O inverno é uma das épocas mais bonitas e charmosas para fazer turismo na Serra Gaúcha. Assim como Gramado, Canela recebe muitas pessoas que a procuram pelas belas paisagens, atrações diversificadas e a tão famosa culinária da região.

A apenas 7 km de distância de Gramado, em Canela, você encontra parques temáticos, de diversões e para contemplar a natureza, além de museus e pontos turísticos para toda a família. 

No inverno, Canela possui um charme especial, se tornando ainda mais aconchegante. Por lá tem opções para todos os gostos: turismo de aventura, esportes radicais, adrenalina e diversão, ou, se preferir, você pode aproveitar férias de inverno tranquilas e relaxantes, com uma gastronomia espetacular e bons vinhos, em meio à natureza e suas belezas.

Ao andar pelas ruas de Canela no inverno, você se sentirá (quase) naqueles cenários gelados dos filmes, sabe? Com direito a usar roupas de frio lindas e elegantes. 

Ficou inspirado(a)? Continue a leitura para conferir as nossas dicas de lugares para conhecer em Canela!

1. Parque Estadual do Caracol

Parque do Caracol Canela

O parque abriga o cartão-postal da cidade, a Cascata do Caracol. Com 131 metros de altura, essa beleza da natureza atrai visitantes aventureiros e contemplativos. 

O Parque Estadual do Caracol é uma unidade de preservação ambiental, possuindo fauna e floras riquíssimas. Quer ter uma visão privilegiada da cascata, vale e mata nativa? Vá até o Mirante do Parque ou pegue o elevador panorâmico do Observatório Ecológico. 

Se você faz parte do time que prefere atividade física, temos uma ótima notícia: a Escada da Perna Bamba, que permite que você aprecie a beleza da natureza enquanto desce os 730 degraus que levam até a parte inferior da cascata.

Aproveite para apreciar a cachoeira de um ângulo diferente enquanto descansa para o esforço da subida. 

Outra forma de ver e sentir de pertinho a diversidade animal e vegetal é por meio das trilhas ecológicas que permeiam todo o parque.

2. Teleférico de Canela

A 500 metros do Parque do Caracol fica o Parque da Serra, um espaço com o teleférico de Canela — o passeio proporciona uma vista maravilhosa da Cascata do Caracol. 

Na estação superior, há esculturas de madeira que fazem sons de animais e a vista do lugar vale muito a pena para quem deseja observar as belezas naturais da Serra Gaúcha! Mas lembre-se de reservar seu ingresso. 

3. Castelinho Caracol

O Castelinho Caracol foi construído com madeira de araucária e pinheiros sem utilizar pregos ou parafusos em sua construção — tudo feito por meio de encaixes. 

Transformada em museu, por lá, há exibição de peças antigas utilizadas pela família que ali vivia — e que se servia um dos melhores apfelstrudel da Serra Gaúcha. 

Aproveite para admirar a bela construção estilo enxaimel, mas também para repor as energias com uma deliciosa torta de maçã com creme de nata ou sorvete, acompanhado por um chocolate quente ou chá de maçã.

4. Parque Temático Mundo Gelado

Inverno em Canela Mundo Gelado

Se você foi até o Castelinho Caracol, aproveite para visitar o Parque Temático Mundo Gelado — que fica bem ao lado, apenas há 200 metros do local. 

Lembre-se de usar roupas bem quentes, pois você estará embarcando em uma aventura gelada! A temperatura lá dentro fica por volta dos -20°C a -25°C.

Este é o primeiro parque gelado da América Latina. O local conta com diversas esculturas de gelo e até mesmo o bar é composto por ele!

Já que estamos falando de locais gelados, o que acha de conferir os lugares mais frios do Brasil? Temos um conteúdo exclusivo sobre o tema! 

5. Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Igreja Nossa Senhora de Lourdes Canela

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes é mais conhecida como a Catedral de Pedra de Canela, mas, na verdade, ela não é uma catedral. 

É uma paróquia que pertence à Diocese de Novo Hamburgo e, como a Cátedra do Bispo está localizada na última cidade, a Catedral São Luiz Gonzaga, que é a catedral da Diocese.

Isso não muda o fato de que ela é linda e imponente em estilo gótico inglês. Um dos principais pontos turísticos de Canela e motivo de orgulho para os moradores da cidade. 

6. Mundo a Vapor

Canela Mundo a Vapor

Que tal embarcar em uma viagem diferente, rumo ao tempo em que as máquinas eram movidas a vapor? O parque temático Mundo a Vapor é o único do mundo com miniaturas de fábricas e máquinas a vapor em funcionamento. 

É um passeio que conta, por meio das pequenas réplicas, a história do mundo e da revolução industrial, conectando o visitante com a história, conhecimento, diversão e emoção. Para finalizar o tour, você pode andar em uma mini locomotiva pelo bosque.

7. Parque Terra Mágica Florybal

Parque Terra Mágica Florybal em Canela

Você e/ou seus filhos preferem parques com mais animação? No Parque Terra Mágica Florybal, a adrenalina e aventura estão garantidas! 

São caminhos que passam pelo território dos dinossauros, castelo medieval, santuário, aldeia indígena, espaço dos primatas, floresta mágica, lago das deusas, entre outros. 

Os tobogãs, passeios com o dino móvel, cinema 7D e voo do pterodáctilo fazem viver sensações e emoções únicas. O local conta também com um playground com brinquedos eletrônicos, loja de souvenirs e praça de alimentação.

Sabemos que as crianças adoram dinossauros, certo? Em Canela, tem mais uma opção nesse sentido para o público infantil: o Vale dos Dinossauros, com réplicas gigantes dos animais, alguns até se movimentam — uma ótima atração para os fãs de Jurassic Park. 

8. Alpen Park

Prontos para mais adrenalina? O Alpen Park é um parque de diversão animado com atrações variadas para vivenciar um dia de muita emoção e diversão, aliados a uma vista maravilhosa. 

Por lá você pode andar no primeiro Trenó Alpino do Brasil, curtir um cinema 4D, participar de um super game em 5D, andar na montanha-russa e nos carrinhos bate-bate. 

A adrenalina fica por conta do Alpen Turbo Drop, com uma queda livre de 20 metros, na qual você pode curtir a bela paisagem do vale durante a subida.

Além disso, por lá, também acontecem passeios off-road de quadriciclo e o arvorismo, que proporciona contato com a natureza, desafio nas copas das árvores e tirolesa.

9. Vitivinícola Jolimont

Depois de tanta diversão, é bom descansar e relaxar um pouco, certo? Na Vitivinícola Jolimont você pode aproveitar um percurso maravilhoso em meio aos parreirais e conhecer como são produzidas as uvas e o vinho

Degustação de espumantes, vinhos, sucos e cervejas também fazem parte do passeio, que inclui ainda um deck com um visual incrível para tirar fotos e desfrutar a paisagem do Morro Calçado.

10. Parque Flor do Vale e Cervejaria Farol

Se você tem curiosidade de conhecer também a produção de cachaça e cerveja, o Parque Flor do Vale e a Cervejaria Farol devem fazer parte do seu roteiro em Canela. 

O Parque Flor do Vale – Alambique e Parque Ecológico é ideal para inteirar-se do processo de produção da cachaça, desde a moagem até o envelhecimento em barris, em um lindíssimo parque com trilhas e cachoeiras. 

Já a Cervejaria Farol proporciona uma experiência única de visitação às estruturas da cervejaria, equipamentos, etapas e insumos utilizados para produzir cervejas artesanais. 

Os visitantes podem ainda desfrutar de um ambiente agradável, com música ao vivo, mirante e culinária germânica típica, acompanhada de uma deliciosa cerveja artesanal, é claro. 

11. Parque da Ferradura

A cidade de Canela é abençoada com uma natureza exuberante, um excelente lugar para apreciá-la é o Vale da Ferradura. 

O parque possui esse nome devido à curva em forma de ferradura do rio. A beleza do vale pode ser observada com mirantes ou, se preferir contato mais próximo da natureza e dos animais silvestres, por meio de trilhas.

Os turistas aventureiros e fãs de ecoturismo devem conhecer também o Parque do Pinheiro Grosso, o Parque das Sequoias, o Parque da Cachoeira, o Ecoparque Sperry e o Parque Estação Verde.

12. Skyglass Canela

Canela no Inverno Skyglass e Abusado

Já pensou poder observar toda a magnitude do Vale da Ferradura por meio de uma atração suspensa? O Skyglass é uma plataforma de vidro que avança 35 metros sobre o parque. Essa é a primeira construção do gênero na América Latina e uma das mais extensas do mundo!

A adrenalina fica por conta de duas atrações: 

  • A passarela de vidro, com um mirante na extremidade, dá a sensação de estar flutuando;
  • O Abusado, no qual você pode deslizar pela plataforma, em cadeiras suspensas a 360 metros de altura.

E aí, você tem coragem?

13. Museu da Moda

Canela no Inverno Museu da Moda

Não gosta muito de turismo de aventura e adrenalina? Sem problemas, os diversos museus espalhados pela cidade atendem a diversos gostos. 

O Museu da Moda, por exemplo, traz uma história muito rica, ao reproduzir as vestimentas femininas dos últimos 4 mil anos, proporcionando uma verdadeira imersão no mundo da moda, costumes e objetos de época.

14. Museu Egípcio

Outra atração incrível é o Museu Egípcio, o qual conta com um maravilhoso acervo de peças egípcias, com destaque para a Pirâmide, que possui câmara mortuária, antigos túmulos egípcios, teto e paredes decoradas com hieróglifos e imagens. 

Você encontrará por lá também faraós, sarcófagos, múmias, esculturas de deuses, coleção do faraó Tutankhamon, entre outros. Este é um passeio que atrai e surpreende crianças e adultos.

15. Museu do Automóvel

Aproveite para conhecer ainda o Museu do Automóvel, um paraíso para quem gosta de carros antigos

O museu conta com uma coleção de carros históricos e raros, bombas de gasolina e propagandas de época. A criançada (e os adultos também) adoram a exibição das réplicas em miniaturas. 

Se escolher o período do inverno para as suas férias, poderá ter a sorte de vivenciar um espetáculo realmente fantástico! Confira o vídeo abaixo, da neve em Canela em julho de 2021. 

Caso queria explorar outros estados, temos um guia de rotas invernais para fazer no frio de Santa Catarina, o que acha?

Até mais! 😊