Sumário
Primeira estação de esqui da América do Sul, Ski Portillo faz parte da história mundial do esporte de neve. Situada na Cordilheira dos Andes, a 164 km de Santiago, o local é conhecido por sua incrível infraestrutura e belezas naturais.
Ao longo das décadas, mantém a qualidade em inovação e modernidade para sempre bem atender seus visitantes. E sem dúvidas, para os apaixonados pelo inverno, Ski Portillo deve fazer parte do roteiro de viagem!
Por isso, separamos algumas informações sobre esse destino tão requisitado no inverno e ideal para todas as idades e tipos de viagem – em família, a dois ou solo. Lembrando que o objetivo do local é proporcionar um momento de descanso e diversão, desfrutando da neve entre as paisagens e montanhas.
Hospedagem
O Hotel Portillo se destaca pela sua estrutura. Conta com centenas de apartamentos aconchegantes – duplos e familiares. Tem vista para a Laguna del Inca e para um bonito vale, deixando a experiência ainda mais incrível.
Os hóspedes podem usufruir de uma infraestrutura impecável: desde salas para atividades físicas, salão de beleza, piscina, jacuzzi, sauna, cinema, sala de internet, escola de esqui, aluguel e guarda de equipamentos e muito mais.
Um dos principais destaques do hotel são as piscinas aquecidas! Depois de um dia intenso praticando ski ou snowboard, cair na água e relaxar é bom demais. Além disso, a vista do pôr do sol é maravilhosa!
Outras opções de hospedagens se encontram a poucos metros do hotel: os lodges Octagon e Inca, sendo uma boa opção para quem pretende economizar um pouco mais. Além disso, também é possível se hospedar em um dos cinco chalés próximos, perfeitos e confortáveis para famílias ou grupos.
É importante ressaltar que os quartos não possuem televisores, justamente para que os viajantes tenham a melhor experiência imersiva no local. Afinal, usufruir de todos os serviços e atividades deve fazer parte dos dias no hotel, como praticar aulas de yoga, discoteca para adultos e recreação com monitores para crianças.
Por isso, é uma imersão na história! Algo que nos chamou muito a atenção é a intensidade que o hotel dá para a história de tudo o que já foi vivido no local. Em praticamente todos os corredores você poderá ver fotos e relatos de esquiadores e pessoas que passaram por lá, é realmente encantador.
Lazer e esporte na montanha
O complexo de Portillo é ideal para todos os níveis de esquiadores e snowboarders – desde iniciantes até profissionais que se aventuram na neve.
As 35 pistas são privativas e possuem 14 meios de elevação. Além do ski e snowboard, é possível praticar heliski e aproveitar uma ampla área fora de pista.
Os equipamentos para aluguel estão em perfeitas condições de uso, contando ainda com a possibilidade de aulas particulares ou em grupos com professores qualificados. Mas é importante lembrar que as aulas são pagas separadamente.
O ponto positivo de fazer esportes de inverno por lá é a privacidade nas montanhas. Somente quem se hospeda no hotel tem acesso ao esporte. Ou seja, você encontrará pistas limpas, bem cuidadas e poucas pessoas, proporcionando ainda mais exclusividade e conforto.
Além da experiência na neve, o hotel conta com uma infraestrutura perfeita para curtir o dia todo. A sala de jogos é enorme e todo o dia existem jogos que você pode participar (como basquete, vôlei e muito mais). A área de cinema dispõe de horários específicos com filmes sobre a neve e o local, contando a história do hotel e do ski, é realmente uma imersão na história de Portillo.
Gastronomia
Em Portillo, a gastronomia é uma experiência tão única como esquiar. O restaurante principal do hotel tem quatro refeições incluídas nas diárias: café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Além disso, existem outras refeições pagas à parte.
Para os hóspedes dos lodges Octagon e Inca, como também para o Hotel Portillo, há um restaurante self-service. Já o bar é uma ótima opção para refeições mais práticas, e também para quem quer curtir uma música ao vivo acompanhada de drinks.
Outras opções são o Tio Bob’s e o Ski Box, ideais para apreciar grelhados e hambúrgueres, como também pratos rápidos e petiscos nas pistas.
Como chegar em Ski Portillo?
A viagem de Santiago até Portillo dura um pouco mais de duas horas de estrada. A opção mais indicada é contratar os traslados oficiais da estação, oferecidos pela agência Portillo Tours.
Agora, se você está em uma expedição de inverno, é possível fazer um roteiro que contemple a Cordilheira dos Andes. Nós realmente gostamos de viajar de carro, então resolvemos fazer essa viagem pela terra.
Começamos a expedição no Rio Grande do Sul, fomos até Mendoza e em seguida passamos pela fronteira. Tivemos muita sorte de encontrar a estrada aberta na Cordilheira dos Andes, mas é bem arriscado depender desse trajeto para chegar até o Ski Portillo. Se a estrada estiver fechada por motivo de neve, você precisará aguardar até a liberação, que pode durar alguns dias.
Sabíamos disso, mas resolvemos arriscar e deu certo. Antes de subir a Cordilheira, pernoitamos em Uspallata. Essa charmosa e pequena cidade fica localizada na base da Cordilheira, do lado Argentino. Fomos para Santiago do Chile curtir a cidade por dois dias e depois fomos até o Ski Portillo.
Ir até o Hotel Ski Portillo não é uma ‘viagem normal’. O excesso de neve ou a falta de neve pode fazer com que ocorram adiamentos e agendamentos na hospedagem. É importante você estar ciente disso!
A nossa reserva estava prevista para o início de julho, houve 3 adiamentos de reserva porque não teve neve na época estipulada, mas para chegar no Ski Portillo – em agosto de 2023 – a montanha estava com muita neve. Valeu cada momento vivido por lá!
Qual época ir para Ski Portillo?
Geralmente, a temporada de neve e esqui no Chile acontece entre os meses de junho e setembro. Por isso, esta é a melhor época para ir a Ski Portillo, principalmente se você deseja ter uma incrível experiência de inverno no Chile.
Mas é importante ressaltar que a alta temporada é marcada pelos meses de junho e julho, por isso a montanha fica mais movimentada.
Ski Portillo com crianças
Nós fomos em família, ou seja, levamos a nossa filha de 3 anos e a experiência foi incrível! Além de todo o contexto de exclusividade e belíssimas paisagens já faladas neste post, existem muitas atrações para os baixinhos.
A partir de 4 anos, as crianças têm acesso a uma agenda lotada de tarefas legais durante o dia todo. De tarefas gratuitas já incluídas na reserva, como fazer fogo de chão na montanha e comer marshmallow, cinema, artes, pintura e muito mais, até aulas privativas para aprender ski ou snowboard.
Além dos pais poderem aproveitar a montanha, as crianças também aproveitam e se divertem. A nossa filha conseguiu participar de algumas atividades, mas como ela tinha menos de 4 anos, ficamos restritos. Mas mesmo assim, foi inesquecível!