Férias no inverno gaúcho: Canela

29 de julho de 2021 - Por Portal de Inverno

Dando sequência aos posts com os melhores destinos para férias maravilhosas no inverno gaúcho, o destaque de hoje vai para Canela. A estação fria é uma das épocas mais bonitas e charmosas para turistar na Serra Gaúcha. Assim como Gramado, a cidade de Canela recebe muitas pessoas que a procuram pelas belas paisagens, atrações diversificadas e a tão famosa culinária da região. Acompanhe as dicas e descubra o que fazer em Canela no inverno!  

Distante apenas sete quilômetros de Gramado você encontra dezenas de parques e atrações. São parques temáticos, de diversões e para contemplar a natureza, além de museus e diversos pontos turísticos para toda a família. No inverno, Canela possui um charme especial, se tornando ainda mais aconchegante. Por lá tem opções para todos os gostos: turismo de aventura, esportes radicais, adrenalina e diversão, ou, se preferir, você pode aproveitar férias de inverno tranquilas e relaxantes, com uma gastronomia espetacular e bons vinhos, em meio à natureza e suas belezas.

Ao andar pelas ruas de Canela, no inverno, você se sentirá (quase) naqueles cenários gelados dos filmes, sabe? Com direito a usar roupas de frio lindas e elegantes. Ficou inspirado(a)? Então continue a leitura para conferir as nossas dicas:

1. Parque Estadual do Caracol

Canela no Inverno Cascata do Caracol

Imagem: Parque da Serra / Divulgação 

Este parque abriga o cartão-postal da cidade, a Cascata do Caracol. Com 131 metros de altura, essa beleza da natureza atrai visitantes aventureiros e contemplativos. O Parque Estadual do Caracol é uma unidade de preservação ambiental, possuindo fauna e floras riquíssimas. Quer ter uma visão privilegiada da cascata, vale e mata nativa? Vá até o Mirante do Parque, ou pegue o elevador panorâmico do Observatório Ecológico. Quer ver a cascata ainda mais de perto? Os Bondinhos Aéreos Parque da Serra proporcionam isso através de uma experiência emocionante.

Você faz parte do time que prefere atividade física? Ótimo! A Escada da Perna Bamba permite que você aprecie a beleza da natureza enquanto desce os 730 degraus que levam até a parte inferior da cascata. Aproveite para apreciar a cachoeira de um ângulo diferente enquanto descansa para o esforço da subida. Outra forma de ver e sentir de pertinho a diversidade animal e vegetal é por meio das trilhas ecológicas que permeiam todo o parque.

Na volta da reserva natural vale a pena parar no Castelinho Caracol para ver a bela construção estilo enxaimel e conhecer o museu histórico que ele abriga. Mas, principalmente, para repor as energias com um delicioso apfelstrudel (torta de maçã) com creme de nata ou sorvete, acompanhado por um chocolate quente ou chá de maçã.

2. Parque Temático Mundo Gelado

Inverno em Canela Mundo Gelado

Se você foi até o Castelinho Caracol, aproveite para ir no Parque Temático Mundo Gelado, localizado bem ao lado, distante apenas 200 metros. Mas use roupas bem quentes, pois você estará embarcando em uma aventura gelada! A temperatura lá dentro fica por volta dos -20°C a -25°C.

Este é o primeiro parque gelado da América Latina, composto por cerca de 30 toneladas de gelo! Bom, deu para perceber que a decoração é no estilo frozen, não é mesmo? O local conta com diversas esculturas de gelo e até mesmo o bar é composto por ele. Vivencie uma experiência totalmente diferente nesse ambiente gelado, tendo oportunidade de tomar um drink no Ice Bar, ou de proporcionar para as crianças uma foto com a Elsa e o Olaf. Ah, você recebe um casaco e luvas na entrada do parque. 

3. Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Igreja Nossa Senhora de Lourdes Canela

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes é mais conhecida como a Catedral de Pedra de Canela, mas, na verdade, ela não é uma catedral. Ela é uma paróquia que pertence à Diocese de Novo Hamburgo e, como a Cátedra do Bispo está localizada na última cidade, a Catedral São Luiz Gonzaga que é a catedral da Diocese.

Isso não muda o fato de que ela é linda e imponente. Um dos principais pontos turísticos de Canela e motivo de orgulho para os moradores da cidade. Com estilo gótico inglês, foi reformada recentemente, recebendo mais iluminação. Por isso, durante a noite é possível ver e se admirar com os feixes de luzes brancas e coloridas que iluminam as torres da igreja.

4. Mundo a Vapor

Canela Mundo a Vapor

Imagem: Mundo a Vapor / Wikipédia 

Que tal embarcar em uma viagem diferente, rumo ao tempo em que as máquinas eram movidas a vapor? O parque temático Mundo a Vapor é o único do mundo que tem miniaturas de fábricas e máquinas a vapor em funcionamento. Este é um passeio que conta, através das pequenas réplicas, a história do mundo e da revolução industrial, conectando o visitante com a história, conhecimento, diversão e emoção. Para finalizar o tour, você pode andar em uma mini locomotiva pelo bosque.

5. Parque Terra Mágica Florybal

Parque Terra Mágica Florybal em Canela

Imagem: Parque Terra Mágica Florybal / Divulgação 

Você e/ou seus filhos preferem parques com mais animação? No Parque Terra Mágica Florybal a adrenalina e aventura estão garantidas! São caminhos que passam pelo território dos dinossauros, castelo medieval, santuário, aldeia dos índios, espaço dos primatas, floresta mágica, lago das deusas, entre outros. Os tobogãs, passeios com o dino móvel, cinema 7D e voo do pterodáctilo fazem viver sensações e emoções únicas. O local conta também com um playground com brinquedos eletrônicos, loja de souvenirs e praça de alimentação.

Sabemos que as crianças adoram dinossauros, e em Canela tem mais uma opção nesse sentido para o público infantil. O Vale dos Dinossauros conta réplicas gigantes dos animais, alguns com movimento. Uma boa opção para os fãs de Jurassic Park. 

6. Alpen Park

Alpen Park Canela

Prontos para mais adrenalina? O Alpen Park é um parque de diversão animado que tem atrações variadas para vivenciar um dia de muita emoção e diversão, aliados a uma vista maravilhosa. Por lá você pode andar no primeiro Trenó Alpino do Brasil, curtir um cinema 4D, participar de um super game em 5D, andar na montanha-russa e nos carrinhos bate-bate. A adrenalina fica por conta, ainda, do Alpen Turbo Drop, com uma queda livre de 20 metros, na qual você pode curtir a bela paisagem do vale durante a subida, os passeios off road de quadriciclo e o arvorismo, que proporciona contato com a natureza, desafio nas copas das árvores e tirolesa.

7. Vitivinícola Jolimont

Imagem: Marcos Spíndola 

Depois de tanta diversão, é bom descansar e relaxar um pouco, certo? Na Vitivinícola Jolimont você pode aproveitar um percurso maravilhoso em meio aos parreirais e conhecer como são produzidas as uvas e o vinho. Degustação de espumantes, vinhos, sucos e cervejas também fazer parte do passeio, que inclui ainda um deck com um visual incrível para tirar fotos e desfrutar a paisagem do Morro Calçado.

Se você tem curiosidade de conhecer também a produção de cachaça e cerveja, o Parque Flor do Vale e a Cervejaria Farol devem fazer parte do seu roteiro em Canela. O Parque Flor do Vale – Alambique e Parque Ecológico é ideal para inteirar-se do processo de produção da cachaça, desde a moagem até o envelhecimento em barris, em um lindíssimo parque com trilhas e cachoeiras. Já a Cervejaria Farol proporciona uma experiência única de visitação às estruturas da cervejaria, equipamentos, etapas e insumos utilizados para produzir cervejas artesanais. Os visitantes podem ainda desfrutar de um ambiente agradável, com música ao vivo, mirante de 32 metros de altura e culinária germânica típica, acompanhada de uma deliciosa cerveja artesanal, é claro. 

8. Parque da Ferradura

Canela Parque da Ferradura

A cidade de Canela é abençoada com uma natureza exuberante e, um excelente lugar para apreciá-la é o Vale da Ferradura. O parque possui esse nome devido à curva em forma de ferradura do rio. A beleza do vale pode ser observada através dos mirantes ou, se preferir contato mais próximo da natureza e dos animais silvestres, por meio de trilhas.

Os turistas aventureiros e fãs de ecoturismo devem conhecer também o Parque do Pinheiro Grosso, o Parque das Sequoias, o Parque da Cachoeira, o Ecoparque Sperry e o Parque Estação Verde.

9. Skyglass Canela

Canela no Inverno Skyglass e

Imagem: Mala Pronta Gramado

Já pensou poder observar toda a magnitude do Vale da Ferradura através de uma atração suspensa? Inaugurado em dezembro de 2020, o Skyglass é uma plataforma de vidro que avança 35 metros sobre o parque. Essa é a primeira construção do gênero na América Latina e uma das mais extensas do mundo!

A adrenalina fica por conta de duas atrações: a passarela de vidro, com um mirante na extremidade, dá a sensação de estar flutuando e, o Abusado, no qual você pode deslizar pela plataforma, em cadeiras suspensas a 360 metros de altura… E aí, você tem coragem?

10. Inverno em Canela: Museus

Canela no Inverno Museu da Moda

Imagem: Jeferson Demeterco 

Não gosta muito de turismo de aventura ou adrenalina? Não tem problema, os diversos museus espalhados pela cidade atendem a diversos gostos. O Museu da Moda, por exemplo, traz uma história muito rica, ao reproduzir as vestimentas femininas dos últimos 4 mil anos, proporcionando uma verdadeira imersão no mundo da moda, costumes e objetos de época.

Outra atração incrível é o Museu Egípcio, o qual conta com um maravilhoso acervo de peças egípcias, com destaque para a Pirâmide, que possui câmara mortuária, antigos túmulos egípcios, teto e paredes decorados com hieróglifos e imagens. Você vai encontrar por lá também faraós, sarcófagos, múmias, esculturas de deuses, coleção do faraó Tutankhamon, entre outros. Este é um passeio que atrai e surpreende crianças e adultos.

Aproveite para conhecer ainda o Museu do Automóvel, um paraíso para quem gosta de carros antigos. O museu conta com uma coleção de carros históricos e raros, bombas de gasolinas e propagandas de época. A criançada (e os adultos também) adoram a exibição das réplicas em miniaturas. 

E, se visitar a cidade no final do ano, além tantas atrações, divertimentos e belezas, o Sonho de Natal ilumina e colore Canela com uma decoração super especial, eventos, shows e paradas. Mas, se escolher o período do inverno para as suas férias, poderá ter a sorte de vivenciar um espetáculo realmente fantástico! Confira o vídeo abaixo, da neve em Canela em julho de 2021. Conta para nós, você gostou das nossas dicas? No próximo post vamos destacar os atrativos de Cambará do Sul. Até mais. 😊

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top