O inverno em São Paulo: características e curiosidades

26 de junho de 2015 - Por Portal de Inverno

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano inicia no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Em Abril iniciamos a série ”Rota do Inverno Brasileiro”, como funciona: selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como eles são no inverno. O destino selecionado para o post de hoje foi São Paulo. Optamos por começar pelo norte do país e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio).

A cidade de São Paulo é considerada o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa, não apenas no Brasil, mas de todo o hemisfério sul. Tem muita importância e influência nacional e internacional como centro cultural, econômico e político. Seu clima é considerado subtropical úmido com diminuição das chuvas durante o inverno e temperatura média anual em torno de 19,3°C, tendo invernos com temperaturas medianas a baixas e verões com temperaturas relativamente altas e que tem aumentado nos últimos anos devido ao acúmulo da poluição.

São Paulo oferece muitos monumentos, parques e eventos e seu turismo é mais focado em  negócios e cultura, diferente de muitas capitais brasileiras. Ao visitar a cidade você não pode perder as seguintes atrações: Memorial da América Latina, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Ipiranga, MASP e o Jardim Botânico de São Paulo. 

Para quem pretende fugir do clima urbano e movimentado da cidade ou procurar temperaturas mais baixas, selecionamos alguns destinos frios mais populares e muito charmosos da região serrana do estado.

Campos do Jordão é a cidade mais fria de São Paulo e também uma das mais frias do país, já registrou neve e tem uma temperatura média anual de 14,8°C. É um destino chique e elegante do estado, localizada na Serra da Mantiqueira e também conhecida como a Suíça brasileira. Fica a apenas 90 km de São Paulo e é muito procurada por casais em viagens românticas. Suas atrações mais populares são suas trilhas, restaurantes e concertos e conta com uma extensa programação cultural e vida noturna agitada. 

Campos do Jordão Brasil Europeu

São Luiz do Paraitinga, localizada no Vale do Paraíba a 171Km da capital. É uma pequena cidade serrana do interior do estado de São Paulo que oferece um vasto patrimônio arquitetônico, cultural e ecológico, com destaque para os passeios em meio à natureza, culinária local excelente e um centro histórico muito bonito. Na cidade, os turistas podem apreciar um festival de inverno que preserva o caráter rural e caipira da região. Para quem gosta de aproveitar a natureza, uma visita à Reserva Florestal da Serra do Mar é uma ótima opção, as Fazendas Coloniais também fazem parte do roteiro de muitos turistas na cidade. 

São Luiz do Paraitinga

Serra Negra tem uma temperatura média anual de 19,5 °C e é uma das cidades mais bonitas do Circuito das Águas do estado, tem atrações para toda a família, fontes de água mineral, muitos hotéis fazenda, teleféricos e restaurantes com comida típica. É chamada de “Cidade Saúde” pelo seu clima. 

Serra Negra

Gostou das nossas dicas de passeio em São Paulo? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Aguarde nossos próximos posts sobre as características de diferentes cidades e regiões brasileiras durante o inverno =)

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top