Looks meia-estação: dicas essenciais para dias com temperaturas amenas

13 de maio de 2021 - Por Portal de Inverno

O outono e a primavera costumam ser estações com clima agradável, mas também com muita variações de temperatura. Essas mudanças no tempo e os momentos alternados de frio e calor, que muitas vezes ocorrem no mesmo dia, podem ser prejudiciais à saúde caso você não esteja vestido de forma adequada.

No Brasil, o outono inicia no mês de março e termina em junho, antecedendo o inverno. Já no continente europeu, neste mesmo período acontece a primavera, uma estação que costuma ser agradável, mas que também pode apresentar algumas características parecidas, misturando momentos de frio e calor de forma constante até que os dias do verão se iniciem.

A maioria dos países mais frios da Europa, como os escandinavos, podem ter temperaturas primaveris parecidas com as nossas do outono. Então, se você está planejando uma viagem nacional ou internacional para esse período de meia-estação, é importante que conheça as peças curinga ideais.

Este é um tema importante já que, além de garantir seu estilo, você protege sua saúde! Afinal, se você utilizar casacos quando estiver calor, poderá transpirar com abundância, e, na hora que o clima esfriar, o seu corpo suado ficará mais suscetível a gripes e resfriados. 

Por isso, fique atento e acompanhe as dicas da Fiero para aproveitar as temperaturas amenas com estilo, praticidade e com a proteção ideal!

Como compor seu look em dias de meia-estação         

Nestes meses do ano (março e junho), na América do Sul e na Europa, as temperaturas mínimas podem ficar abaixo dos 10ºC em algumas regiões, principalmente à noite. Esta intensidade de frio já exige o uso de casacos com algumas propriedades térmicas.

No início da manhã, por exemplo, as temperaturas ainda podem ser baixas e, à medida que o sol vai tomando conta da paisagem, elas tendem a aumentar, o que pode ser um pouco desafiador para quem fica o dia inteiro fora de casa ou para quem pretende fazer um tour completo em alguma cidade que esteja visitando.

A solução para estas ocasiões é utilizar a técnica de camadas na hora de se vestir. Desta forma, é possível tirar e colocar os casacos de forma prática sempre que for necessário. É claro que não estamos falando das camadas indicadas para os dias de frio intenso e com neve, mas uma versão com menos peças e itens mais básicos, menos robustos e propriedades térmicas.

Confira agora nossas sugestões de roupas, calçados e acessórios que aquecem na medida certa e combinam perfeitamente com as temperaturas do outono e da primavera.

As roupas ideais para temperaturas médias

Roupas ideais temperaturas médias

As calças, como em qualquer período do ano, são peças fundamentais para os meses de meia-estação. O melhor tipo? A resposta para esta pergunta dependerá da ocasião, temperatura e clima! Por exemplo, um look meia-estação para a noite pede uma calça mais estilosa, como uma calça legging em cirrê.

Os momentos de descanso e de exercícios físicos combinam com calças mais amplas e confortáveis, como peças em moletom. Mas, se você quiser curtir o dia no conforto da sua casa, as calças em fleece, leves, macias e bem quentinhas são uma ótima opção.

Já para a noite ou quando você não quiser abrir mão de uma saia ou vestido, a meia calça é uma boa escolha. Ela aquece as pernas e compõe um look perfeito e estiloso, especialmente se combinado com uma bota de cano longo ou curto. Durante o dia, o tênis pode complementar esta produção de uma forma mais descontraída!

Para o trabalho, se não forem necessárias roupas formais, as casuais são a melhor opção. A calça jeans combinada com blusas de tricô ou cardigans são composições perfeitas para estas ocasiões.

E não há nada que combine mais com os dias de meia-estação do que um colete para usar sobreposto a outras peças, como blusas de manga longa. Esta é uma ótima opção para composições casuais e dias com muitas alterações de temperatura, que pedem praticidade na hora de acrescentar ou retirar algumas peças de roupas.

Quando o assunto é atividade física, os atletas e esportistas encontram nos materiais dry um excelente produto para manter o corpo seco e confortável enquanto praticam exercícios físicos e esportes. As opções em manga curta são para os dias mais agradáveis, e as em manga longa são indicadas para um frio um pouco mais acentuado.

Calçados: as melhores opções para temperaturas amenas

Calçados temperaturas amenas

Para esse período de meia-estação, prefira calçados versáteis e confortáveis. O modelo errado irá trazer desconforto e aquela sensação incômoda de não ver a hora de chegar em casa para poder tirar o calçado, que você deve conhecer! Por isso, é muito importante escolher o calçado certo para cada temperatura e ocasião.

Use e abuse dos tênis, os queridinhos da estação. Mas, prefira os modelos com solas confortáveis, materiais resistentes e forros adequados para temperaturas amenas, como pelos sintéticos e forros térmicos.

As botas de cano curto ou longo de solado baixo, tanto para mulheres quanto para homens, são confortáveis para longas caminhadas e para usar o dia todo. Já as de sola mais alta são mais indicadas para momentos mais formais e elegantes, oferecendo um charme extra ao look.

Para usar em casa e no dia a dia, são ótimas opções os chinelos de pelúcia e as papetes com pelos sintéticos, que possuem um toque aveludado e propriedades térmicas adequadas para os dias de temperaturas médias. Com estes produtos, você terá a sensação de estar pisando nas nuvens! Ah, a queridinha pantufa é outro item indispensável para os pés quando o frio começa a chegar de fininho.  

Acessórios: as opções que não podem faltar

Acessórios temperaturas amenas

Os acessórios não costumam ser necessários para todos os dias de meia-estação, apenas nos períodos que antecedem o inverno ou logo após o término do período, mas é bom que estejam à sua disposição para os dias de mudanças repentinas de temperatura, que costumam ser imprevisíveis.

Dois itens que costumam ser muito utilizados nesta época são os cachecóis e gorros de tricô. Prefira os modelos mais leves, que irão proteger na medida certa nos momentos mais frios do dia com muita elegância.

Imagine que você esteja curtindo suas férias e durante o dia a temperatura tenha uma queda ou aumento brusco de até 10 graus! Você não quer que seu pé fique suando ou congelando, não é? As meias térmicas de segunda pele em materiais mais leves são a solução perfeita para estes momentos!

Se está muito quente para optar por um gorro, outro acessório que pode ser usado nesse período do ano é o boné. Descolado e versátil, fica ótimo com um look mais esportivo, mas nada impede de usá-lo com roupas formais. Além de proteger a cabeça dos raios solares, os bonés mostram atitude e estilo, sendo um diferencial também para o visual das mulheres. Ou vai dizer que você nunca teve um bad hair day, quando o seu cabelo simplesmente não quis se comportar?

Agora que você já sabe quais são as peças de vestuário, calçados e acessórios que não podem faltar na meia-estação, vamos pensar em algumas peças essenciais para viagens no período e montar looks com algumas delas para inspiração? Você pode se basear neles para o seu dia a dia ou na sua próxima viagem durante o outono ou primavera. Mas, fique à vontade para compor seu próprio estilo, afinal, o que está na moda é se sentir bem e estar feliz!

O que levar na mala para viagens durante a meia-estação?

Mala viagem meia estação

A vantagem de viajar neste período do ano está na beleza dos cenários, propiciada pelo colorido que o outono pinta nas folhas das árvores. Assim como melhores preços e a tranquilidade de visitar lugares geralmente badalados no auge no inverno, como por exemplo, Gramado, na Serra Gaúcha.

Em âmbito mundial, pode-se dizer o mesmo. Quem prefere pouco movimento e sossego pode encontrar na viagem de meiaestação uma solução para realizar as férias do ano. Não pretendemos afirmar que o período do outono ou primavera sejam totalmente tranquilos e adequados para viagens, mas certamente são períodos do ano interessantes para agendá-las.

Outro fator que favorece o bem-estar do turista nas viagens é a temperatura. Afinal, quem não gosta de um clima agradável? Isso porque ele é ótimo para passeios ao ar livre, visitação de pontos turísticos ou, até mesmo, para sentar do lado de fora de bares e restaurantes. Mas, lembre-se que é preciso estar bem agasalhado.

Garanta também que todo destino tem suas próprias características de clima e temperatura, até mesmo nas estações em que as temperaturas não são extremas. Ou seja, para uma viagem de meia-estação a alguma cidade fria da Europa ou América do Norte, especialmente se estivermos falando do fim do outono ou início da primavera, você já deve incluir alguns casacos mais robustos e roupas de segunda pele.

De uma forma geral, coloque na sua mala para viagens de frio ameno:

Roupas de Segunda Pele: essenciais para os dias nos quais os termômetros podem reservar algumas surpresas;

Blusas de tricô: o produto que é a cara da estação e compõe looks incríveis para seus passeios;

Fleeces com baixa gramatura: essenciais para acompanhá-lo(a) durante os passeios e garantir conforto térmico, especialmente quando as temperaturas estiverem mais baixas;

Cardigans: uma peça elegante, prática e fácil de tirar ou colocar sempre que necessário;  

Casacos curtos e leves: necessários para aquecer nos momentos de baixas temperaturas. Não esqueça que as últimas semanas de outono já exigirão casacos mais robustos em destinos que sejam mais frios;

Coletes: garantia de praticidade e funcionalidade para os looks;

Calças jeans: elas não podem faltar na sua mala de viagens em qualquer momento do ano;

Calças em materiais confortáveis, como moletom, fleece ou tricô: para curtir aqueles momentos de descanso no hotel ou para combinar com seus looks comfy durante a viagem;

Meia calça e/ou legging: as melhores opções para aquecer as pernas caso você não queira dispensar um look com saia ou vestido;

Cachecóis e mantas leves: aquecem o pescoço e nuca com elegância, sem deixar o look carregado;

Meias: sempre essenciais, as meias complementam o conforto e aquecimento dos seus calçados;

Tênis: garantia de praticidade para seu aerolooks e sempre que tiver que priorizar o conforto durante seus passeios;

Botas: é claro que elas não poderiam faltar nesta lista! Tanto faz o estilo, o importante é que ofereça aquecimento e proteção. Para os dias mais frios, opte por uma bota com forro em pelos sintéticos!

Ideias para inspirar os seus looks de outono e inverno

E aí, você não vê a hora de curtir o frio ameno imaginando looks com essas peças? Ainda não? Então confira as produções das próximas fotos para se inspirar!

Suéter + calça cirrê: opção despojada para seus passeios

Look suéter calça cirrê

Que tal juntar um tradicional suéter com a modernidade da calça cirrê? O resultado é um look moderno e incrível para seus passeios de meia-estação. 

Nos dias mais frios, complemente o aquecimento com uma blusa slim sob o suéter e um gorro de tricô, que, além de aquecer, trará um toque mais descontraído ao look. Se o frio for mais intenso, esse suéter funciona como uma camada intermediária, basta colocar mais um casaco por cima e, pronto, você estará preparado para um lindo dia ao ar livre!

Colete: praticidade e conforto para o seu dia a dia  

Look colete

Precisa de opções práticas para te acompanhar? Componha seu look utilizando um colete combinado com uma calça esportiva, blusa segunda pele e tênis. Coletes de pluma são leves como uma pena, lindos e super quentinhos, a cara dos meses de frio ameno!  

Look comfy para curtir o melhor da meia-estação

Look comfy

Quer garantir mais aquecimento para os pés e muito conforto para o seu dia a dia? Combine uma bota forrada em lã sintética com um tradicional conjunto de moletom, itens essenciais para as apaixonadas pelo inverno que prezam pelo conforto e bem-estar.

A bota de cano curto dá um ar mais despojado ao conjunto, transformando-o de um simples look para usar em casa numa ótima opção para curtir bons momentos com amigos em um passeio pela cidade.                  

Esperamos que você tenha gostado das nossas sugestões. Escreva nos comentários do post qual desses é seu look preferido. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Até breve com mais dicas quentinhas!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top