Férias no inverno gaúcho: Nova Petrópolis

6 de agosto de 2021 - Por Portal de Inverno

O título de Jardim da Serra Gaúcha é perfeito para Nova Petrópolis. Em cada recanto da tranquila cidadezinha colonizada pelos alemães há espaços floridos. Não é à toa que a Praça da República, no coração da cidade, é chamada de Praça das Flores, tamanha a variedade de cores e de espécies. A paisagem bucólica é reforçada ainda pelas casas de madeira, com arquitetura enxaimel.

roteiros turísticos para todos os gostos, seja para quem busca conhecer um pouco mais a história do município encantador ou aproveitar as belas paisagens.

Nova Petrópolis

Dentre eles, está o Roteiro do Cooperativismo, que passa pelos principais pontos que retratam a história do cooperativismo na localidade da Linha Imperial, onde foi constituída a primeira cooperativa de crédito da América Latina. É considerada uma forma de demonstração da importância da cooperação para contribuir no desenvolvimento econômico e social. O roteiro também passa pela Igreja São Lourenço Mártir, Praça Padre Amstad, CTG Pousada da Serra e outros.

Com um marcante espírito religioso, Nova Petrópolis faz parte do Caminhos de Caravaggio, rota de peregrinação que liga os dois Santuários de Nossa Senhora do Caravaggio, localizados em Canela e Farroupilha. O roteiro  evidencia a riqueza e a singularidade de santuários existentes em oito localidades da cidade, tendo em torno de 200 quilômetros. 

Já o Roteiro Caminhos Germânicos reúne 25 empreendimentos com diversas opções de visitação, reunindo história, gastronomia, belas paisagens e arte. A rota localiza-se entre Nova Petrópolis e Gramado, junto à rodovia RS 235, nas comunidades de Linha Brasil e Nove Colônias.

Gastronomia

Outra característica marcante de Nova Petrópolis é a gastronomia. A terra do café colonial reúne os restaurantes mais estrelados do país quando o assunto gira em torno das típicas receitas caseiras italianas e alemãs. Nas mesas, os fartos banquetes vão além de cucas, pães, geleias e folhados. Entre os estabelecimentos estão Sabor Verde, Sabor do Campo, Opa’s Café Colonial e Kaffeehaus Café Colonial, tendo mais de 45 variedades de doces e salgados, incluindo sucos e vinhos. Caso a consciência pese mais que o estômago, aproveite para fazer boas caminhadas pela avenida 15 de Novembro, repleta de lojas de malhas e de artefatos em lã e couro. 

Para os amantes da cerveja, o município conta a Cervejaria Edelbrau e a Cervejaria Traum – Store & Tap Room, que oferecem diversas opções, produzidas com ingredientes selecionados e que conquistam pelo sabor e aroma. A Rota Cervejeira da Serra Gaúcha também conta com empreendimentos de Gramado e Canela.  

Além disso, há bares, cafés e restaurantes diferenciados para agradar o paladar do visitante.

Turismo rural

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da região, faça um tour rural. As paisagens do interior e a rica história de Nova Petrópolis são destaques de passeios. O Roteiro Caminho das Colônias, por exemplo, é repleto de atrativos naturais, como o Morro da Fome, e paisagens rurais de Nove Colônias e do Chapadão. 

Já o Roteiro Malakoff, que cruza as localidades de Linha Gonçalves Dias e Linha Brasil Fundos, possui florestas de araucárias que contrasta com o Morro Malakoff. Para chegar até lá, os visitantes passam por estradas vicinais que retratam a simplicidade das propriedades rurais. 

morro nova petropolis

A cultura germânica também pode ser observada no Roteiro Pinhal Alto, que fica em meio às matas e montanhas do interior do município. No trajeto, o turista irá conhecer construções em estilo enxaimel, produtos coloniais e plantações que chamam atenção. 

Esses trajetos podem ser feitos a pé, de bicicleta ou de carro. 

Festival do Folclore

Nova Petrópolis é uma boa opção o ano inteiro. Para viajar a dois, prefira o inverno, quando as baixas temperaturas são perfeitas para programas românticos. No período, acontece o Festival de Folclore.

O inverno em Nova Petrópolis é bastante animado. Entre os meses de julho e agosto acontece o tradicional Festival de Folclore, realizado há mais de 30 anos. Durante os finais de semana, uma extensa programação agita o Centro de Eventos e o Parque Aldeia do Imigrante. Entre as atrações estão apresentações de grupos folclóricos alemães, bailes, jogos germânicos e demonstrações de provas campeiras gaúchas, além de jantares típicos com delícias italianas e alemãs. Para convocar moradores e turistas, um concorrido desfile alegórico movimenta a avenida principal.

Gostou das nossas dicas de passeio em Nova Petrópolis? Deixe o seu comentário!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top