7 maneiras de como organizar blusas de frio

16 de julho de 2021 - Por Portal de Inverno

Você faz parte do grupo de pessoas que às vezes para na frente do guarda-roupas e pensa: “não tenho nada para vestir”? Se a resposta é sim, este post é perfeito para te auxiliar a tirar de vez essa frase do seu vocabulário. 

Sabe-se que muitas casas possuem armários ou closets bagunçados e confusos, principalmente quando a pessoa tenta colocar duas ou três estações de roupas em uma pequena área. Mas, não se desespere, com algumas dicas simples, você saberá como organizar blusas de frio e as demais peças de maneira prática e ordenada. 

Se você não consegue mais fechar as gavetas da cômoda, encontra biquínis com os suéteres de inverno ou gasta meia hora para achar o que vestir para o dia, é hora de assumir o controle do seu roupeiro. Dê uma olhada realista em seus itens e faça algumas alterações. 

Qual a melhor maneira de organizar roupas de frio? 

Quando a temperatura começa a mudar, seja para frio ou para calor, provavelmente você precisa trocar as peças do roupeiro para as roupas da estação vindoura. Classificar as roupas por estação é uma maneira comum de organizar seu guarda-roupa. Mesmo que você tenha espaço suficiente para armazenar todos os seus itens do vestuário para inverno e verão juntos, ideias para guardar as blusas de frio sem danificar ou deixar com aquele cheiro de guardado são muito bem-vindas, certo?

A organização das roupas de inverno delicadas merece atenção redobrada, para não correr o risco de deformar, amarelar, mofar ou estragar as peças. É importante lavar as roupas no início e fim da estação, para poder armazená-las limpas e cheirosas. 

As roupas de frio produzidas em lã, couro e outros materiais resistentes não são tão fáceis de guardar como as roupas do dia a dia, por isso, vamos trazer para você dicas simples para armazenar suas blusas de inverno de forma correta, preservando suas qualidades

Uma regra importante é evitar guardar as peças, principalmente de e algodão em local úmido, quente, ou onde pega sol. O ideal é armazená-las em um espaço seco, arejado, frio e que não receba a luz diretamente, pois o sol pode até mesmo causar alteração da cor dos produtos. 

Etapas para manter seu guarda-roupa organizado 

Guarda-Roupa Etapas para Organizar

A organização das roupas deve ser personalizada para o seu próprio uso, afinal, o gosto particular de cada pessoa não se discute. Mas, o armazenamento deve ser prático e funcional. Ao iniciar sua organização, use o conceito “menos é mais”. Se você quiser realmente usar tudo o que possui, geralmente é melhor ter menos itens no roupeiro ou na cômoda. O espaço adicional dará mais visibilidade às peças, facilitando que sejam vistas e usadas. 

E, para ter esse espaço extra, você vai precisar rodar os itens de acordo com a temperatura. Mas isso tem um lado bom: cada vez que você altera as roupas, parece até que foi às compras! 

O uso de um sistema rotativo também permite identificar as peças que você deseja preservar com cuidado. Ninguém gosta de ver que a peça favorita do vestuário ficou danificada, não é mesmo? Com esse sistema de rotação, você analisa suas roupas ao menos duas vezes por ano, garantindo que tenha tempo para organizar e cuidar dos seus pertences. 

As etapas a seguir são sugestões de armazenamento das suas roupas e acessórios para o outono e inverno. Continue a leitura para saber como organizar blusas de frio e demais peças:

1 – Faça um check-up geral nas suas roupas

Organize o Roupeiro

O primeiro passo para se organizar quando as temperaturas caem é revisar tudo o que você possui atualmente, tanto roupas de verão quanto de inverno. Aproveite que você irá guardar as roupas de calor para analisar cada item. Separe as peças em: manter, vender ou doar, jogar fora. 

Sabemos que essa parte é difícil, mas precisa ser criteriosa. Uma roupa que você não veste há meses, provavelmente não irá usar mais. Com certeza, a pessoa para quem você doará os itens, ficará muito feliz! 

Além disso, quanto menos entulhado seu guarda-roupa está, mais fácil fica de ver o que você possui e escolher a roupa ideal para o momento. Tenha peças básicas que combinam com diversos itens, com isso você irá se vestir com mais rapidez e praticidade, deixando mais tempo para curtir e fazer o que gosta. 

Revise as peças estragadas, têm concerto? Ótimo, leve para uma costureira ou sapateiro e você terá uma roupa ou calçados novos, agora se não tem como arrumar, o único jeito é jogar fora mesmo. 

2 – Guarde as roupas de verão 

Guarde Roupas em Caixas

Muito bem, você já fez a seleção das roupas, e pode começar a guardar as peças de calor em um lugar separado, ou mudá-las para a parte de trás ou para a lateral do guarda-roupa. Manter essas peças longe da vista e da mente ajudará você a se concentrar no roupeiro de inverno. Não tem espaço suficiente? Separe as roupas ordenadamente em caixas etiquetadas e coloque-as embaixo da cama, no sótão, no porão ou na garagem. 

Ah, uma boa dica é colocar sacos de lavanda nas caixas (com tampa) em que você está armazenando as roupas de verão, para mantê-las cheirosas e protegê-las das traças e poeira. 

3 – Escolha cuidadosamente as roupas que precisam ser penduradas 

Roupas que precisam ser penduradas

Com as roupas para o calor guardadas e os itens de inverno selecionados, agora você tem uma área maior para começar a se organizar. A maioria dos armários não possui muito espaço para pendurar as roupas, certo? Dependendo do tamanho do seu, seja criterioso com o que você pendura. Evite, ao máximo possível, encher demais o seu armário, pois isso tornará muito difícil encontrar as coisas. 

Separe as roupas por tipos: camisas, blusas, calças, suéteres, moletons, coletes e assim por diante. Organize o roupeiro por cor e comprimento da peça que ele ficará arrumado e bonito. 

4 – Use prateleiras para armazenar suéteres, tricôs e blusas de frio 

Guarde Suéteres nas Prateleiras

Um dos maiores desafios de armazenamento é a organização de suéteres e roupas de tricô pesadas. Esses itens não devem ser pendurados em cabides porque eles podem esticar e perder a forma. Mas, dobrá-los em uma grande pilha também não é a melhor opção. A solução é adicionar mais prateleiras para guardar as peças dobradas em pilhas menores. Assim, as blusas de frio também ficam bem organizadas e mais à vista, porque, você não usa o que não vê, correto?

5 – Encontre um bom lugar para os casacos e acessórios de inverno 

Pendure Casacos Pesados

Os casacos de inverno são itens grandes e robustos e ocupam muito lugar no guarda-roupa. Uma boa ideia é guardar casacos pesados e acessórios na entrada ou outro lugar que você tenha espaço disponível. Use cabides de madeira para blazers, jaquetas pesadas e casacos de lã.

No hall de entrada, quer você tenha uma pequena cômoda ou um chapeleiro, uma dica é guardar os acessórios em caixas transparentes, dessa forma eles ficam bem visíveis e acessíveis. Lembre-se sempre de manter bonés, cachecóis, gorros, luvas e protetores de orelhas juntos e guardados no mesmo lugar, pois ao armazená-los em vários lugares diferentes, itens como as luvas podem perder seus parceiros, o que acontece com frequência com as meias, não é mesmo? 

6 – Instale ganchos para pendurar joias, lenços e outros acessórios 

Ganchos para Pendurar e Organizar

Acessórios mais pesados podem ficar em caixas, ou gavetas, agora lenços de malha mais delicados é melhor que sejam pendurados em ganchos no quarto ou na entrada. Um cabideiro também é uma ótima opção para manter os acessórios visíveis e fáceis de serem acessados. 

Os ganchos são uma maneira inteligente de guardar bijuterias, gravatas, cintos e outros itens menores. Afinal, você não os quer todos amontoados, certo? Use prateleiras para chapéus e bolsas, a ideia é manter o máximo possível de itens à vista e acessível. E, dessa forma, fica tudo muito bonito e organizado.  

7 – Tenha cuidado com os seus calçados de frio  

Assim como as roupas de inverno, os sapatos para a estação fria são mais pesados e você fica mais suscetível a chegar em casa com eles sujos e molhados, ainda mais se o inverno for chuvoso. Então, com exceção dos calçados elegantes ou de uso interno, não é interessante armazená-los dentro ou perto de um armário cheio de roupas, antes de limpá-los. 

Mas, e as botas? As botas de cano longo não podem ser dobradas, pois isso danifica o produto. É necessário um espaço adequado para elas e, caso for guardá-las em caixas, certifique-se de que estão limpas e secas. Uma dica importante para as botas de cano longo, é colocar bucha de plástico ou papel dentro para que a peça não fique deformada. 

Por fim, todos os calçados de couro, precisam ser cuidados, limpos e armazenados com atenção. Se a bota de couro ficou molhada, da chuva ou da neve, ela precisa secar e respirar, eliminando a umidade antes de guardar, por isso, evite colocá-las em caixas ou dentro do roupeiro antes de estarem completamente secas. O ideal para calçados de couro que estão em uso, são locais arejados. Como regra geral para produtos em couro, não os coloque em sacos plásticos, pois o couro precisa respirar e, não os exponha ao sol ou outras fontes de calor, o que pode desbotar a cor e fazer com que percam o formato. 

Depois de todas estas dicas, você não sabe por onde começar ou ainda está inseguro em como organizar suas roupas? Existe um profissional especialista em organização: o personal organizer. Essa pessoa irá ajudá-lo a se organizar, revisando tudo o que você deseja armazenar e fazendo recomendações sobre as melhores formas para isso. Com uma organização personalizada você irá aproveitar melhor os espaços e tornar o seu armário acessível em qualquer estação. 

Conta para nós nos comentários, deu vontade de começar a arrumar os seus pertences? Organização é importante não apenas no quesito vestuário, mas na casa toda, no trabalho e na vida em geral. Comece aos pouquinhos, o início é mais difícil, mas, você vai ver depois que manter a organização é fácil, e irá tornar os seus dias menos estressantes, mais práticos e mais felizes. Um abraço 😉 

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top