Seis doenças comuns do inverno e como tratá-las

6 doenças mais comuns do inverno e como tratá-las

Cada estação chega com uma carga de vírus e bactérias e com o inverno não é diferente. Saiba aqui quais são e como tratar as doenças mais comuns do período!

O inverno está chegando e com ele muitas doenças comuns, típicas da estação. As maiores vilãs são as doenças respiratórias transmissíveis, pois com a temperatura mais baixa e ar mais seco, a proliferação de vírus e bactérias é facilitada. Veja algumas das doenças mais comuns no inverno e saiba como tratá-las!

Quais são e como tratar as doenças mais comuns do inverno?

Manter-se saudável e poder aproveitar os meses frios ao máximo é possível. Na lista que preparamos, você vai saber quais são e como tratar as doenças mais comuns do inverno!

1. Gripes e resfriados

Doenças Inverno Gripes e Resfriados

O resfriado provoca sintomas como coriza, espirros, dores de garganta e até conjuntivites, durando de 3 a 5 dias em média. É causado por infecções de vírus como os rinovírus, adenovírus e vírus sincicial respiratório.

Já as gripes são infecções causadas por vírus tipo Influenza, que ataca as vias respiratórias superiores, como garganta e nariz. Provocam sintomas como secreção nasal, coriza, febre, dor de garganta e dores no corpo, durando de 5 a 7 dias.

Como tratar: Não existem tratamentos específicos, mas o repouso é indicado, além do uso de analgésicos para a dor e descongestionantes ou lavagem nasal para tratar e remover as secreções.

2. Sinusite

Doenças Inverno Sinusite

A sinusite é a inflamação dos seios perinasais, ou seja, os seios da face. Causa sintomas como secreção nasal, dores na região da face, além de dores de cabeça. É causada por infecções causadas por vírus de gripe e resfriados, sendo que uma pequena parte pode ser causada por bactérias.

Como tratar: O tratamento deve ser indicado por um médico, mas pode envolver descongestionantes com corticosteroides, anti-histamínicos e analgésicos.

3. Rinite Alérgica

Doenças Inverno Rinite

Inflamação na mucosa que envolve e reveste o nariz, que pode ser causada por reações alérgicas, provocando espirros, coriza e coceiras. Os sintomas podem durar de alguns minutos até alguns dias. A substância causadora da alergia pode variar de pessoa para pessoa, sendo as mais comuns a poeira, pólen ou pelos de animais.

Como tratar: A rinite é crônica, não tendo cura, mas existem tratamentos para controlar e tratar os sintomas, como corticoides nasais, anti-histamínicos. É essencial evitar o contato com os causadores da alergia.

4. Otite

Doença Inverno Otite

Mesmo sendo típica do verão, as infecções mais comuns no inverno podem te deixar em risco de contrair a otite também. Mais comum em crianças, é uma infecção que afeta a garganta e chega até aos ouvidos, podendo ser causada por bactérias ou vírus.

Como tratar: O tratamento é feito com o uso de analgésicos para tratar a dor, como Ibuprofeno ou Paracetamol, e o uso de antibióticos quando há suspeita da causa ser infecção bacteriana.

5. Asma

Doenças Inverno Asma

As crises ocorrem em pessoas com predisposição à asma, com doenças inflamatórias nos pulmões, sendo desencadeadas por fatores alérgicos, como poeira e o tempo frio. Embora sejam mais comuns em crianças, adultos também podem ter crise de asma, que causa chiados no peito, tosse e falta de ar.

Como tratar: O tratamento é normalmente indicado pelo pneumologista, podendo prescrever corticoides e broncodilatadores.

6. Pneumonia

Doenças Inverno Pneumonia

Pode ser um resultado da gripe, por conta da baixa imunidade quando o corpo está resistindo à infecção. Ocorrem quando a infecção atinge os pulmões, podendo ser causadas por bactérias, vírus ou até fungos, em casos mais raros. Os sintomas incluem tosse com catarro, febre, calafrios. Em casos mais graves, é possível que ocorram crises de falta de ar.

Como tratar: O tratamento é feito na maioria das vezes com antibióticos, podendo ser solicitada a internação em casos mais graves.

Agora você conhece a lista de doenças mais comuns do inverno e já sabe como tratá-las, caso for acometido por algumas delas. E não se esqueça de contar com um seguro viagem saúde, caso for viajar nas férias de inverno, para garantir atendimento rápido, sem prejudicar seu turismo.

Então, você já teve algumas dessas doenças? Comente!

Andreia Silveira, redatora do site PlanodeSaudeNota10.

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo