Sumário
A pequena e charmosa Interlaken é um destino suíço encantador! Ficamos 2 dias por lá e vamos contar tudo o que consideramos importante e interessante que você saiba sobre a cidade durante os meses de inverno.
Interlaken está localizada no centro do Oberland Bernês, entre os lagos Thun e Brienz e aos pés do trio de montanhas de fama internacional Eiger, Mönch e Jungfrau.
Conhecida mundialmente como destino de esportes ao ar livre e belas paisagens, também é ótima para relaxar, sair, comer em um bom restaurante ou se arriscar nos diversos esportes que são oferecidos.
Pequena, mas aconchegante, a língua mais falada é o alemão, mas se você fala inglês, sem problemas, você conseguirá se comunicar muito bem também.
Onde fica Interlaken e como chegar?
Como está situada no meio da Suíça, o acesso aos principais aeroportos é facilitado, uma hora de distância de Berna e 2 horas de distância saindo de Lucerna ou de Zurique.
Desembarcamos em Zurique e optamos por colocar Interlaken como o primeiro destino oficial da viagem.
A cidade tem duas estações:
- Interlaken West: mais próxima do centrinho,
- Interlaken Ost: um pouco mais afastada.
Dica especial: Quando chegamos em Zurique, compramos um chip com 3G para o celular, foi a melhor decisão que pudemos tomar naquele momento! Ao verificar que o trem que tínhamos que pegar rumo à Interlaken havia quebrado e alterado a linha em poucos minutos antes do embarque, conseguimos localizar a alteração e já pudemos nos direcionar para a nova linha com o uso do celular. Claro, se você não quiser comprar um chip ou não tiver internet, sem problemas, mas o uso do celular facilita (e muito) a sua localização e locomoção no país.
Qual foi o nosso roteiro em Interlaken?
Permanecemos em Interlaken durante dois dias. No primeiro dia, optamos por conhecer a orla do rio Aare e o centro. Já no segundo dia, nossa programação foi conhecer o Jungfraujoch (Top of Europe).
Mas vale mencionar que 2 dias não é o suficiente se você quiser explorar tudo o que tem por lá. Um dia para conhecer a cidade e um dia para conhecer o Jungfraujoch é o suficiente, porém existem várias atrações extras, como os passeios de barco e caminhadas.
Fomos na segunda semana de dezembro, então não conseguimos conhecer o Harder Kulm (passeio onde você consegue ver a cidade de cima), mas dizem que é lindo por lá e é mais barato que outros passeios (em média 30CHF ida e volta).
O centro
O centro da cidade é muito charmoso, rodeado de boas lojas (muitas lojas de relógios), souvenires e restaurantes/barzinhos.
Os preços não variam muito do restante da Suíça, então se você achar uma promoção muito boa, vale a pena aproveitar!
Rio Aare
As pontes e a orla encantam. Você pode fazer o passeio a pé, alugar uma bike ou de barco. Optamos por fazer a pé e ir curtindo.
É um passeio um pouco longo, mas é ótimo para curtir as paisagens e as montanhas que compõem o cenário.
Jungfraujoch
Sabe aqueles passeios imperdíveis? Pois é… o Jungfraujoch é um deles! Para começar, a viagem até lá já é um espetáculo à parte. As paradas são ótimas oportunidades para você descer e curtir a paisagem.
Quando chegar lá, se prepare para ver uma das paisagens mais lindas (e altas), as montanhas são demais e, lá de cima, a sensação é que você chegou no topo do mundo.
Dica especial: Vá cedo! Fomos às 9 horas da manhã, o dia foi bem corrido e mesmo assim voltamos somente no final do dia.
Aproveite para conferir o guia das montanhas que você precisa conhecer na Suíça!
Como é a temperatura e clima de Interlaken?
O clima é seco, porém com pluviosidade significativa e neve no inverno. A temperatura média anual é de 8,8°C.
Para ajudá-los, temos uma média dos meses mais frios do ano:
Novembro:
Temperatura mínima média: 1,1°C;
Temperatura máxima média: 7,7°C.
Dezembro:
Temperatura mínima média: -1,9°C;
Temperatura máxima média: 4°C.
Janeiro:
Temperatura mínima média: -3,1°C;
Temperatura máxima média: 2,7°C.
Fevereiro:
Temperatura mínima média: -2,1°C;
Temperatura máxima média: 4,6°C.
Março:
Temperatura mínima média: 0,3°C;
Temperatura máxima média: 8,6°C.
Abril:
Temperatura mínima média: 3,5°C;
Temperatura máxima média: 12,7°C.
No período da nossa viagem (segunda semana de dezembro), as temperaturas variavam de -2°C a 10°C. Não havia muita neve nas ruas, apenas em alguns pontos isolados.
O que levar na sua mala de inverno para Interlaken?
Vá com os produtos ideais e chegue no destino já agasalhado.
Vemos várias pessoas indicando: Compre no seu destino, é mais barato, etc. Rodamos Interlaken inteira em busca de opções de calçados, acessórios e vestuário a preços acessíveis, mas não encontramos.
Claro, sempre tem aqueles produtos de qualidade e durabilidade bem baixa com preços competitivos, mas sinceramente, não vale a pena. Descer do trem e já estar aquecido é muito bom, além de ser mais barato (ou com preço muito semelhante) do que os produtos internacionais.
Devido às baixas temperaturas, oscilação térmica e neve, indicamos o uso de botas forradas em lã natural, pois agem termicamente nos pés. Assim, as extremidades ficam protegidas durante o dia todo, independentemente do lugar ou temperatura. Além disso, tem sola de alta tração, proporcionando um caminhar seguro na neve.
Indicamos também o uso de roupas segunda pele, pois elas também contêm propriedades térmicas, tais como a retenção do calor corporal e expelem a umidade do corpo.
Com as roupas térmicas segunda pele, você não precisará usar muitas peças de roupa. O indicado é a blusa segunda pele, um fleece térmico como camada intermediária e por cima um bom casaco.
Os acessórios também são fundamentais, tais como luvas, gorros, cachecóis, etc.
Onde se hospedar em Interlaken?
Pesquisamos (e muito) antes de escolher o hotel que ficaríamos. Escolhemos o Stella Hotel (Rua General Guisanstrasse 2, 3800).
Indicamos o hotel e certamente optaremos pelo mesmo local na nossa próxima viagem à Interlaken.
Isso porque o lugar possui diversas vantagens, como:
- É próximo à estação de trem Interlaken West;
- Atendimento receptivo;
- Quarto limpo e cama confortável;
- Bom custo X benefício;
- Piscina;
- Perto do centro ;
- Café da manhã bom;
Vale a pena ir para Interlaken?
Com certeza! Claro, não é um destino barato, mas na Suíça dificilmente você encontrará destinos com um custo baixo, correto?
A cidade é aconchegante, fica perto de várias outras cidades, então uma dica é deixar Interlaken como uma “cidade ponte” para os seus demais destinos.
Mesmo se for para ficar dois dias, vale a pena. Aproveite para conhecer pelo menos o Jungfraujoch, é um passeio inesquecível.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas.
Um abraço e até a próxima!