O inverno em Vitória: características e curiosidades

16 de maio de 2015 - Por Portal de Inverno

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano acontece no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Em Abril iniciamos a série ”Rota do Inverno Brasileiro”, como funciona: selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como estes destinos são no inverno. O destino selecionado para o post de hoje foi Vitória. Optamos por começar pelo norte do país e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio).

Vitória é a capital do Espírito Santo, estado brasileiro localizado na região sudeste do país. Geograficamente é um estado com muitos contrastes, o litoral compõem 40% do seu território e o continental registra a presença de várias serras e morros. O Pico da Bandeira está localizado nesta região, é o terceiro maior do Brasil com 2.890 metros de altura em relação ao nível do mar. O estado é caracterizado pelo clima tropical úmido, com média de 25°C e possui duas estações bem definidas: uma seca e outra úmida e chuvosa.

Vitória é uma ilha, como as também capitais estaduais Florianópolis e São Luis. As atrações mais populares de Vitória são suas praias e baladas. O centro do agito é conhecido como o Triângulo das Bermudas! A cidade também oferece para os seus turistas pesca esportiva, muita cultura na Cidade Alta, palácios, catedrais, montanhas, igrejas, o Mosteiro Zen Morro da Vargem e, para os fãs de moto turismo, 1.200 km de trilhas. A cidade fica próxima às montanhas capixabas e tem ótima qualidade de vida. Sua temperatura média anual é de 24°C e seu período mais seco é o inverno, que costuma ser muito quente devido à grande aglomeração de prédios e montanhas que bloqueiam a circulação do ar. 

Região Serrana do Espírito Santo,  a melhor opção para quem não gosta de temperaturas muito altas, é certamente a mais fria do estado e oferece um clima muito agradável e lindas paisagens. A região serrana capixaba inclui vários destinos muito charmosos, especialmente durante o inverno. Dentre as cidades que se destacam pela sua beleza e estrutura turística estão Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, Alfredo Chaves, Marechal Floriano e Caparaó Capixaba.

Domingos Martins faz parte da Rota do Mar e das Montanhas. A culinária, cultura, artesanato e arquitetura da cidade mantém uma forte relação com o seu passado. A lindas paisagens aliadas ao clima agradável e comidas típicas tornam Domingos Martins muito especial para o turista. Aproveitar o conforto das hospedagens nas montanhas e comidas típicas, principalmente de origem italiana e alemã, são algumas das atividades preferidas entre os visitantes da cidade, além dos passeios aos seus montes e serras que estão localizados a uma altitude próxima de 2.000 metros. A sua principal atração é o Parque Estadual da Pedra Azul, um dos mais populares cartões postais do Espírito Santo. 

Domingos Martins

Santa Teresa faz parte da Rota Caminhos do Imigrante. A natureza e a diversidade cultural fazem da cidade um destino muito interessante, e a diversidade de espécie de pássaros a tornaram conhecida como “A Doce Terra dos Colibris”. Em Santa Teresa também vale a pena visitar as reservas Augusto Ruschi e Santa Lúcia e o Museu de Biologia Mello Leitão.

Santa Teresa

Alfredo Chaves é conhecida pela prática de esportes, especialmente pelo vôo livre e tem uma forte interferência e influência da colonização italiana. Outra grande atração da cidade é o passeio de Trem nas Montanhas que percorre as principais cidades que integram a Rota do Mar e da Montanha: Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano. 

Alfredo Chaves

Gostou das nossas dicas de passeio no Espírito Santo? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Aguarde nossos próximos posts sobre as características de diferentes cidades e regiões brasileiras durante o inverno.

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top