Salve, viajantes! Este é o primeiro post sobre a nossa expedição até a Patagônia Argentina. Foram mais de 5500 km rodados em que vivemos experiências incríveis, paisagens deslumbrantes e perrengues – como toda boa viagem. Foram mais de três dias de viagem saindo de Cerro Largo, cidade localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. 

Mas antes de começarmos nossa jornada, reforçamos que é super importante ficar atento(a) às legislações da Argentina, pois além de equipamentos para o carro, são necessários documentos para permissão da condução de um veículo em outro país, como o seguro internacional Carta Verde, além dos documentos pessoais. Aqui no Portal de Inverno, você confere itens e acessórios obrigatórios para pegar a estrada. 

Preparados para esta jornada? 

Primeira jornada: Cerro Largo até Villa La Angostura

Dia 1: 

expedicao dia um

Saída: Cerro Largo, Rio Grande do Sul

Chegada: Chajarí, Entre Ríos

Percurso: 540 km – 8h de viagem

Hospedagem: Hotel Río 

Confira esse roteiro no Google Maps – clique aqui

No nosso primeiro dia, saímos de Cerro Largo (RS) e fomos até Chajarí, na Argentina. Seguimos o trajeto que passa por São Borja para chegar ao país argentino, e a estrada estava muito tranquila. 

Descansar em Chajarí também foi estratégico, porque a cidade fica a um pouco mais de 500 km e é um percurso tranquilo, ideal para os viajantes que desejam fazer uma rota segura. Além disso, o hotel que ficamos hospedados tem ótima estrutura. 

Dia 2:

expedicao dia dois

Saída: Chajarí, Entre Ríos

Chegada: Santa Rosa, La Pampa

Percurso: 1010 km – 13h de viagem

Hospedagem: Hotel Unit Santa Rosa

Confira esse roteiro no Google Maps: clique aqui

Já no segundo dia, tínhamos mais de 1000 km pela frente, até Santa Rosa, na Província de La Pampa. Este trajeto já é mais exigente, mas estávamos animados e renovados por conta da  parada na noite anterior. Depois de um longo percurso, paramos para ver um incrível pôr do sol! 

Dia 3:

expedicao dia tres

Saída: Santa Rosa, La Pampa

Chegada: Neuquén, Neuquén

Percurso: 535 km – 7h de viagem

Hospedagem: Hotel Land Express Neuquén

Confira esse roteiro no Google Maps: clique aqui

No dia seguinte, seguimos de Santa Rosa até a província de Neuquén. O dia estava maravilhoso para prosseguir a viagem.

Apesar de termos seguido um trajeto consideravelmente difícil, tanto pelo longo período de deslocamento em estradas desérticas, quanto pelas vias que apresentavam buracos, seguimos muito bem a viagem. Importante ressaltar que são pouquíssimos postos de gasolina e não há paradas, por isso é essencial ter uma boa preparação com o carro e também o nosso conforto.

Dia 4:

expedicao dia quatro

Saída: Neuquén, Neuquén

Chegada: Villa La Angostura, Neuquén

Percurso: 463Km – 6h de viagem

Hospedagem: El Muelle By Boutique Hotel

Confira esse roteiro no Google Maps: clique aqui

Depois de uma nova parada, seguimos até a Villa La Angostura, que foi o nosso destino final para os dois dias seguintes. Esta mudança de ambiente foi muito especial, porque pudemos notar a diferença de uma região mais desértica em relação a região dos lagos e montanhas com neve. Até aqui, a nossa expedição já nos proporcionou paisagens incríveis, sendo uma experiência inesquecível, como na cidade de Piedra del Águila.

Esse deslocamento até a Villa La Angostura foi um dos mais legais! Foram cerca de 400 km passando por algumas das regiões mais belas da Patagônia Argentina. A rota é feita principalmente pela 237, uma estrada bem conservada e cercada por montanhas, rios e lagos de águas cristalinas.

Veja também: O que fazer perto de Bariloche no inverno? Roteiro de 2 dias

Expedição em família

expedição com crianças

Sempre buscamos atividades e viagens que nos proporcionam momentos de bem-estar, de conexão com a natureza, com descobertas e boas histórias para guardar na memória. Nossa filha viaja conosco desde os 3 meses de idade, e agora, aos 4 anos, temos paralelos entre as aventuras na estrada e as descobertas através dos olhos dela. Para que ela não fique tão cansada no percurso, realizamos brincadeiras, cantamos e desenvolvemos toda uma programação para incluí-la nas atividades. 

E cada experiência é única! Durante o dia 3 de deslocamento fizemos a seguinte pergunta para a nossa filha: Qual foi o teu dia mais feliz da vida? Ela respondeu: ‘O dia mais feliz da minha vida é hoje’. WOW! Essa resposta nos fez lembrar o quão importante é vivermos o presente, valorizar o agora. Certamente essa foi a frase da viagem: O dia mais feliz da vida é hoje! 

Aqui contamos um pouco da nossa experiência de viajar de carro com a Alice e damos dicas para curtir o trajeto em família.

Vale a pena fazer uma expedição de carro com crianças pequenas?

Realmente, a Patagônia Argentina é impressionante! Cada curva proporciona um novo cenário, por isso vale muito a pena fazer uma expedição em família. 

Cada dia na estrada foi enriquecedor pra todos nós. Foram dias de muito aprendizado e de um tempo valioso que compartilhamos. Como dica, enfatizamos a importância de realizar um roteiro com paradas certeiras e hotéis que ofereçam uma boa estrutura para a comodidade da família. Uma noite de qualidade faz total diferença para esse tipo de viagem. 

Outra dica é a segurança do veículo. Como falamos anteriormente, passamos por estradas com situações precárias. Ou seja, é necessário viajar com um carro que tenha resistência mecânica e robustez para enfrentar qualquer tipo de adversidade. 

Aqui contamos um pouco sobre como preparar um veículo para uma expedição de inverno. Confira! 

Depois da Villa La Angostura, seguimos viagem para San Martin de Los Andes. Mas isso ficará para nosso próximo episódio. Estamos muito felizes em compartilhar com vocês tudo aqui no Portal de Inverno e pelo YouTube sobre nossa Expedição pela Patagônia Argentina. 

Veja nosso primeiro episódio e confira também nossas aventuras pelo Instagram @rodrigofitz e @julianaspohr.

Continue nos acompanhando. Um abraço e até mais!