O inverno em Salvador: características e curiosidades

7 de maio de 2015 - Por Portal de Inverno

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano acontece no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Em Abril iniciamos a série ”Rota do Inverno Brasileiro”, como funciona: selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como estes destinos são no inverno. O destino selecionado para o post de hoje foi Salvador. Optamos por começar pelo norte do país e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio).

Salvador, a capital da Bahia e cidade cenário de muitos romances do escritor Jorge Amado, é um dos destinos turísticos mais populares do Brasil, tanto entre turistas brasileiros quanto estrangeiros. O clima é tropical, com muita umidade e precipitação, especialmente durante o outono e inverno e entre os meses de Abril a Julho. A temperatura é constante ao longo do ano, com máximas de 30°C no verão e 26°C no inverno e mínimas de 24°C no verão e 21°C o inverno.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Salvador é perfeita para o turismo durante todo o ano e no inverno é possível curtir muito a cidade, com ambientes e pontos turísticos menos lotados e mais tranquilos. Nesta época de baixa temporada, os preços de vôos e hospedagem no local também são mais acessíveis.

Os maiores atrativos da cidade são suas festas com trio elétrico que acontecem durante o ano inteiro. Além disso, assistir o Olodum e visitar o Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e a Feira de São Joaquim são passeios indicados para qualquer turista que deseja conhecer um pouco da história, hábitos e cultura de Salvador.

Mas se você deseja experimentar baixas temperaturas na Bahia, saiba que é possível já que o estado tem um clima variado. As cidades mais frias estão localizadas na Chapada Diamantina, como Piatã, e na região Sudeste, como Jaguaquara, Vitória da Conquista e Planalto da Conquista. Selecionamos as cidades de Vitória da Conquista e Piatã para explorarmos um pouco o frio no estado da Bahia.

Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

A geografia de Vitória da Conquista, localizada no sudoeste baiano a 509 km da capital, é semelhante às regiões serranas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, já que está localizada a 923 metros acima do nível do mar. Assim, durante o inverno, suas temperaturas mínimas podem chegar a 10°C. É considerada a terceira maior cidade da Bahia e oferece, assim como Salvador, muitas opções de passeios e atividades. Dentre os mais populares estão o Parque da Serra do Piriri, a Reserva Florestal do Poço Escuro, o Museu da História Política e muitos monumentos espalhados pela cidade.

O Festival de Inverno de Vitória da Conquista é um dos mais populares do estado e é considerada a maior festa do interior da Bahia, atraindo aproximadamente 60.000 pessoas anualmente com shows de atrações locais e nacionais.

Piatã

Piatã Bahia

Piatã é o munício mais alto e frio da Bahia e de toda a região Nordeste. Está localizado a 1.180 metros de altitude na belíssima Chapada Diamantina e a 568 Km de Salvador. Além de ser a cidade mais alta da região nordestina, é também a povoação mais antiga da Chapada Diamantina e fica localizada em um platô entre as serras do  Trombo e do Santana. Durante o inverno os termômetros chegam a marcar 3 °C e a média da temperatura anual não ultrapassa 20°C. 

Piatã oferece muitos atrativos naturais como as Cachoeiras do Patrício, do Cochó, do Rio de Contas, da Malhada da Areia, o Encontro das Águas, os Gerais do Rio de Contas, a Bica do Machado, as Serras do Santana, do Navio, da Tromba e os Três Morros. Além disso, são famosos na cidade as Festas Juninas, o quentão e o café.

Chapada Diamantina

Gostou das nossas dicas de passeio na Bahia? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Aguarde nossos próximos posts sobre as características de diferentes cidades e regiões brasileiras durante o inverno.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top