Sabe aquele lugar que parece que saiu de um conto de fadas? Aqueles filmes de reis, rainhas e princesas? Assim que Luxemburgo se parece! Para quem é do sul do Brasil, talvez vá se identificar um pouco com a minha história. Há pouco mais de 2 anos Luxemburgo alterou uma lei para flexibilizar o processo de solicitação de cidadania luxemburguesa. Pois bem, com muita alegria eu fui uma dessas pessoas que puderam usufruir dessa lei!

Pesquisei todos os antepassados da minha família e entramos com um pedido. Assim que descobri que precisaríamos ir até Luxemburgo assinar os papéis, comecei a sonhar com esse minúsculo país no meio da EuropaA maioria das pessoas vai de passagem só para assinar os papéis e realmente é bem possível visitar todos os principais pontos turísticos em um só dia. Nesse post vou mostrar para você o que fazer em Luxemburgo em 1 dia, mas se você quiser e puder ficar mais tempo, é um lugar incrível para ser explorado, com muito mais atrações e histórias para conhecer.

VAMOS AO ROTEIRO? O QUE FAZER EM LUXEMBURGO!

Luxemburgo Inverno O que fazer

CURIOSIDADE: Em Luxemburgo são faladas 3 línguas oficiais: O luxemburguês (falado só lá), o francês e o alemão. Obrigatoriamente os luxemburgueses devem sair da escola falando esses três idiomas. Além disso, o inglês é básico e todas as pessoas com as quais conversarmos durante a viagem falavam a língua perfeitamente. Além disso, o português (de Portugal) é o 5º idioma mais falado em Luxemburgo já que muitos portugueses moram no país.

CATEDRAL DE NOTRE DAME

Construída entre 1613 e 1621, a Catedral de Luxemburgo não é tão famosa quanto a vizinha francesa, mas com certeza é muito charmosa também. Chegamos e eles estavam rezando uma missa, assistimos um pedacinho e foi lindíssimo. Caso queira visitá-la, é importante que saiba que a entrada é pela parte de trás da igreja, na rua atrás da Praça Guillaume II.

PALÁCIO DO GRÃO-DUQUE

Grão Duque Luxemburgo

A residência oficial do Grão-Duque de Luxemburgo, construída na época da renascença no século XVI, fica bem no meio da cidade e do centrinho histórico. Durante o verão é possível entrar no Palácio, mais ou menos no período que vai do meio de julho até o final de agosto. É importante relembrar que Luxemburgo é uma monarquia e o Grão-Duque é o monarca soberano e chefe de estado do país.

PFAFFENTHAL LIFT – ELEVADOR DE LUXEMBURGO

O elevador panorâmico é gratuito e fica no bairro Pfaffenthal. Ele liga a parte alta e a parte baixa da cidade. Nós descemos o elevador e andamos por todo o bairro da cidade baixa por baixo do Viaduc, um viaduto de 45 metros de altura construído em 1859 para conectar o centro da cidade até a nova estação ferroviária. Depois deste passeio subimos para as casemates.

CASEMATES DU BOCK E PÉTRUSSE – FORTIFICAÇÕES DE LUXEMBURGO

Casemates Petrusse Luxemburgo

As casemates nada mais são do que muralhas e fortificações que protegiam a cidade de Luxemburgo e foram declaradas patrimônio da Unesco em 1994. Foram construídas na época da dominação espanhola em 1644, antigamente eram 23km de túneis e hoje eles têm 17km de extensão. Esse sistema de defesa tem galerias que chegam até 40 metros abaixo da terra e foram usadas como esconderijos durante várias guerras que aconteceram por lá.

Essa atração também fica aberta somente durante o verão e o valor é 7€. Durante o inverno, uma grande parte das fortificações são fechadas com grades, mas mesmo assim ainda é possível andar por dentro e por cima de vários pedaços. Não sei como seria durante o verão, mas acredito que conseguimos conhecer uma grande parte das casemates.

DICA: Quando visitar Luxemburgo, vá preparado! São muitas escadas e muitas subidas e descidas, além de várias colinas e vales por toda a cidade. Eu tenho um probleminha nos meus joelhos e foi dolorido, mas garanto que cada degrau subido valeu a pena.

IGREJA DE ST. JOHN, ABADIA NEUMÜNSTER e SEREIA MELUSINA

Sereia Luxemburgo

Essas três atrações ficam praticamente todas juntas na região mais baixa da cidade. Primeiro vimos elas do alto das fortificações, depois descemos as escadinhas e chegamos mais perto de cada uma delas. Todas ficam localizadas no bairro Grund, um bairro antigo e cheio de charme bem perto do centro histórico. Você vai caminhando e quando percebe, já está por lá. 

A abadia incluía no projeto uma igreja e quatro edifícios com um pátio no interior. A 1ª igreja foi construída em 1309 e acabou sendo demolida em 1542 durante a guerra. Em 1606 começaram a construir uma nova igreja e desde 1688 ela tem a forma que vemos hoje.

A parte interna da igreja é rica em detalhes barrocos, tem um órgão enorme construído em 1710. A igreja é lar da Santa Negra, a santa conhecida por realizar milagres de emergência.

A sereia fica às margens do rio Alzette. A lenda conta que o conde que fundou Luxemburgo ouviu uma música e encontrou uma moça, apaixonou-se e a pediu em casamento. Ela aceitou, mas fez um acordo com o conde: uma vez por semana ela iria ao rio sozinha e ele não poderia segui-la. O conde aceitou, mas em um belo dia resolveu ver o que tanto ela fazia no rio. Seguiu a sua amada até lá e, ao vê-la mergulhando no rio, assustou-se e gritou. Melusina ao notar que ele não cumpriu o acordo, imediatamente mergulhou e desapareceu nas profundezas do rio Alzette para nunca mais voltar. Dizem que Melusina aparece de vez em quando na beira do rio cantando as suas canções. E lá está a sua estátua!

CURIOSIDADE: Luxemburgo foi um dos países a fundar a União Européia e em 1999 entrou para a zona do euro.

VALLÉE DE LA PÉTRUSSE E PRAÇA DA CONSTITUIÇÃO

Um lindo vale que fica embaixo da ponte Adolphe, hoje é todo arborizado e muito utilizado para atividades ao ar livre. Ainda é possível observar perto do rio vestígios do muro que foi construído em 1728 como uma barragem que seria destruída e inundaria o vale caso houvesse alguma invasão e ataque de inimigos. Um jardim lindo e muito bem cuidado, bandeiras e uma vista incrível para a ponte Adolphe. Essa é a praça da Constituição!

PONTE ADOLPHE

Adolphe Ponte Luxemburgo

Normalmente aparece nas propagandas e folhetos da cidade de Luxemburgo. A ponte Adolphe é uma das principais atrações da cidade e foi construída entre 1900 e 1903. Apesar de ter mais de 100 anos, ainda é descrita como “ponte nova” pelos cidadãos luxemburgueses.

CURIOSIDADE: Em 1867 o Grão Ducado de Luxemburgo foi reconhecido como estado independente, mas em contrapartida teve que destruir grande parte de suas fortificações. Até então Luxemburgo era um dos países mais fortificados do mundo e o mais fortificado da Europa, muitas vezes sendo chamado de Gibraltar do Norte.

EVENTOS

Antes de ir para Luxemburgo veja também a programação de eventos na cidade. Assim que definimos a data da nossa viagem, corri para a internet pesquisar o que encontraríamos por lá durante aqueles dias. Sempre sonhei em poder ver de perto um grande organista tocando um órgão de tubos e uma filarmônica. Demos a sorte de poder apreciar na filarmônica de Luxemburgo o grande Arvid Gast e a Filarmônica de Berlim em um concerto emocionante!

O QUE USAR?

Europa Luxemburgo o que usar

Visitamos Luxemburgo em janeiro de 2020, a temperatura estava em torno de 2ºC com sensação térmica de 0ºC. Em um dos dia em que estivemos lá estava bem nublado e com alguns chuviscos, já o outro apenas com algumas nuvens no céu.

Você já ouviu falar sobre a Fiero? Garanto para você que é uma vida antes e outra depois de conhecer essa marca! Foi a primeira viagem de inverno que eu não passei frio nos pés. Ah! E sabia que a marca é brasileira? Achei o máximo termos produtos com essa proposta e qualidade voltados para o frio intenso e neve.

Neste dia usei 1 calça e 1 blusa térmica, 1 fleece, 2 calças daquelas coladinhas (tipo de academia) e 1 trench coat térmico lindo que usei muitas vezes durante toda a viagem. Nos pés uma bota toda forrada com lã de carneiro natural. Durante os dias que estivemos por lá, usei a mesma roupa, só troquei os acessórios, como gorros e protetores de orelha. Lembre-se que acessórios são essenciais durante viagens de inverno, perdemos muito calor pelas extremidades do nosso corpo e é ideal estarmos bem protegidos também nessas áreas. Golas e cachecóis também são essenciais para mantermos o aquecimento.

DICA: Leve casacos e calçados que combinem com o máximo de peças. Assim você pode só trocar o gorro e gola, por exemplo, e parecerá que está sempre com uma nova roupa. Um bom casaco preto é um verdadeiro curinga!

Esperamos que estas dicas tenham auxiliado na organização da sua viagem. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas para os seus passeios em Luxemburgo? Entre em contato conosco através dos comentários!