais frágeis durante o inverno. Os mais velhos costumam sentir dor, a pelagem já pode ser menos eficiente contra o frio e a camada de gordura diminui com o tempo. Os mais novos costumam perder o calor facilmente já que não ainda não têm muita capacidade de manter a temperatura corporal. Por isso, além do cuidado com camas e roupinhas apropriadas, o ideal é que sejam alimentados frequentemente, o que facilita a regulagem da sua temperatura interna.

Os pelos dos animais contribuem muito para a manutenção do calor corporal, mas não fazem o serviço completo, por isso as roupinhas podem ser essenciais em filhotes, animais mais velhos ou raças com pelos menos volumosos. Ah, sapatinhos especiais também podem ser encontrados em algumas lojas, mas você terá que ter sorte já que muitos animas de estimação podem não se adaptar a este item.

Roupas Animas Inverno

Outra dica super importante: evite chuva e vento! Se o animal mora fora de casa é necessário que tenha um espaço para se proteger, a casinha deve estar disposta de uma maneira que receba luz solar constante e  rajadas de vento sejam evitadas. Usar isolantes para que a cama não fique diretamente em contato com o chão frio também é muito importante. Assim como os humanos, geralmente a imunidade dos animais baixa muito durante o inverno, ou seja, mantenha o cuidado com as vacinas e consultas ao veterinário.

Tome cuidado para que os cobertores não fiquem molhados, o que poderia prejudicar muito a saúde do animal. O ideal é trocar a ‘roupa de cama’ com uma certa frequência e procurar aumentar a quantidade de ração, o que dará mais suporte para a manutenção do calor do corpo. Animais que moram em ambientes internos não precisam de alimentação extra, inclusive a tendência é que engordem já que os passeios de inverno costumam ser muito mais curtos do que no verão. Sobre os passeios, procure escolher os dias e horários mais quentes, assim você também estimula o banho de sol!

Animais Inverno Ambiente Fechado

Está na hora do banho? Opte pelos secos, mas em casos de muita sujeira dê banho utilizando água quente e secador de cabelo. Outra dica é procurar agendar a hora do banho para dias mais quentes e ensolarados. Ah, que tal deixar o pelo do seu Pet um pouco mais comprido durante o inverno? Isso também pode ajudar na manutenção do calor corporal.

Banho Pet Inverno

Para pássaros e roedores, cubra a gaiola à noite com lona ou tecido escuro. Para situações de frio extremo, uma lâmpada também pode garantir o aquecimento adequado para o animal. Procure verificar se a gaiola não está posicionada em um local onde tenha corrente de ar e, para peixes, a temperatura da água também deve ser regulada de acordo com cada espécie.

Pássaro Inverno

Vai viajar com seu Pet? Evite levar animais idosos ou filhotes e tome cuidado com as longas distâncias de carro já que isso pode ser um pouco estressante para seu bichinho de estimação, principalmente se ele não estiver acostumado com viagens. Se viajar de avião ou ônibus, busque informações a respeito das normas para o transporte de animais da empresa e, principalmente, se eles são permitidos. Não esqueça de alguns itens essenciais para a ‘mala’ do seu Pet, como comida, água, coleira ou qualquer outro item que seja necessário para o bem estar do bichinho e, antes de pegar a estrada, procure fazer algumas atividades que possam deixar o animal menos agitado. Um jejum durante algumas horas antes da viagem também é aconselhado pelos veterinário como uma forma de prevenir enjoos e mal estar. 

Agora você já pode preparar o seu Pet para os dias mais frios e até mesmo para a sua próxima viagem de inverno! Quer mais dicas? Fale conosco!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top