Tromso Inverno

O inverno em Tromso: principais atrações e passeios e o que usar

Tromso está localizada na região norte da Noruega, é considerada a capital do Ártico e capital mundial da Aurora Boreal. Também é a cidade na qual você encontrará algumas das temperaturas mais negativas do país e muita neve. Se você pretende visitar a Noruega para se encantar com a dança das luzes durante a aurora boreal, Tromso é parada obrigatória para você! 

O que usar no inverno em Tromso

Tromso Temperatura Fonte: http://hikersbay.com/

Ventos fortes, muita neve, céu encoberto, cenários branquinhos e muito, muito frio! Estamos falando de uma cidade localizada a apenas 350 Km do Polo Norte e, portanto, com registro de temperaturas muito baixas durante o inverno, embora mais altas se comparadas a outras cidades do Ártico.

A estação acontece oficialmente de dezembro a março, mas a partir do mês de setembro as temperaturas já começam a baixar, dando uma prévia do frio que ainda está por vir. De novembro a janeiro acontece a luz da meia noite, um período no qual praticamente não se vê a luz do dia e que acontece pelo fato da cidade estar localizada em um dos pontos extremos do planeta. No auge da estação, em janeiro e fevereiro, os termômetros registram temperaturas médias mínimas de – 5°C e máximas de – 1°C, mas é comum que em alguns dias estejam muito mais baixas ou um pouco mais altas.  

Turismo em Tromso

Tromso Aurora Boreal

Parte de Tromso está localizada em uma ilha e a outra parte no continente. O local é rodeado por fiordes e muitas outras ilhas e, embora possa parecer uma região inóspita e pouco habitada, estamos falando de uma cidade universitária com aproximadamente 70.000 habitantes e repleta de atividades interessantes, especialmente para quem é apaixonado(a) pelo inverno. Confira nossa lista com algumas atrações imperdíveis em Tromso!

Aurora Boreal

É claro que ela seria a primeira da nossa lista. Afinal, estamos falando de um fenômeno raro e que só acontece em lugares e em momentos nos quais há baixa incidência de luz solar e muito frio. O melhor período para assistir a este espetáculo é fevereiro. Há empresas de turismo locais especializadas nas expedições em busca da Aurora Boreal, muitas delas oferecem um desconto para uma segunda partida caso o cliente não tenha conseguido assistir ao fenômeno na primeira tentativa. O espetáculo é maravilhoso e realmente vale o investimento e todas as tentativas que forem necessárias!

Observação de baleias e orcas

Os chamados Safaris de Baleias também são organizados por algumas empresas de turismo local. Este é um dos passeios que você não pode deixar de fora do seu roteiro já que reservam momentos emocionantes e inesquecíveis. Os responsáveis pela condução dos barcos são muito cuidadosos e nunca se aproximam muito dos animais. A alimentação ou qualquer outra atividade prejudicial às baleias é totalmente proibida durante os passeios.

Passeio pelos principais pontos turísticos da cidade

Embora Tromso seja pequena se comparada a outros destinos de inverno, é possível visitar muitos locais interessantes na cidade. O Museu Polar, que possui uma exposição sobre a exploração do Polo Norte e sobre a vida no Ártico, merece destaque e certamente é um dos pontos turísticos mais populares entre os visitantes da cidade. 

A catedral, conhecida como catedral do Ártico ou igreja de Tromsdalen, e a biblioteca de Tromso possuem uma arquitetura linda e diferenciada. A biblioteca é completamente envidraçada, está aberta ao público local à noite e vale uma visita nem que seja apenas para admirar a sua beleza externa.

Para finalizar, não deixe de se encantar com as vistas incríveis de Tromso no mirador e teleférico da cidade. No local é possível ter uma vista panorâmica de Tromso e de toda a ilha de Tromsøya.

Gastronomia

Já que estamos falando de uma ilha, não é de se surpreender que a culinária local tenha muitos pratos com peixes, especialmente o salmão. Há muitas opções de restaurantes especializados em pratos com ingredientes frescos da região. Para tornar a sua experiência ainda mais completa, faça o popular Tromsø​ Beer Safari, uma busca pelas melhores cervejas e opções gastronômicas da cidade. 

O que usar no inverno em Tromso

Curtir o inverno em Tromso exige uma seleção criteriosa das peças que levará na bagagem. Durante os passeios, vista-se em camadas e prefira ter um casaco sempre à mão, especialmente em dias nos quais o seu roteiro turístico envolva muitos passeios diferentes. Durante as viagens, a maioria dos turistas só tem hora pra sair, mas dificilmente sabe a hora em que vai voltar para a hospedagem, o que muitas vezes envolve algumas surpresas com o clima e temperatura e, por isso, é preciso que você esteja prevenido(a). 

Antes de organizar sua mala, o primeiro item a ser verificado é saber exatamente quais são as previsões de clima e temperatura para o período da sua viagem. Lembre-se também que muitas das atividades em Tromso envolvem longas horas de exposição a ambientes externos com muita neve, frio intenso, vento e pouca iluminação solar. Por isso, é preciso que acrescente roupas, calçados e acessórios específicos para esta finalidade de uso na sua mala de viagem.

Tendo em mãos as possíveis temperaturas e clima para o período, o segredo é saber quais os itens que farão parte de cada camada do seu look. Para as temperaturas de Tromso no inverno, o ideal é optar por até 3 camadas, que devem ser compostas desta forma:

1)Roupas térmicas – Blusa, calça e meias com tecidos que garantam a livre transpiração do corpo. Estamos falando das chamadas roupas segunda pele, itens desenvovidos em materiais térmicos e com um tecido aveludado na parte interna. Essa camada tem como função, além de aquecer, manter o nosso corpo seco;

2) Aquecimento – O material utilizado nessa camada normalmente é o fleece, uma espécie de tecido com alta tecnologia. Essa camada é responsável por manter o calor do nosso corpo e a gramatura do produto também pode variar dependendo da intensidade do frio. Levando em consideração que Tromso costuma registrar temperaturas negativas durante todo o dia, o ideal é que a gramatura seja a mais espessa possível;

3) Proteção – A última camada sempre é composta pelo casaco. Vale lembrar novamente que uma visita a Tromso é sinônimo de um longo período exposição a agentes externos, o que torna essencial que o casaco seja térmico, corta vento e impermeável.

Falando ainda em itens para a composição da última camada, não esqueça dos acessórios! Produtos como cachecóisluvasgorrosprotetores de orelha e balaclavas são responsáveis por não deixarem o vento e o frio passarem. Ou seja, essenciais para qualquer viagem de inverno!

Além das camadas de roupas e acessórios, outro item indispensável para as viagens de frio são as botas! Dê preferência a produtos desenvolvidos em materiais inteligentes e tecnológicos para garantir o máximo de eficiência em aquecimento e conforto para seus pés durante a viagem. Impermeabilidade e solas seguras também são características consideradas essenciais no produto. Para complementar o aquecimento e proteção, opte por meias térmicas;

Lembre-se que durante a viagem provavelmente a terceira camada do look será tirada e recolocada muitas vezes. Por isso, escolha peças práticas e não esqueça que as camadas inferiores também vão aparecer bastante, ok?

Esperamos ter ajudado na organização da sua bagagem para curtir o inverno em Tromso. Continua com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas de turismo durante o inverno na cidade? Entre em contato conosco através dos comentários deste post!

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo