8 dicas para manter a hidratação durante o inverno

30 de agosto de 2021 - Por Portal de Inverno

Quando chega a estação mais fria do ano, normalmente o seu consumo de água cai consideravelmente, não é mesmo? Seja pela falta de hábito, ou pela própria falta de vontade de hidratar-se. No entanto, é necessário continuar atento a esse aspecto mesmo no inverno, porque a ingestão de água regula a temperatura corporal e transporta nutrientes no organismo.

Nesta época mais gelada do ano, também é muito importante manter o consumo de líquidos para evitar a desidratação e o ressecamento da pele, sendo que ainda o corpo fica mais suscetível a doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Manter a hidratação do organismo, ainda faz com que as células e as funções vitais continuem em operação, evitando tonturas, desmaios e até mesmo estados de confusão mental.

Outro ponto interessante é que tanto a curto quanto a longo prazo, a hidratação retarda o envelhecimento da pele, isso porque impede seu ressecamento, além de descamação, aspereza e sensibilidade, por exemplo. Isso também evita o aparecimento de rugas, mantendo-a mais firme e saudável.

Para quem pratica atividades físicas, os cuidados com a hidratação seguem as mesmas recomendações, assim como em períodos mais quentes. A desidratação causa piora no desempenho, além de fadiga, cãibras, superaquecimento do corpo, entre outros fatores. Conforme especialistas, o recomendado é ingerir 250 ml de água a mais para cada meia hora de exercício.

hidratação no inverno atividade física

Qual é a quantidade certa para ingerir?
Não existe uma quantidade ideal de consumo de água, mas estudos indicam o consumo de 2 litros por dia. No entanto, para saber se está ingerindo corretamente, uma dica é observar como está a urina: se ela estiver escura e com odor forte, é sinal que deve beber mais esse líquido, com exceção para casos de condições de saúde especiais.

Também, um médico clínico geral pode ser consultado, porque após a realização de exames, o profissional terá como estabelecer o melhor nível de hidratação, levando em consideração seu perfil e estilo de vida.

Além disso, há uma dica essencial que vale para todas as estações e momentos: não esperar sentir sede para tomar água. Isso porque esse estado já é um sinal de desidratação. Para criar esse hábito, carregue uma garrafa quando sair, deixe à vista o objeto e o mais perto possível de você na hora de trabalhar ou até mesmo durante o lazer. No frio, uma vantagem é que a ingestão pode ser mais confortável, já que o líquido ficará em temperatura ambiente.

Que tal também usar lembretes para te incentivar a beber água? Com a era digital e o uso de smartphones, existem apps gratuitos nas principais lojas do segmento para auxiliar nesse processo. Se não curte aplicativos, defina alguns alarmes ao longo do dia.

Para te ajudar a manter-se hidratado, separamos 8 dicas para você seguir no dia a dia. Elas podem ser usadas tanto no inverno, quanto no verão.

Confira a lista:
1) Consuma frutas ricas em água, como melancia, abacaxi, laranja, melão, entre outras. Elas são ótimas também para uma alimentação mais equilibrada e cheia de nutrientes.

2) Como alternativa prática, beba suco de frutas, polpas congeladas ou de coco. São bebidas que podem te ajudar a variar na alimentação.

3) Não gosta de beber água pura? Solte a criatividade e invista em opções aromatizadas. Frutas picadas, folhas refrescantes e gotas de limão vão dar um sabor diferenciado.

4) Além de frutas, consuma vegetais e legumes que contêm água, como pepino, alface, rabanete, tomate, pimentão verde e outros. Serão pratos coloridos e cheios de nutrientes.

5) Se você gosta de sopa, esse é um prato ótimo para te auxiliar na hidratação, além de aquecer o corpo.

6) Os chás são uma boa alternativa para manter o corpo hidratado e aquecido. São diversas opções, mas tenha cuidado na hora de escolher, porque algumas têm características diuréticas.

7) Se for consumir bebidas alcoólicas, não esqueça de intercalar com copos de água, pois álcool desidrata.

8) Crianças e idosos são mais suscetíveis à perda de líquido. Por isso, é necessário beber água com frequência, principalmente no frio e tempo seco.

Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe este post com outras pessoas que precisam conhecer essas informações para aproveitar o inverno com muito mais saúde. Até o próximo post!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top