Campos do Jordão SP

O inverno em Campos do Jordão: o que fazer e o que levar na mala

Campos do Jordão é a cidade mais fria de São Paulo e também uma das mais geladas e charmosas do país, tanto que é conhecida como a Suíça brasileira. Fica a apenas 90 km da capital do estado, na Serra da Mantiqueira, e é o destino preferido de muitos apaixonados pelo inverno assim que os termômetros começam a registrar baixas temperaturas.

Temperatura e clima de Campos do Jordão

Durante os meses frios, a média das temperaturas mínimas na cidade é de 5°C, mas podem ficar um pouco mais baixas eventualmente. Durante o dia as temperaturas máximas costumam chegar a 18°C, mas dificilmente os termômetros apontam temperaturas superiores no auge do inverno. Em agosto e setembro o frio continua, embora menos intenso e com mínimas de aproximadamente 4°C e máximas de 20°C.

Dias com céu encoberto também são comuns neste período do ano em Campos do Jordão, embora o inverno não seja a época mais chuvosa. O registro de geada nos meses mais frios do ano não é raro na cidade, o que torna os cenários ainda mais invernais e atrativos para os turistas.

Turismo em Campos do Jordão

Campos do Jordão

Em meio às paisagens imponentes da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão oferece aos seus visitantes muitos opções gastronômicas, festas e eventos, assim como um comércio bem agitado. São várias chocolatarias, cafés, cervejarias, restaurantes, bares, pousadas e hotéis espalhados pela cidade. Você encontra a maioria deles no movimentado bairro Vila Capivari, um bairro temático e influenciado pela cultura europeia presente na região.  

Durante o dia também é possível aproveitar outras atrações e passeios populares entre os turistas que visitam a Serra da Mantiqueira, como o Palácio Boa Vista, o Museu Felícia Lerner, o Parque Amantikir, o Horto Florestal e a estação ferroviária.

Os tradicionais passeios de bondinho pela cidade não poderiam ficar de fora desta lista. Esta  é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam Campos do Jordão, que podem optar por duas opções de roteiros completos para explorar o destino a bordo de um bondinho vermelho e amarelo.

Para quem viaja com crianças, o Centro de Lazer Tarundu é uma ótima opção! O local oferece mais de 33 opções de atividades diferentes e divertidas em meio à natureza, como tirolesa, paintball, arvorismo e até mesmo um rinque de patinação no gelo que funciona durante os meses frios.   

Os cenários naturais e belíssimos da Mata Atlântica ficam ainda mais encantadoras no Morro do Elefante, no Belvedere e na Pedra do Baú. No Pico do Itapeva, a 2.030 metros de altitude, também é possível apreciar a vista de mais de 10 cidades do Vale do Paraíba.

Durante os meses frios, especialmente em julho, a cidade conta como uma extensa programação cultural. O Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão, que acontece no Auditório Cláudio Santoro, é o maior do seu gênero na América do Sul e possui até mesmo uma programação especial para crianças. 

O que usar em Campos do Jordão no inverno

Blusa Fleece Fiero

A mala ideal para uma viagem a Campos do Jordão pode variar muito de pessoa para pessoa. Se você costuma ser mais sensível ao frio, não deixe de levar em consideração esta característica e complemente a mala com alguns itens mais robustos. Quem mora em cidades mais quentes, também pode sentir mais o efeito das baixas temperaturas da serra e, por isso, vale a pena estudar melhor todas as peças que serão colocadas na bagagem. 

A mala apropriada também deve estar relacionada aos passeios que você está programando. Se a sua agenda de passeios for mais urbana, com visitas a ambientes fechados, pense em aquecimento e elegância. Já para atividades ao ar livre, é necessário incrementar a mala com produtos confortáveis, resistentes e com tecnologia para manter o seu corpo protegido e com uma sensação térmica agradável e confortável.  

Lembre-se que o look de inverno ideal é composto por três camadas. Comece com blusas e calças segunda pele, que terão a função de regular a temperatura do corpo e mantê-lo(a) seco(a) e confortável. A segunda camada será a responsável por mantê-lo(a) aquecido(a), isolando seu corpo do ambiente externo e impedindo que ele perca calor. Os materiais dessas roupas de frio são compostos por uma uma barreira que impede o calor de sair e o frio de entrar, um exemplo seriam as blusas e casacos em fleece ou suéteres.  

A última camada é composta por um casaco mais robusto. A função dessa camada é protegê-lo(a) de agentes externos sem impedir que o seu corpo expulse o suor expelido pelas duas camadas internas. Se a previsão for de chuva durante a sua viagem, invista em casacos que tenham tratamento impermeável.

Para o aquecimento ideal dos pés, opte por botas forradas em lã ou materiais térmicos, elas são essenciais para evitar o frio e manter o conforto térmico. Assim como os casacos, caso a previsão seja de chuva, é necessário que tenha tratamento impermeável. Para complementar o aquecimento, meias térmicas apropriadas para baixas temperaturas são uma ótima opção também!

Pensando em uma situação na qual você tenha que estar bem preparado(a), inclua gorrosprotetores de orelha ou até mesmo balaclavas para proteger a cabeça. As luvas e os cachecóis térmicos costumam ser essenciais em qualquer momento das viagens a destinos de inverno, além de protegerem do frio, tornam o visual super elegante para seus passeios pela Serra da Mantiqueira.    

Esperamos que estas dicas tenham auxiliado na organização da sua viagem para Campos do Jordão durante o inverno! Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais dicas para a sua viagem? Entre em contato conosco através dos comentários!

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

2 comentários de “O inverno em Campos do Jordão: o que fazer e o que levar na mala”

  1. Estivemos em Campos do Jordão à duas semanas, lugar lindo que amamos. Em breve voltaremos, assim que reabrirem os parques. Parabéns pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo