Inverno na Finlândia: o que usar, características e temperatura

19 de maio de 2022 - Por Portal de Inverno

A Finlândia é um país nórdico da Europa e, como característica de todos da região, tem um inverno intenso, principalmente para aqueles que não estão acostumados com as temperaturas negativas e neve. No entanto, viajar para o país durante a estação pode ser surpreendente. O inverno na Finlândia dura quase metade do ano, com dias mais curtos e escuros porque anoitece cedo. 

A temperatura no inverno na Finlândia depende da região que você visitar. No norte são sempre mais baixas do que em outros locais. Na Lapônia, por exemplo, as temperaturas podem chegar a -25ºC e a neve é muito comum entre os meses de novembro a março, além do clima ser muito seco. 

Aurora boreal na Finlândia

Já no sul e centro, a neve demora um pouco mais para começar a cair, sendo registrada em dezembro. Em Helsinque, capital da Finlândia, as temperaturas têm como máxima -3ºC e mínima de -9ºC. Então, é preciso estar muito bem preparado na hora de viajar para o país

Levar roupas adequadas para enfrentar as temperaturas negativas, vento e neve é essencial, principalmente para os turistas que não estão acostumados com o frio intenso. Pensando nisso, preparamos uma lista com tudo o que precisa levar na mala para a viagem ser inesquecível. 

Finlândia roupas para neve

Blusas e casacos

O melhor jeito para se proteger do inverno de baixas temperaturas é usar o sistema de camadas: uma de drenagem interior, uma de isolamento térmico e uma protetora. Usando da forma correta, você vai estar protegido, confortável e pronto para aproveitar o dia. As roupas ideais para isso são: blusas segunda pele, fleeces térmicos e casacos impermeáveis, respectivamente.

Calças

As calças precisam ser impermeáveis para mantê-lo seco por causa da presença de neve e umidade. Além disso, apenas uma calça já não fará muita diferença em um lugar onde o frio é intenso. Assim, calças segunda pele são importantes para complementar o aquecimento do seu corpo, pois elas unem a proteção, o conforto térmico e o aquecimento.

Acessórios

É muito importante proteger a cabeça nos dias frios. Por isso, apostar em gorros e balaclavas é o ideal, pois além da proteção, evitam resfriados. Já as meias térmicas garantem o equilíbrio da temperatura dos pés em destinos com frio intenso, tornando os dias de inverno mais confortáveis.

Ainda, nos dias frios, acertar na escolha das luvas é essencial para que se mantenha o conforto térmico das mãos. Afinal, sem os acessórios certos para proteger as extremidades, certamente o aquecimento de todo o corpo também seria prejudicado. Para locais com neve, indicamos luvas térmicas tecnológicas com alto isolamento

Também, o cachecol é indispensável para manter seu estilo e ficar aquecido, além de permitir que você aproveite ao máximo seu destino. Para destinos com frio intenso, os cachecóis em fleece térmico são a melhor opção.

Botas para neve

Cerro Chapelco Botas

A bota precisa, além de proteger o pé da umidade, garantir segurança e muito aquecimento. A sola de borracha antiderrapante e com agarradeiras é outra característica importante e deve ser considerada na hora de escolher o calçado ideal para uso na neve, para dar maior segurança durante as caminhadas. Ainda, a bota precisa ser impermeável ou ter algum tipo de tratamento impermeabilizante, evitando que a neve seja absorvida pelo calçado e deixe os pés úmidos. E para finalizar, as botas forradas em lã ou materiais térmicos são essenciais para evitar o frio e manter o conforto térmico dos seus pés. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a temperatura da Finlândia e quais roupas, calçados e acessórios levar, é só planejar para aproveitar o seu roteiro. Em caso de dúvidas, a Fiero conta com a seção Explore seu Destino com opções de itens para você adquirir. 

Gostou das nossas dicas? Para mais informações sobre a Finlândia confira os nossos posts sobre as cidades e dicas do que fazer no país que é considerado o mais feliz do mundo. 

 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top