Casa aquecida inverno

Maneiras baratas para manter sua casa aquecida no inverno

Quando o inverno chega, quem mora nas regiões mais frias do nosso país já sabe que a conta de luz pode ficar um pouco mais salgada. E não é à toa, são aquecedores, climatizadores, lareiras elétricas e tantos outros eletrônicos utilizados para afastar o frio e manter o lar aquecido. Mas, existem algumas formas de aquecer a casa sem precisar contar com os aparelhos elétricos, que são os responsáveis pelos reais a mais que você gasta para manter seu lar mais quentinho durante o inverno.  

As contas de luz dos moradores das cidades onde o inverno é mais rigoroso, indicam que em média 70% do total gasto mensalmente é destinado para sistemas de aquecimento. Não esqueça que economizando energia elétrica, você também contribui para a redução da emissão de carbono. Ou seja, optando por meios “alternativos” de aquecimento, você aquece sua casa, gasta menos e ainda contribui para um meio ambiente mais saudável e sustentável. Confira nossas dicas 😉

ABERTURAS

Abertura Casa Aquecida

Vedar as aberturas da sua casa é certamente uma das estratégias mais importantes e eficazes para manter o calor do ambiente. Caso não queira investir em uma vedação 'profissional', você pode colocar fitas ou adesivos nas portas e janelas, ou até mesmo utilizar um cobertor de fresta. Uma maneira eficaz, fácil e super barata para impedir que o calor escape do interior da sua casa!

Para potencializar o aquecimento através dos raios de sol, abra as cortinas durante o dia. Feche todas elas assim que começar a escurecer, em torno das 17h. Para esta época do ano, o ideal é utilizar cortinas com tecidos mais robustos e, de preferência, com tons mais fortes e quentes que também aumentam a sensação de calor, como amarelo, laranja e vermelho.

SALA E QUARTOS

Sala Quarto Aquecimento Casa

Durante os dias mais frios, mantenha fechadas todas as portas dos cômodos que não são muito utilizados. Na hora de dormir ou descansar, também vale a utilização de cômodos menores que possam aquecer de forma mais rápida.

DECORAÇÃO 

Decoração Casa Inverno

Invista em tapetes e carpetes, especialmente onde existe mais circulação e onde sua família permanece durante os momentos de descanso e lazer, já que eles ajudam a evitar a perda de calor pelo chão. Além disso, são mais quentes ao toque do que outras superfícies normalmente utilizadas no piso, como madeira ou pedra. Na hora de selecionar o tapete, opte pelos confeccionados com materiais mais grossos e que combinem mais com o clima de inverno, como lã ou couro. Além de aquecer o ambiente, sua casa vai ficar linda e aconchegante!

Para complementar o toque invernal da sua casa, que tal investir em texturas diferenciadas e mais felpudas para capas de sofá, estofados, almofadas e mantas? Se não quiser deixar o ambiente tão delicado, camurça e veludo também são ótimas opções para a decoração de inverno. Para cobertores, além de cores e texturas, é preciso analisar a qualidade, como a quantidade de fios e qualidade do revestimento e enchimento.

Paredes e papéis de parede em cores mais quentes também auxiliam muito neste processo, deixam os ambientes da sua casa com uma sensação de acolhimento e a mesma ideia poder ser utilizada para móveis e objetos. Outros elementos, como abajures, castiçais e velas são ótimos para as noites mais frias!

ILUMINAÇÃO E AQUECIMENTO

Lareira Casa Aquecida

Velas e lareiras podem fazer toda a diferença no aquecimento da sua casa. Mas, é preciso muito cuidado! Para as lareiras avalie as opções mais ecológicas que funcionam a partir de biofluídos e jamais deixe de observar e ficar atento ao fogo de ambas as opções para evitar acidentes. Não recomendamos o uso de objetos que contenham álcool, já que queimam oxigênio e podem provocar incêndios com muita facilidade.

COZINHA

Cozinha Aquecida Inverno

Uma ótima estratégia para aumentar a temperatura do ambiente é cozinhar e, ao finalizar, deixar o fogão aberto. Mas, procure evitar receitas que provoquem vapor, já que aumentarão a umidade do ar e deixarão a casa úmida. O ar mais úmido no inverno dá a sensação de mais frio também! Por isso, procure mantê-lo o mais seco possível!

Faça bebidas quentes com frequência, elas aumentam a temperatura do corpo, são relaxantes e estimulantes. O microondas também pode ser seu grande aliado! Os populares “pacotes de calor” podem ser aquecidos no eletrodoméstico e utilizados como almofadas térmicas e aquecedores de cama.

ESPAÇO EXTERNO

Sol Casa Inverno

O sol é o seu grande aliado durante o inverno, mantenha a sua casa desbloqueada para que ela receba o máximo de iluminação solar durante o dia. Preste atenção em árvores e demais objetos ou construções que possam bloquear a passagem de raios solares. Além disso, através do sotão, muito calor da sua casa também pode ser 'perdido'. Que tal um isolante térmico para estes casos? 

Gostou das dicas? Quer mais sugestões? Entre em contato conosco 😉 

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo