O inverno em Campo Grande: características e curiosidades

18 de maio de 2015 - Por Portal de Inverno

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano acontece no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Em abril iniciamos a série ”Rota do Inverno Brasileiro”. Como funciona: selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como eles são no inverno. O destino selecionado para o post de hoje foi Campo Grande. Optamos por começar pelo norte do país e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio).

Campo Grande é a capital do Mato Grosso do Sul, um estado com uma biodiversidade muito rica e, por isso, seu clima também varia bastante de região para região. No Mato Grosso do Sul o clima tropical é predominante e o estado tem duas estações do ano bem definidas, uma chuvosa no verão e outra seca durante o inverno. A média de temperatura anual normalmente varia de 23°C a 26°C, com exceção do extremo sul do estado, considerada a região mais fria do centro-oeste brasileiro, onde o clima é subtropical e a temperatura média é de 20°C durante o ano. No inverno de Campo Grande, em algumas ocasiões, é possível experimentar temperaturas abaixo de 10°C.

Campo Grande, também conhecida como Cidade Morena, está localizada na região central do estado. É uma cidade de clima tropical com temperatura média anual de 23,4°C, mas no inverno os termômetros podem marcar 0°C com possibilidade de geada. A cidade é planejada e arborizada, tem um mix de culturas, incluindo a indígena, japonesa, paraguaia e boliviana. Uma das atrações preferidas dos turistas na cidade são os seus restaurantes com pratos exóticos e típicos do Pantanal! 

Trem Pantanal

Algumas atrações que você não pode perder ao visitar Campo Grande: o Parque das Nações Indígenas, o Museu de Arte Contemporânea, o Memorial dos Povos Indígenas, o City Tour e os vários parques e praças espalhados pela cidade. Outro passeio muito popular é o Trem do Pantanal, que inclui uma passagem pela região da capital Sul-Mato-Grossense e da Serra de Maracaju.

Bonito e a região do Pantanal são os passeios mais populares do estado e já receberam 10 vezes o prêmio de melhor local para ecoturismo no Brasil. Sete Quedas, localizada a 470 km de Campo Grande, é a cidade mais fria e já registrou a ocorrência de neve e geada devido à sua altitude e latitude. 

Bonito

Os meses de inverno, entre junho e setembro, são os mais indicados para visitar o estado por ser um período mais seco. Para quem gosta de frio, a Serra da Bodoquena é a melhor opção, uma mistura de Cerrado com Mata Atlântica com temperaturas que variam entre 15°C e 20°C e possibilidade de temperaturas na faixa de 5°C durante o inverno. 

Serra da Bodoquena

O parque nacional da Serra da Bodoquena oferece muitos atrativos naturais como rios, campos, cerrado e é o maior trecho de Mata Atlântica do estado. É formado pelas cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena e conta com muitas possibilidades de passeios, principalmente quando o assunto é admirar a natureza da região, mergulho e flutuações. Bonito também oferece um festival de inverno aos turistas em julho. 

Gostou das nossas dicas de passeio no Mato Grosso do Sul? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Aguarde nossos próximos posts sobre as características de diferentes cidades e regiões brasileiras durante o inverno.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top