O que usar no Inverno em Munique

26 de outubro de 2015 - Por Portal de Inverno

Munique, o coração da Bavária, é conhecida como a capital da cerveja. Também é considerada por muitos habitantes e turistas a cidade mais bonita da Alemanha. Porém, não é apenas isso que atrai os apaixonados pelo inverno para este belo e interessante destino, são muitos parques, festivais, castelos, muito frio e a proximidade à Garmish Partenkirchen, uma cidade do interior do país com muita neve, temperaturas baixas e onde está localizada Zugspitze, a montanha mais alta da Alemanha.

Clima e temperatura em Munique durante o inverno 

A cidade fica próxima à cadeia dos Alpes da Baviera e tem clima continental, com longos e intensos invernos e verões amenos e chuvosos. Janeiro costuma registrar as temperaturas mais baixas, neste mês os termômetros indicam -5°C como temperatura média mínima e 1,1°C como temperatura média máxima.

Munique Alemanha Fonte: https://weather-and-climate.com/

Como a neve em Munique é frequente, a cidade costuma registrar as maiores nevascas do país, com aproximadamente 75 cm de neve, e 100 dias de geada por ano! 

Roteiro turístico de Munique 

Turismo Munique

Munique tem uma bela história que demonstra sua resiliência e capacidade de reconstrução. A cidade foi muito prejudicada durante a Segunda Guerra Mundial. Após este período houve um período de restauração e reconstrução do que foi destruído e, a partir da década de 80, passou a recuperar sua economia com a instalação de grandes indústrias, uma característica que se manteve e é um dos grandes diferenciais da cidade até o momento atual. 

Além de ser o local de origem de grandes corporações, as artes, arquitetura e cultura da cidade também merecem destaque. Alguns lugares que não podem ficar de fora do seus passeios em Munique: Marienplatz e Neues Rathaus, Peterskirche, Frauenkirche, Odeonplatz, Residenz, Deutsches Museum, Glyptothek, Englischer Garten, Palácio Nymphenburg, Olympiapark, Campo de concentração de Dachau e a Allianz Arena. 

Ah! É claro que não poderíamos deixar de mencionar a famosa Oktoberfest da cidade. A festa acontece todos os anos entre o final de setembro e o início de outubro. Neste período o que não falta em Munique são turistas de todos os cantos do planeta, a festa reúne mais de seis milhões de pessoas em apenas duas semanas. Quer curtir a cidade nesta época do ano? Sugerimos que faça o planejamento da viagem e reseve voos e hotéis com pelo menos um ano de antecedência.

O que usar em Munique no inverno  

O que usar inverno

Para quem ama viajar, comprar a passagem para uma nova aventura é sempre uma alegria, né?  Mas quando o destino é o inverno europeu, imediatamente vem aquela preocupação sobre o que colocar na mala e como se vestir. Afinal, moramos em um país tropical e não estamos tão acostumados a temperaturas baixas, isso sempre causa um pouco de aflição e nos deixa um pouco preocupados na hora de montar a mala, não é? Mas, não é tão complicado quanto parece!

O primeiro item a ser verificado é saber exatamente quais são as previsões de clima e temperatura para o período da sua viagem em Munique. No final do outono já é possível ver os termômetros marcando temperaturas próximas a zero. Por isso, sempre sugerimos que se pesquise nos sites de previsão estendida quais são as temperaturas para o destino.

Tendo em mãos as possíveis temperaturas e clima para o período, o segredo é saber quais os itens que farão parte de cada camada do look. Normalmente em um look adequado para as temperaturas de Munique no inverno o ideal é optar por até 3 camadas, assim compostas:

1) Roupas térmicas – Blusa, calça e meias com tecidos com textura que garantam a livre transpiração do nosso corpo. O mais comum são as chamadas segunda pele, algumas com um tecido aveludado/apeluciado por dentro. Essa camada tem como função, além de aquecer, manter o nosso corpo seco;

2) Aquecimento – Dependendo da temperatura, a segunda camada pode ser ou não a última, normalmente ela é composta por blusa ou casaco. O material utilizado nessa camada normalmente é o fleece, uma espécie de “plush”/flanela com alta tecnologia. Essa camada é responsável por manter o calor do nosso corpo e pode ser montada com mais de uma peça. A gramatura do tecido também pode variar, dependendo da intensidade do frio;

3) Proteção – A última camada sempre é composta pelo casaco, que pode variar dependendo da ocasião e do clima e temperatura do local. Essa camada pode ser um simples corta vento ou ainda um casaco leve, mas com aquecimento, como os casacos que possuem plumas/penas na composição para locais onde as temperaturas não são tão baixas. Para os dias de frio intenso, uma boa opção são os casacos de lã batida. Vale lembrar que para dias chuvosos e com neve é necessário que este casaco, além de garantir o aquecimento, seja impermeável.

Falando ainda em itens para a composição da última camada, não esqueça dos acessórios! Itens como cachecóis, luvas, gorros, protetores de orelha e balaclavas são responsáveis por não deixarem o vento e o frio passarem. Ou seja, essenciais para qualquer viagem de inverno, especialmente quando o assunto é o inverno europeu.

Além das camadas de roupas e acessórios, outro item indispensável para as viagens de frio são as botas! Dê preferência a tecidos/materiais inteligentes e tecnológicos para garantir o máximo de eficiência em aquecimento e conforto para seus pés durante a viagem. Impermeabilidade e solas seguras também são características consideradas essenciais no produto, principalmente se nevar ou chover durante a viagem.

Ah! Outra coisa importante é que em Munique os lugares internos são todos aquecidos. Logo, provavelmente a terceira camada será tirada e recolocada muitas vezes. Por isso, escolha peças práticas e não esqueça que as camadas inferiores também vão aparecer bastante durante a sua viagem, ok?

Esperamos ter ajudado na organização da sua bagagem para curtir o inverno em Munique. Continua com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas de turismo durante o inverno na cidade? Entre em contato conosco através dos comentários deste post!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top