O inverno em Recife: características e curiosidades

23 de abril de 2015 - Por Portal de Inverno

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano acontece no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Começamos esta semana a série ”Rota do Inverno Brasileiro”, como funciona: Selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como estes destinos são no inverno. Para iniciar a série, o primeiro destino selecionado foi Recife. Optamos por começar pelo norte do País e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio). 

Recife! Sim, a cidade é um símbolo do verão brasileiro com suas praias, calor, sol e carnaval mas é possível, e muitas vezes mais prático e prazeroso, aproveitar e conhecer a cidade durante o inverno. 

Infelizmente, nesta época do ano chove muito na capital de Pernambuco. Recife tem um clima tropical marítimo com pouca alteração de temperatura entre as estações, mesmo no inverno as temperaturas não oscilam muito, com máximas de 27°C e mínimas que variam de 21°C e 23°C.

O melhor de viajar durante o inverno para a cidade são os preços das passagens aéreas e estadia, por se tratar de um período de baixa temporada. Assim, o movimento da cidade costuma ser razoável, ótimo para passeios mais tranquilos e para conhecer a arquitetura e as partes históricas e culturais de Recife, que são muito interessantes. 

São muitas opções de pontos turísticos, restaurantes, bares e lazer que a cidade oferece, dentre os mais populares estão o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus, o Centro Cultural Judaico, a Capela Dourada, o Forte das Cinco Pontas e a Torre Malokaff.

Apesar das ótimas atrações que a cidade oferece, suas temperaturas podem não agradar os turistas apaixonados pelo inverno. Pensando nisso, selecionamos algumas outras cidades pernambucanas, uma delas próxima a Recife, e que podem interessar muito ao turista que busca temperaturas mais baixas, tranquilidade e descanso.  

Você já ouviu falar sobre o Circuito do Frio Pernambucano? Acontece entre os meses de julho a agosto em algumas cidades localizadas na região serrana do agreste e do sertão do estado. O clima destas cidades durante o inverno é ameno e acolhedor e oferecem festivais culturais e gastronomia diferenciada durante o período do circuito. 

Fazem parte do Circuito do Frio as cidades de Gravatá, Pesqueira, Garanhuns, Taquaritinga do Norte e  Triunfo. Dentre elas destacamos as charmosas Triunfo e Gravatá, que oferecem as temperaturas mais baixas e mais opções de passeio e estadia ao turista.

Triunfo 

Triunfo Pernambuco

Localizada a 449 Km de Recife, é conhecida como a cidade mais fria do estado de Pernambuco. As suas temperaturas oscilam entre 8°C no inverno e 28°C no verão e suas paisagens e vegetação contrastam muito com a aridez do sertão nordestino, por isso é conhecida com o “Oásis do Sertão”. 

O seus cartões postais mais famosos são o Lago João Barbosa, o teleférico e o Pico do Papagaio, o ponto mais alto de Pernambuco com 1260 metros de altitude. Um outro grande atrativo da cidade é a sua gastronomia, um misto de culinária nordestina com a influência da culinária alemã, francesa e italiana. 

Gravatá 

Gravatá Pernambuco

Localizada a 85km de Recife no Planalto da Borborema, na Serra dos Russos, tem o quinto melhor microclima do mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O frio no local pode chegar a 10°C no inverno mas sua média anual é de 22°C. É possível encontrar Haras e Hípicas espalhados pela cidade, assim como trilhas equestres com 7 opções de caminhos para serem explorados a cavalo e com diferentes graus de dificuldade. 

Outra dica de passeio no local são as pequenas casas onde se vendem móveis com estilo rústico produzidos na cidade. Em Gravatá também é possível visitar a Festa da Estação, com shows, mostras e exposições, além dos seus famosos voos de balão.

Gostou das nossas dicas de passeio em Pernambuco? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Aguarde nossos próximos posts sobre as características de diferentes cidades e regiões brasileiras durante o inverno.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top