Ainda é verão no nosso país! E os apaixonados pelo inverno mais sortudos seguem aproveitando as baixas temperaturas na América do Norte, Ásia e Europa. Mas no próximo mês, o outono já dá as caras por aqui! E espere mais notícias boas… Quem vive nas regiões frias do nosso país ou costuma visitá-las, não pôde experimentar o melhor do inverno do ano passado já que poucos foram os dias realmente frios. A média de temperatura da estação em 2015 foi uma das mais altas das últimas décadas, mas o ano terminou com boas notícias sobre as previsões climáticas para o inverno deste ano. Quer saber o motivo? O ano de 2016 iniciou sob efeito do El Niño, que na verdade já está atuando desde o início do ano passado. A tendência é que o fenômeno perca força durante o primeiro semestre deste ano, dando espaço para a La Niña e para uma fase de águas frias no Oceano Pacífico. Assim, esta transição de clima indica que o frio provavelmente chegará mais cedo e com mais intensidade em 2016.

Expectativas Inverno

Durante este ano, os brasileiros sentirão a influência de fenômenos climáticos diferentes. Com a chegada do outono, os estados da região sul do país já poderão sentir ondas de frio a partir de maio e, a partir de junho, as geadas. Durante este período de transição entre os fenômenos El Niño e La Niña, serão normais algumas chuvas e frentes frias.

Mais adiante, já nos meses de inverno, será possível experimentar muitos dias frios, com temperaturas muito mais baixas se comparadas a 2015, e ondas de frio sem excesso de chuvas. Esta característica será ainda mais forte para os estados do Sudeste e Centro-Oeste brasileiro. Ou seja, pouca chuva e muito frio, o que melhora ainda mais as previsões climáticas. E se a natureza está preparando algumas surpresas super agradáveis e ótimas notícias para os apaixonados pelo inverno, nós também estamos! 

Contando os dias para o início desta estação maravilhosa? A gente também!

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/