Sobretudo, jaqueta e casaco de lã: características, como usar, cuidar e escolher

17 de junho de 2021 - Por Portal de Inverno

Existem tantas opções diferentes de casacos de lã no mercado, que pode ser difícil saber qual modelo escolher e como usá-lo. Por isso, preparamos este guia completo para ajudar você a escolher o melhor! Continue a leitura para descobrir o que é um casaco de lã, quais são os principais modelos, suas vantagens, como limpar e armazenar e os melhores looks com a peça.

O sobretudo, jaqueta ou casaco de lã é uma das peças mais elegantes para usar no inverno. Ele é curinga para compor looks sofisticados, casuais e urbanos e não pode faltar na mala de viagem se o seu destino for algum lugar frio.

Um casaco de lã batida possui lã natural na sua composição, diferenciando-o assim, dos modelos sintéticos. Mas ele não precisa ser necessariamente 100% em lã para ter qualidade, resistência e aquecer, na verdade, é melhor que eles tenham poliamida na composição, a fim de proporcionar um toque mais macio e aquecimento eficiente.

Talvez você já tenha observado em alguns produtos que eles são compostos por 85% lã e 15% poliamida, retirando o toque seco que um produto feito apenas com lã teria. Outra diferença entre a lã sintética e a lã natural está no preço: devido ao toque macio, textura, aquecimento, qualidade e resistência que a natural possui, seu preço acaba sendo mais elevado. Se você quiser saber mais sobre os diferentes tipos de lã, benefícios e de onde ela vem, confira o post completo que preparamos!

Casacos de lã: principais modelos

Um casaco sem gola é elegante e atemporal, realçando qualquer visual. Ele pode ser usado com um vestido e botas de salto alto e cano curto para compor um estilo mais sofisticado, ou com uma blusa e calça, e calçado social, formando, assim, uma composição formal, mas estilosa.

Casaco sem gola

Um casaco de gola alta, ou gola funil, é super moderno, e irá fornecer proteção extra, ao aquecer a região do pescoço. Um modelo de lã batida na cor preta, por exemplo, é um clássico que une sofisticação, funcionalidade e estilo. Já uma opção na cor vermelha é um arraso, tornando qualquer look elegantérrimo! Confessa que você se imagina usando esse casaco de lã em Paris, vai!

Sobretudo de lã

Assim como o casaco de lã vermelho, o sobretudo em lã também é muito elegante! Ele aquece mais do que as versões já citadas pelo fato de ser mais alongado. Alguns modelos podem ter por característica o cinto de amarrar na cintura e gola ampla, outros podem ter botões diferenciados e capuz, mas no conceito geral, qualquer tipo de sobretudo se ajusta ao corpo, deixando a silhueta harmônica.

Os casacos de lã podem ter também versões mais curtas, ideais para looks elegantes em dias de temperaturas baixas, mas que não chegam a ser negativas. Os modelos longos com forro térmico são boas opções quando os termômetros marcam até -30°C, mas com chuva e neve leves, pois esse material não pode ficar encharcado. No caso de frio extremo, precipitações e neve molhada, sugerimos o uso de casacos impermeáveis, com propriedades térmicas eficientes e que protejam dos agentes externos!

Benefícios dos casacos de lã

Casacos de lã benefícios

Fibra natural e renovável: a lã vem de ovelhas, portanto é uma fonte renovável de material;

Altamente respirável: os casacos de lã são naturalmente respiráveis, o que significa que as fibras de lã permitem que o ar flua de forma natural. Isso impede o superaquecimento e mantém você confortável;

A lã mantém seco(a): as fibras da lã absorvem a umidade da pele, liberando-a do tecido por meio da evaporação, o que pode ajudar a manter você aquecido nos dias frios e úmidos;

A lã é resistente a odor: os produtos de lã são resistentes a odores devido às suas propriedades naturais e antimicrobianas;

Quente e confortável: a lã batida é de origem animal, mas é confeccionada com um tipo de lã mais macia, confortável, durável e resistente ao amassamento, além de ser um excelente isolante térmico.

Como cuidar dos casacos de lã

Como cuidar casaco de lã

Com o cuidado certo, o casaco (ou qualquer outro produto de lã) pode durar muitos anos. Casacos que contêm lã na composição devem ser lavados a seco, pois a água deforma o fio na lavagem, encolhendo o produto, e tornando-o até mesmo inutilizável. O que não é o caso de alguns pingos de chuva, o que não pode é encharcar o casaco, certo? Confira mais dicas para a limpeza e armazenamento das peças:

Escove delicadamente o tecido: com uma escova macia apropriada para isso, ou se você não tiver uma, poderá utilizar o lado macio da esponja. Isso é para remover as sujeira e fiapos da superfície antes de colocá-lo de volta no guarda-roupa;

Pendure os casacos de lã em cabides de plástico ou madeira: os cabides devem ser fortes e largos, para que o peso do casaco não estique as áreas dos ombros. Também é interessante pendurar os casacos de lã em um local com bom fluxo de ar;

Acidentes com líquidos: no caso de derramar líquidos na lã seque imediatamente, sem esfregar, para não correr o risco de espalhar o líquido e o empurrar mais fundo na lã. Se o que foi derramado no casaco contiver pigmentos, consulte uma empresa de lavagem a seco ou o fabricante do casaco para saber o que fazer (dependendo do tipo de lã, a ação necessária pode ser diferente);

Lave a seco duas vezes por ano: os casacos de lã não podem ser lavados com água! A melhor opção é a lavagem a seco na lavanderia umas duas vezes por ano, no início e final do inverno. Mas se você achar necessário, poderá fazê-lo com mais frequência;

Armazene os casacos em sacos respiráveis: após a temporada de uso, os casacos de lã podem ser dobrados e guardados em sacolas ou sacos que possibilitem que a lã respire. Também é importante que fiquem longe dos raios solares.

Agora que você já sabe o que é lã, quais os melhores modelos e como cuidar das peças, vamos aos looks?

Sobretudo de lã: um look masculino sofisticado

Sobretudo de lã masculino

Neste look o modelo veste um sobretudo em lã italiana, com uma calça jeans e botas. A luva em couro proporciona ainda mais elegância ao visual e o cachecol complementa a produção. O sobretudo é um clássico do mundo da moda! Item curinga no guarda-roupa masculino, é uma excelente opção para enfrentar os dias mais frios do inverno com sofisticação.

Look despojado com casaco de lã verde

Look despojado casaco de lã verde

Nesta composição a modelo usa um casaco de lã premium na cor verde, uma calça cirrê preta e botas de cano curto e salto baixo. Este look é elegante, urbano e possui um toque de descontração, não é mesmo? Um modelo certeiro para aquela viagem de inverno tão sonhada!

Sobretudo de lã com pelos: beleza e elegância

Sobretudo de lã com gola de pelos

Este look arrasador é composto pelo casaco de lã premium com gola de pelos, calça cirrê preta, bota marrom e luvas em couro natural. A produção reúne tudo o que é necessário em um look de inverno: proteção térmica, beleza, conforto, charme e muita sofisticação.

Ao escolher um casaco de lã, é bom levar em consideração seu tipo de corpo. O casaco precisa ficar bem encaixado nos ombros, as mangas devem ir até abaixo do pulso, e o busto não pode ser apertado, deixando espaço para vestir outras camadas embaixo. Tenha em mente, também, ao adquirir o seu casaco, que um modelo de lã de qualidade, resistência e durabilidade, terá o seu custo. Certifique-se de adquirir algo que vai te acompanhar por muitos invernos.

Escreve aqui embaixo nos comentários se você gostou do nosso guia. E até breve! 😉

Portal de Inverno - 17/06/2021

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano. Acesse nossa loja virtual e encontre roupas, acessórios e calçados para o frio, inverno e neve: www.fieroshop.com.br .

Últimos artigos de Portal de Inverno

Ver todos os posts de Portal de Inverno

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

19/06/2017 - Por Portal de Inverno

Dicas para pedalar no inverno

O inverno está chegando e você já pode estar com vontade de guardar sua bicicleta e hibernar pelos próximos meses. Mas, […]

Top