O inverno em Goiânia: características e curiosidades

20 de maio de 2015 - Por Portal de Inverno

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano acontece no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Em Abril iniciamos a série ”Rota do Inverno Brasileiro”, como funciona: selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como eles são no inverno. O destino selecionado para o post de hoje foi Goiânia. Optamos por começar pelo norte do país e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio).

Goiás está localizado no Planalto Central do país é o estado mais populoso da região Centro-Oeste brasileira. O clima é tropical semi úmido com duas estações bem definidas, o chuvoso que acontece entre outubro e abril e o seco que acontece de maio a setembro. A temperatura média é de 26°C e, de uma maneira geral, são mais altas nas regiões oeste e norte e mais baixas nas regiões sudeste, sul e leste. As mínimas durante o inverno podem chegar a 9 °C, sendo que a região mais fria do estado está localizada no planalto de Anápolis e Luziânia.

Goiânia é a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, está situada no Planalto Central e é um importante polo econômico da região. Sua qualidade de vida também merece destaque, assim como sua modernidade e intensa movimentação cultural. Seu clima é seco, especialmente de maio a setembro, com média de 23,2°C e pouca diferença de temperatura durante o ano. Tem uma ótima infraestrutura urbana, uma vasta área verde e o turismo é impulsionado principalmente pelo seu acervo arquitetônico e sua boa gastronomia. Outras atrações para aproveitar a cidade são suas feiras durante os finais de semana e seus inúmeros bosques, praças e jardins.

As principais atrações para o turista em Goiânia: Monumento das Três Raças, Bosque dos Buritis, Painéis da Via Sacra, Museu de Arte Contemporânea, Museu Estadual Professor Zarastra Artiaga, Rua do Lazer, Parque Ecológico de Goiânia. A cozinha típica da região também atrai com uma mescla de influência indígena, mineira e paulista. 

O turismo do estado ganha destaque para quem gosta de observar animais, encontrar vestígios das primeiras ocupações humanas no cerrado ou conhecer algumas das suas centenas de cachoeiras. Dentre as cidades mais frias do estado estão Jataí e Alto Paraíso de Goiás. Alto Paraíso oferece tranqüilidade, descanso, lindas paisagens, e um clima místico. Está localizada próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que detém o  título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Localizada entre Alto Paraíso e Cavalcante, a Chapada dos Veadeiros possui 65 mil hectares de cerrado e é muito popular entre os turistas que procuram aventura em trilhas e cachoeiras da região. Também é considerada a área mais alta do Planalto Central, a 1.600 metros de altitude.

Goiânia Rio Quente

Pirenópolis e Caldas Novas também fazem sucesso entre os turista que visitam Goiás. Pirenópolis é conhecida pelas suas trilhas que dão acesso a cachoeiras da região, a cidade também abriga um centro bem preservado com construções do século XVIII. Caldas Novas faz parte do Circuito das Águas Quentes e fica a 170 km de Goiânia, é uma pequena cidade visitada por muitos turistas que estão em busca de águas quentes e é considerada a maior estância hidrotermal do mundo. São vários balneários públicos e hotéis que oferecem piscinas com água entre 30°C e 57°C.

Gostou das nossas dicas de passeio em Goiás? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Aguarde nossos próximos posts sobre as características de diferentes cidades e regiões brasileiras durante o inverno.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top