O inverno em Porto Alegre: características e curiosidades

4 de junho de 2015 - Por Portal de Inverno

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano acontece no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Em Abril iniciamos a série ”Rota do Inverno Brasileiro”, como funciona: selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como eles são no inverno. O destino selecionado para o post de hoje, o último da nossa rota, foi Porto Alegre. Optamos por começar pelo norte do país e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio).

A capital gaúcha é linda! Ao contrário do que muitos pensam, não é a capital mais fria mas ocupa o segundo lugar no ranking. Seu clima é subtropical úmido com chuvas bem distribuídas e uma temperatura média anual de 19,5°C, já a temperatura média durante o inverno é de 14,7°C. Porto Alegre oferece, além do chimarrão, do Guaíba e do vocabulário típico e muito interessante, muitos parques e museus. Cultura qualificada e diversificada, ricas tradições folclóricas, um significativo patrimônio histórico e construções centenárias também fazem parte do pacote turístico porto-alegrense. 

Alguns lugares que você não pode deixar de conhecer ao visitar Porto Alegre: Parque da Redenção, Parcão, Mercado Público, Museu Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Casa de Cultura Mário Quintana, Usina do Gasômetro, Fundação Iberê Camargo e o pôr do sol à beira do Guaíba. Perto de Porto Alegre é possível curtir a popular Serra Gaúcha, em cidades como Gramado e Canela ou o Vale dos Vinhedos, na região de Bento Gonçalves e Garibaldi. 

Bento Gonçalves não é famosa apenas pelos vinhos, mas também pela ótima culinária, indústria de móveis e infraestrutura hoteleira. Também conhecida como a capital nacional do vinho, oferece temperaturas baixas no inverno mas geralmente mais altas se comparadas à Gramado e Canela. A queda de neve também pode acontecer, mas é fenômeno esporádico no local. As visitas às vinícolas são os passeios mais populares entre os turistas que visitam a região.

Bento Gonçalves

Outra cidade gaúcha fria e muito especial é Cambará do Sul, que abriga belas paisagens principalmente nos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza, na Cachoeira dos Venâncios e no Lajeado da Margarida. A região conta com estações bem definidas, sendo que no inverno é possível experimentar temperaturas muito baixas. Com frequência os termômetros da região marcam temperaturas negativas, neblina e geada também são comuns e característicos da região. 

Cambará do Sul

Gramado encanta pela sua arquitetura, culinária e infraestrutura. São muitos chocolates, restaurantes, hotéis e cenários que lembram a Europa. Com as temperaturas negativas do inverno, também é possível assistir a neve caindo em alguns momentos raros. A cidade é movimentada com várias opções de lojas e atrações, dentre estas se destacam a Rua Coberta, museus, um zoológico e até um parque com neve artificial. Canela, parecida mas um pouco mais calma e menos movimentada, oferece também uma natureza muito bela com as paisagens da Cascata do Caracol e do Parque da Ferradura.

Destinos Inverno Gramado

Gostou das nossas dicas de passeio no Rio Grande do Sul? Quer saber mais? Entre em contato conosco! 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top