Sumário
A Islândia é um país muito diferente do nosso e, provavelmente, de qualquer outro lugar que você já tenha visitado: muito gelo, geysers, neve, vulcões, piscinas naturais, montanhas e até aurora boreal. Gostou? Por isso você pode considerar a Islândia o destino da sua próxima viagem.
Com uma intensa atividade geológica, a Islândia é uma ilha localizada no Oceano Atlântico, entre os continentes Europeu e Americano. Com 103 mil km², é considerada a 18° maior ilha do mundo. A capital é Reykjavik, localizada no extremo sul do país, e onde 2/3 da população do país se concentra.
O país é pouco populoso, com apenas 400 mil habitantes que preferem habitar a costa da ilha até a região central devido a sua geografia montanhosa e muito fria. Esta é uma característica da Islândia que permite a conservação da sua natureza e belas paisagens.
Temperatura da Islândia
Provavelmente você já deve ter percebido que neste post, estamos falando de um país com temperaturas amenas. Apesar da sua latitude, as águas quentes e temperadas da corrente marítima do Golfo mantêm o clima frio do país mais suportável.
Assim, os verões da Islândia são frescos e curtos e os termômetros costumam indicar uma temperatura de -3°C no inverno. O clima e geografia da Islândia são ideais para quem gosta de gelo e neve, mas prefere evitar o frio excessivo.
Turismo na Islândia
A Islândia é um destino cada vez mais procurado pelos turistas, atraindo principalmente europeus. As características naturais, peculiares e únicas são os seus maiores atrativos turísticos e encantam os apaixonados pela natureza e praticantes de esportes radicais.
Um aspecto muito interessante do país é a falha geológica que separa os continentes Europeu e Americano e marca todo o seu território. Além disso, os glaciares da ilha cobrem aproximadamente 11% da sua superfície.
O auge do movimento turístico na Islândia acontece no verão, entre junho e agosto. Apesar disso, o melhor que o país tem a oferecer só pode ser observado no inverno: a aurora boreal. Por ser um destino mais popular na época mais quente do ano, é no inverno que você pode encontrar preços de transporte e hotelaria muito mais baixos.
Além disso, se você deseja viajar a esse destino, é importante que saiba que os dias do inverno islandês oferecem somente 4 ou 5 horas de luz solar.
Como chegar a Islândia
Apesar de muito distante do Brasil, não é difícil chegar na Islândia. Partindo da nossa nação, você pode comprar um voo para alguma cidade europeia (Madri, Londres, Paris , Milão, Amsterdã e Frankfurt) ou da América do Norte (Nova York, Washington, Orlando, Toronto).
A partir destes locais, você encontra voos diretos para o Aeroporto Internacional de Keflavík, localizado a aproximadamente 50 km da cidade de Reykjavik. A duração média de um voo partindo da América do Norte é de 5 horas e, a partir da Europa, 3 horas. Em território islandês, os meios de transportes mais utilizados são rodoviários.
O que fazer na Islândia?
Selecionamos alguns dos principais destinos turísticos e sugestões de atividades radicais para você curtir o melhor do inverno na Islândia. É importante informar que os cenários são muito peculiares.
Desta forma, as atividades listadas abaixo podem ser perigosas se realizadas sem a presença de um guia e, em algumas delas, equipamentos de segurança.
Lagoa Azul
Atividade vulcânica, águas termais com piscinas naturais e tratamentos terapêuticos! A Lagoa Azul, situada a 45 minutos da capital, é considerada um SPA natural devido às propriedades medicinais de sua água.
Este passeio é ideal para quem deseja relaxar e curtir ótimos momentos com a família. O ingresso para adultos custa a partir de U$ 61.
Parque Nacional de Thingvellir
Além de admirar belas paisagens no parque, é possível praticar mergulho nas águas cristalinas de Silfra, rio localizado entre a falha geológica que separa os continentes Europeu e Americano. Embora a falha geológica marque todo o território da Islândia, apenas neste local a falha chega à superfície e pode ser observada.
O Parque fica localizado a 50 km do centro de Reykjavík. As melhores opções para chegar a Thingvellir é contratar uma excursão organizada ou alugar um carro. O preço do ingresso é de U$ 7,74.
Uma curiosidade é que Game of Thrones, famosa série da HBO, teve como cenário da sua quarta temporada o Parque Nacional de Thingvellir. Além dessa, outras séries e muitos filmes foram rodados na Islândia.
Vale de Haukadalur
Conhecido como um dos maiores campos de Geysers do planeta, no vale é possível admirar a força da atividade da natureza da ilha. Alguns geysers do local podem jorrar água a uma altura de 30 metros.
O Vale fica a cerca de 110 km a nordeste de Reykjavík. Para chegar lá, é possível ir de excursão ou alugar um carro.
Aurora boreal
O fenômeno acontece de forma mais visível em noites de inverno com céu claro entre os meses de setembro até abril. Geralmente, agenda-se as expedições em busca da aurora boreal apenas na data do passeio para que as agências de turismo possam analisar se as condições estão adequadas para que aconteça.
O passeio ocorre à noite em direção ao círculo polar ártico, por isso é preciso se proteger das baixas temperaturas.
Lagoa glacial Jökulsárlón
Localizada na maior geleira da Europa e com formação no início da década de 1920, a lagoa glacial Jökulsárlón tem 248 metros de profundidade e é composta por blocos de gelo que se desprendem da geleira.
O passeio pode ser feito através de caminhadas com equipamento especiais e, entre maio e setembro, algumas agências de turismo oferecem passeios de barco. A maneira mais fácil de conhecer Jökulsárlón é contratar uma excursão.
Montanhas de Landmannalaugar
Formadas por séculos de atividade vulcânica em uma região bem alta do país, as montanhas oferecem várias atividades para turistas e aventureiros. Próximo às montanhas é possível admirar cachoeiras e piscinas naturais, além do vulcão mais famoso e ativo da Islândia, o Hekla.
Para chegar nas montanhas existem duas formas: contratar uma excursão ou alugar um carro. O que dificulta alugar um carro são as estradas irregulares, além das travessias dos riachos.
Parque Nacional Vatnajökull
Considerado o maior parque nacional da Europa, Vatnajökull tem aproximadamente 12 mil m² de extensão. Neste local, é possível observar as formações de gelo e suas rachaduras, além da montanha mais alta do país (Hvannadalshnúkur), a maior geleira (Vatnajökull), e a cachoeira mais forte da Europa (Dettifoss).
O centro de visitações está aberto diariamente até às 16h e, nos meses de maio a agosto, é possível acampar no local. O parque é o local ideal para observar a flora e fauna da Islândia e oferece várias opções de passeio e caminhadas.
De janeiro a março, é possível esquiar nas montanhas, escalar o gelo e passear de snowmobile.
Diamond Beach
A Diamond Beach tem esse nome por conta dos blocos de gelo que se desprendem do glaciar e encalham na praia. As pedras são de diversos tamanhos, podem ser pequenas que cabem na palma da mão e, até mesmo, pedras enormes.
A praia fica a apenas alguns metros de distância de Jökulsárlón.
Kirkjufell
Com 463 metros de altura, a montanha de Kirkjufell é a paisagem mais fotografada da Islândia. A montanha tem a forma cónica, o que fez com que ela ficasse conhecida como “a montanha da igreja”. Para chegar até Kirkjufell, alugar um carro é a forma mais tranquila e utilizada.
A paisagem é muito conhecida por conta de diversos filmes e séries, inclusive foi cenário da sexta e sétima temporada de Game of Thrones.
Gostou da nossa sugestão de viagem? Conheça outros destinos com paisagens inspiradoras!