Cordilheira dos Andes Guia de Viagem

Cordilheira dos Andes: um guia de viagem completo

Viajar é uma experiência que muda as pessoas, cada viagem deve ser vivida intensamente, em todos os sentidos. Pensando nisto, criamos este guia para que você possa curtir um dos maiores ícones geográficos do mundo: a Cordilheira dos Andes.

Sobre a Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes é a maior cadeia de montanhas do mundo com aproximadamente 8 mil quilômetros de extensão ao longo da costa ocidental da América do Sul. A largura das montanhas chega a 160 Km em alguns pontos e a altitude média é de 4 mil metros acima do nível do mar. O monte Aconcágua, na província de Mendoza, é o ponto culminante, atingindo 6.962 metros. Esta maravilha natural se estende por todos os países andinos e faz parte das paisagens da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

Sua formação é o resultado do choque ocorrido entre a placa tectônica de Nazca e a placa Sul Americana há 200 milhões de anos, durante o período da escala de tempo geológico conhecido como Terciário. E a cadeia montanhosa continua em expansão, atualmente cresce de 3 a 6 centímetros por ano.

Dicas para Turismo na Cordilheira dos Andes

As viagens rodoviárias pela Cordilheira dos Andes são desejadas por praticamente todos amantes de volante no mundo. Entre os motociclistas, cruzar as montanhas é questão de honra! Há quem sonhe em ver tudo de cima, de avião, e também existem aqueles que se contentam em admirar tudo dos mirantes e observatórios em cidades como Santiago no Chile.

Viagens de Carro ou Moto

Quem deseja dirigir na Cordilheira dos Andes, tem que ter em mente que as curvas reinam absolutas e algumas regras básicas devem ser seguidas, como dar a preferência de passagem sempre para quem está subindo.

No caso de encontrar um caminhão em uma curva fechada, o correto é que veículos menores deem ré para que os caminhões tenham espaço suficiente para realizarem as curvas. Isto tudo sempre com calma e com segurança, lembre-se: você está aproveitando um dos lugares mais incríveis do mundo.

Existe uma série de restrições para dirigir em países da América do Sul. Geralmente todas suas bagagens serão revisadas nas fronteiras. É proibido cruzar países e até mesmo algumas províncias/estados portando qualquer produto ou subproduto de origem animal ou vegetal, uma simples maçã poderá lhe causar enormes problemas. Animais vivos também são proibidos, salvo se você estiver portando toda a documentação exigida.

Sempre estude as legislações dos países pelos quais você irá transitar para ficar por dentro das leis e atualizações. Todos estes cuidados são para proteger as plantações e não causar desequilíbrios ambientais.

Itens e Acessórios Obrigatórios na Estrada

Itens para dirigir Cordilheira dos Andes

* Cinto de Segurança para todos os ocupantes do veículo (incluindo bancos da frente e de trás). Exigido na Argentina e Chile;

* Extintor de incêndio. Obrigatório na Argentina e na Bolívia;

* Cadeirinhas e assento de elevação para crianças. Obrigatório na Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia e Equador.

* Correntes para os pneus. Uso obrigatório na Argentina e no Chile quando a neve na pista ultrapassa os 2 centímetros de espessura. Geralmente são encontradas para compra em postos de gasolina ou cedidas quando se aluga carros nestes países;

* Cambão (ou cabo de aço). Obrigatório na Argentina, utilizado quando há necessidade de rebocar outro carro;

* Dois Triângulos para sinalizar que o veículo está com problemas. Obrigatórios na Argentina, Chile e Bolívia;

* A Argentina também exige que sejam portados kit de primeiros socorros contendo luva, gaze, atadura, esparadrapo, tesoura pequena e antisséptico. No Chile é proibido o uso de insulfilm em qualquer tipo de veículo;

Lembre-se de verificar a documentação básica para dirigir nos países da América do Sul. Itens como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e Carteira de Identidade (RG) ou passaporte são obrigatórios em todos os países que ostentam a Cordilheira dos Andes;

Um Comprovante de Propriedade do Veículo também é exigido em todos os países, exceto no Chile. O Seguro Internacional (Carta Verde) só não é exigido no Chile e no Peru. A Venezuela pede um “Nada Consta” do Detran e, tanto o Chile quanto a Bolívia, exigem uma PID (Permissão Internacional para dirigir).

Viagens de Avião

Viagem Avião Cordilheira dos Andes

Sempre que programar uma viagem que cruze ou passe próximo à Cordilheira dos Andes de avião – por exemplo, saindo do Brasil e chegando nas capitais do Chile, Peru, Equador ou Colômbia – procure comprar passagens para sobrevoar as montanhas ainda durante o dia. É comum um avião sair de São Paulo às 18:00 com destino à Santiago e passar sobre a cordilheira próximo às 22:00. Ou seja, impossível visualizar qualquer coisa!

Lógico que a janela deve ser reservada com antecedência, senão correrá o risco de você ficar ouvindo os suspiros dos passageiros enquanto olha para o teto da aeronave. Os melhores assentos são à frente da asa para que a mesma não interfira na visão. O lado do avião não importa muito em viagens para Santiago, Lima ou La Paz, ambos os lados são incríveis!

O Que Vestir e Outras Dicas

O que vestir Cordilheira dos Andes

Em qualquer época do ano os passeios pela Cordilheira dos Andes exigirão calçados e roupas confortáveis, de preferência aqueles especiais para trilhas. Protetor solar, óculos escuros, água e comidinhas leves são essenciais. Repelentes poderão ser necessários em algumas regiões onde não tenha neve.

Leve um agasalho mesmo sendo verão ou em dias quentes com sol, a variação climática na cordilheira tende a ser grande quando chega a noite. Se você possui roupas impermeáveis não esqueça de colocá-las na mala, assim como segundas-peles, fleeces e casacos corta-vento.

A maioria dos produtos para frio que vestimos compramos na Fiero, uma marca brasileira que tem produtos de qualidade internacional com preços bem mais em conta do que as concorrentes estrangeiras: http://www.fieroshop.com.br.

O que vestir Cordilheira dos Andes Fiero

Nunca se esqueça que você estará em altitudes muito acima às encontradas no Brasil. Os efeitos desta mudança podem causar dores de cabeça, problemas na respiração, náuseas, tonturas e vômito. Claro que cada pessoa pode reagir a altitude de uma forma distinta, mas é muito importante evitar grandes esforços nos primeiros dias acima dos 2.500 metros de altitude. Tomar chá de coca também ajuda muito!

Passeios Imperdíveis na Cordilheira dos Andes

A maior cadeia de montanhas do mundo reserva lindas surpresas em qualquer um dos sete países na qual está presente. Selecionamos alguns pontos super interessantes nos 3 países mais visitados: Argentina, Chile e Peru.

Pistas de Esqui Andinas

* Cerro Bayo em Villa la Angostura – Argentina

Cerro Bayo

Cerro Bayo, o Centro de Esqui Boutique de alta performance, fica a menos de 9 km da sede de Villa La Angostura, tem estrutura fenomenal e proporciona uma deslumbrante vista panorâmica.

* Cerro Chapelco Ski Resort em San Martín de los Andes – Argentina

O Cerro Chapelco é um dos centros de ski mais especiais da Argentina. Impossível não se apaixonar por este cenário emoldurado por montanhas de frente a um lindo lago e com pinheiros cobertos de neve.

* Cerro Batea Mahuida em Villa Pehuenia – Argentina

Villa Pehuenia

Este lugar exclusivo é um dos mais lindos e menos conhecidos da Argentina, tem uma riqueza cultural e natural imensurável. É de propriedade da comunidade Puel, o que o torna o único na Argentina administrado por uma comunidade indígena Mapuche.

* Centro de Esqui Antillanca em Puyehue – Chile

Antillanca

O Centro de Esqui Antillanca tem a vantagem de geralmente não figurar entre os mais populares no Chile, isto significa que a estação raramente estará lotada. Boa neve, tranquilidade e 28 pistas que contemplam tanto os iniciantes quanto os experts a transformaram em um dos melhores locais para esquiar no país.

* Valle Nevado em Santiago – Chile

Valle Nevado

O Valle Nevado é um dos destinos de neve mais desejados (e a maior estação de esqui) da América Latina. Ideal para os amantes de esportes ou para um bate e volta para quem estiver passeando por Santiago.

Outros Passeios Incríveis

* Cajón Del Maipo, Represa Embalse El Yeso – Chile

Cajón del Maipo

Apenas uma hora de viagem separa Santiago no Chile de Cajón Del Maipo. O tour é emoldurado por lindas paisagens até chegar ao enorme reservatório de água responsável por abastecer a capital. O silêncio, o vento circulando, as montanhas nevadas por todos os lados. Impossível não ficar hipnotizado com a grandeza e o encanto deste lugar.

* Rota dos Sete Lagos – Argentina

Rota dos Sete Lagos

Um dos trechos mais interessantes e peculiares da famosa RN40 é a Ruta de los Siete Lagos. O roteiro contempla a conexão de dois povoados próximos a San Carlos de Bariloche na província de Neuquén em um trajeto cênico com natureza exuberante: as cidades de San Martín de los Andes e Villa La Angostura.

* Mendoza – Argentina

Mendoza

Esta cidade faz parte da rota mais utilizada pelos brasileiros (e uma das mais bonitas) para se chegar à Cordilheira dos Andes. As montanhas estão por toda a extensão de Mendoza e é super fácil cruzar a fronteira com o Chile passando pelos pontos mais altos e exuberantes. A região é linda e as vinícolas dão um show à parte!

* Machu Picchu – Peru

Machu Picchu

Esta é a montanha mais famosa de toda Cordilheira dos Andes, junto com Huayna Picchu, faz parte do Batólito de Vilcabamba, na Cordilheira Central Peruana. A cidade perdida dos Incas é uma das Sete Maravilhas do Mundo e um daqueles destinos que você tem de colocar no topo da lista de lugares para conhecer.

A Cordilheira dos Andes é visitada por milhões de turistas todos os anos, devido a este motivo possui ótima infraestrutura em praticamente todos os trajetos e roteiros. É muito fácil encontrar uma agência de receptivo no local que você pretende visitar e aproveitar ao máximo as montanhas com toda a segurança na presença de um guia expert.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

2 comentários de “Cordilheira dos Andes: um guia de viagem completo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo