O inverno no Rio de Janeiro: características e curiosidades

24 de maio de 2015 - Por Portal de Inverno

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano acontece no nosso país. Claro, as características e principalmente temperaturas variam muito de cidade para cidade. Em Abril iniciamos a série ”Rota do Inverno Brasileiro”, como funciona: selecionamos os destinos mais visitados do Brasil e buscamos saber como eles são no inverno. O destino selecionado para o post de hoje foi o Rio de Janeiro. Optamos por começar pelo norte do país e ir em direção ao Sul, em busca do destino brasileiro mais visitado (e frio).

Rio de Janeiro é, de fato, uma cidade muito quente e não atrai muito o turista que gosta de temperaturas mais baixas. Mas existem algumas maneiras de aproveitar a melhor estação do ano na capital fluminense já que nesta época do ano é possível visitar a cidade sem passar muito calor. Outro ponto muito favorável é que as chuvas também são mais escassas, o clima é tropical marítimo com chuvas abundantes no verão e invernos secos com temperaturas amenas.

O Rio de Janeiro é a maior rota de turismo internacional do país e a cidade brasileira mais conhecida no exterior. Sobre as atrações e possibilidades de passeio, são inúmeras e variadas já que o Rio de Janeiro costuma receber turistas durante o ano inteiro. Uma dica de passeio, além do Cristo Redentor e Pão de Açúcar, é caminhar pela Lagoa Rodrigo de Freitas e subir o Morro da Urca, a paisagem destes lugares é perfeita! O Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte do Rio, o Parque das Ruínas, o Jardim Botânico, a Feira de São Cristóvão e o Centro de Tradições Nordestinas também são ótimas opções. 

Embora a capital não ofereça as melhores condições de clima para os apaixonados pelo inverno, no estado do Rio de Janeiro existe a possibilidade de curtir temperaturas bem baixas! A região mais fria do estado fluminense está localizada no Parque Nacional de Itatiaia, na divisa do estado com Minas Gerais. Trata-se de uma extensão da Serra da Mantiqueira e o primeiro parque nacional do Brasil, inaugurado em 1937. A região é muito bela, com muitas montanhas, cachoeiras e animais silvestres e com possibilidade de prática de vários estilos de esportes, com foco no ecoturismo. É muito procurada especialmente por montanhistas e seus pontos mais populares são o Maciço das Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras. 

Parque Nacional Itatiaia

Para quem está procurando frio, a Serra Fluminense também é uma ótima opção. Na região o clima predominante é tropical de altitude, com verões um pouco quentes e chuvosos e invernos frios mas secos, a temperatura média anual é de 16°C. Na Serra, o destaque vai para as cidades de Nova Friburgo e Petrópolis. A maioria das pousadas das cidades oferecem pratos especiais para a temporada, piscina de água natural, sauna e muito vinho.

Serra Fluminense

Nova Friburgo é uma cidade fluminense que se destaca pelas baixas temperaturas e seu clima europeu. A cidade oferece aos turistas belíssimas paisagens, passeios guiados, trilhas, esportes, chalés charmosos, ótimos restaurantes e um comércio muito  movimentado de roupas íntimas.  

Nova Friburgo

E quando falamos em frio no estado do Rio Janeiro, é indispensável mencionar Petrópolis. Uma cidade que preserva várias construções do período imperial e belas paisagens com montanhas, aliadas a muita elegância e tranquilidade, além de uma ótima infraestrutura de hotelaria e restaurantes para seus turistas. Algumas construções e pontos turísticos de Petrópolis muito populares e imperdíveis: Palácio Rio Negro, Casa da Ipiranga, Palácio de Cristal, Casa de Santos Dumont, Palácio Quitandinha e Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 

Petrópolis

Gostou das nossas dicas de passeio no Rio de Janeiro? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Aguarde nossos próximos posts sobre as características de diferentes cidades e regiões brasileiras durante o inverno!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top