O inverno no Brasil

O inverno no Brasil: sugestões de destinos e o que usar

O friozinho já está chegando! E você, já pensou na sua próxima viagem de inverno? Quando as temperaturas começam a baixar aqui no país, fica impossível não lembrar de alguns destinos clássicos desta época do ano, como Gramado, Canela, São José dos Campos e Monte Verde.

Há quem não dispense uma visita aos habituais destinos de inverno, assim como existem turistas que adoram explorar outras regiões e até mesmo aqueles que preferem curtir o inverno, mas sem comprometer a conta bancária. Não se preocupe, para todos os casos e perfis de apaixonados pelo inverno, existe um destino ideal! Confira nossas sugestões de passeios e dicas sobre o que usar durante o frio no nosso país.

Destinos Econômicos

Inverno Brasil Destinos Econômicos

Apesar dos seus inúmeros destinos de praia, os mais populares quando o assunto é turismo em Santa Catarina, o estado reserva também algumas das cidades serranas mais frias e charmosas do país. Um dos maiores símbolos estaduais e nacionais de frio, a cidade de São Joaquim, é certamente uma das melhores escolhas para quem pretende ver neve no Brasil. Está situada a 1.353 metros de altitude, localizada a 230 Km de Florianópolis e se destaca pelo turismo e pela produção de vinhos e frutas. Suas atrações mais populares são os passeios pelas montanhas da região! 

Santo Antônio do Pinhal, na região do Vale do Paraíba, é um destino para quem busca tanto descanso, quanto aventuras. A cidade oferece muito conforto em pequenas e charmosas pousadas, além de paisagens maravilhosas para admirar em trilhas ou trekking, como as do Pico do Agudo e da Pedra do Baú. 

Os Destinos Clássicos

Destinos Clássicos Inverno Brasil

Gramado dispensa apresentações! É um dos destinos brasileiros que atrai turistas durante o ano inteiro, mas é no inverno que oferece o melhor do seu turismo! A influência alemã, assim como acontece em Canela, é visível. Com as temperaturas negativas do inverno, também é possível assistir a neve caindo em alguns momentos raros. A cidade é movimentada, com várias opções de lojas, restaurantes e atrações. Dentre estas se destacam a Rua Coberta, museus, um zoológico e até um parque com neve artificial! 

Vizinha da popular Gramado, Canela é também uma cidade muito fria, chegando a registrar temperaturas negativas no inverno, assim como geadas e neve de forma esporádica. Canela tem uma forte influência da cultura e arquitetura alemã e o ponto forte da cidade são as suas belas paisagens naturais, parques, a Cascata do Caracol e seus inúmeros restaurantes que oferecem um variado e delicioso cardápio. Outros pontos turísticos e eventos que valem a pena em Canela: Teatro de Bonecos, Parque da Ferradura e Catedral de Pedra.

Campos do Jordão, considerada a cidade mais alta do país, tem 1.628 metros de altitude. Localizada na Serra da Mantiqueira e a 173 Km de São Paulo, registra temperaturas negativas no inverno e é famosa pelo turismo durante este período do ano. Além de muito bela, interessante e charmosa, oferece diversos passeios e atrações: lojas, restaurantes, Festival de Inverno, Palácio Boa Vista, Museu Felícia Lerner, Mosteiro Beneditino de São João, estação ferroviária e o popular teleférico para o Morro do Elefante.

No sul de Minas é possível encontrar as cidades mais frias do estado, como Monte Verde, que costuma registrar temperaturas negativas durante o inverno. A cidade está localizada na Serra da Mantiqueira e tem influência de imigrantes alemães, suíços e italianos. Oferece um festival de Inverno, Artesanato e Design, além de belíssimas paisagens naturais. A cidade encanta, não apenas pelo clima europeu, mas pelas suas opções de hospedagens muito charmosas e algumas exclusividades, como lareiras e banheiras de hidromassagem. 

A 1 hora da capital do estado, Petrópolis é uma bela cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro e marca temperaturas agradáveis durante o ano inteiro. A temperatura do inverno é baixa, com média de 15°C, mas não se compara ao frio dos demais destinos deste post. Suas montanhas garantem um clima Europeu à cidade e, além de suas paisagens, as construções são o ponto forte do turismo, a exemplo do Museu Imperial e do Palácio de Cristal.

Para admirar a natureza 

Destinos Inverno Brasil para admirar a natureza

Outra cidade gaúcha fria e muito especial é Cambará do Sul, que abriga belas paisagens principalmente nos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza, na Cachoeira dos Venâncios e no Lajeado da Margarida. A região conta com estações bem definidas, sendo que no inverno é possível experimentar temperaturas muito baixas. Com frequência os termômetros da região marcam temperaturas negativas, neblina e geada também são comuns e característicos da região. Quem gosta de andar a cavalo pode optar pelo passeio de sete dias, onde é possível apreciar as belas paisagens e curtir as baixas temperaturas.

Urubici é conhecida como a Terra das Hortaliças, a 1.882 metros de altitude foi a cidade que marcou a temperatura mais baixa já registrada no Brasil: -17,8°C, com sensação térmica de – 46°C. Nos meses de inverno, geada e neve podem ser comuns na cidade. Ubirici é pequena porém charmosa, tem ótimas opções de restaurantes e passeios para admirar sua natureza formada principalmente por montanhas, muitas árvores, cascatas e cachoeiras. 

O que usar

As temperaturas no Brasil variam conforme os destinos que você pretende visitar. Os próprios destinos citados neste post já têm características de clima e temperatura muito diferentes. Por isso, fiquei de olho nas previsões climáticas da região que você pretende visitar antes de escolher todos os itens que irão compor a sua mala de viagem!  

Para passeios mais urbanos, muito aquecimento aliado à elegância! Não esqueça da primeira camada de roupas térmicas, que podem ser combinados com casacos de lã batida, como os modelos Colorado (masculino) e Viena (feminino). Calçados que unem aquecimento e muito conforto para as suas caminhas, como as botas Estocolmo (feminina) e Santiago (masculina) são os mais indicados. O frio não é intenso? Para temperaturas amenas, o tênis Bristol também é uma ótima opção!

Inverno no Brasil

Prefere curtir a natureza em passeios que fogem dos roteiros clássicos ou a neve? Conforto e muito aquecimento são as palavras de ordem. Neste caso, além de uma primeira camada de roupas térmicas, sugerimos uma segunda camada com roupas e acessórios em fleece. Para a última camada, aposte na Jaqueta Feminina Alpine, forrada com pluma de pato. 

Inverno Brasil O que Usar

Gostou das nossas sugestões? Quer mais uma ajuda para definir quais os itens que devem estar na sua mala? Entre em contato conosco

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo