Sumário
Práticas, super quentinhas e perfeitas para deixar a sua experiência ainda mais incrível, as botas de couro legítimo para neve são uma excelente opção para aquecer os seus pés com muito conforto. Mas você sabia que mesmo que o couro legítimo tenha durabilidade e resistência, é importante que alguns cuidados sejam tomados para prevenir o desgaste da bota? Como qualquer outro produto, os calçados em couro também exigem um procedimento cuidadoso de limpeza e conservação. Isso se torna ainda mais necessário se o seu destino tiver muita neve.
Tipos de botas em couro legítimo
Neste post, daremos dicas práticas e eficientes de como cuidar, limpar e aumentar a durabilidade das suas botas de couro legítimo para neve. Aqui você confere informações sobre os cuidados externos das botas de couro legítimo em materiais como napa, floater e relax. É importante ressaltar que essas dicas não se aplicam para botas de couro nobuck, graxo, atanado ou camurça. Se você deseja saber como cuidar e limpar botas forradas em lã, clique aqui e confira o post que produzimos para tirar todas as suas dúvidas.
Cuidado com as botas de couro
Uma das grandes peculiaridades das cidades com neve é o uso de sal nas ruas para auxiliar no degelo, com objetivo de proporcionar mais segurança e acessibilidade aos pedestres e motoristas. Só que este sal pode danificar as botas de couro, principalmente se alguns cuidados diários não forem tomados. Isso pode fazer com que a sua experiência de inverno seja prejudicada ou a durabilidade das suas botas para neve diminua. Quer saber o motivo? Ao caminhar nas ruas com neve e sal o couro resseca, intensificando o processo de desgaste do material e do solado.
Não se preocupe! Nada disso ocorrerá se você seguir as dicas deste post. É normal você encontrar gelo, água e neve durante suas viagens de inverno. Isso quer dizer que a sua bota realmente precisará aguentar todas as situações para proporcionar um caminhar seguro e confortável com eficiência. Normalmente encontramos pessoas que dizem: “a bota foi feita para esta finalidade de uso, por que preciso cuidar dela visto que já foi feita para suportar estas situações?” No entanto, mesmo que as botas para neve sejam verdadeiras companheiras de inverno, é ideal cuidar muito bem delas para preservar suas características.
Por este motivo, fizemos um passo a passo de 4 etapas simples e rápidas que realmente ajudam a aumentar a durabilidade das botas de couro para neve:
1 – Limpeza básica inicial
Diariamente limpe a sua bota, principalmente para remover as impurezas e substâncias prejudiciais ao couro e solado. Passe um pano levemente umedecido sobre a sua bota, começando pela parte do couro e finalizando no solado. Por isso, indicamos fazer este procedimento no final do dia ou no momento em que você deixar de utilizar o calçado.
2 – Hidratação do couro
Por ser um produto de origem animal, o couro legítimo precisa ser hidratado e limpo adequadamente. Desta forma, indicamos a limpeza com o Limpa Couro. Este produto tem a ação de limpar e hidratar o couro, removendo definitivamente as impurezas. Nossa dica é para que você efetue este procedimento pelo menos 1 vez por semana, caso você utilize a bota todos os dias, ou pelo menos 1 vez a cada 5 dias de uso se o uso não for contínuo.
3 – Impermeabilização do couro
Você pode estar se perguntando: impermeabilizar uma bota que já é impermeável? Sim, é importante você efetuar a manutenção dos agentes impermeabilizantes da sua bota de couro legítimo. Por mais que ela já seja impermeável, ao aplicar o Impermeabilizante Spray você aumenta a durabilidade do produto, pois ele ajudará a evitar que impurezas e sujeiras se fixem na bota no decorrer do dia. Ou seja, o impermeabilizante ainda proporciona mais resistência à água. Indicamos realizar este procedimento pelo menos 1 vez ao mês ou 1 vez a cada 20 dias de uso.
4 – O local adequado para guardar sua bota
É muito importante que você deixe a bota de couro respirar e secar após um longo dia na neve para eliminar a umidade. Para isto, busque um local arejado e evite armazenar as botas em caixas ou dentro de armários após o uso.
Estas foram algumas dicas sobre alguns hábitos importantes que você deve ter para cuidar das botas de couro, especialmente quando visitar algum destino com neve. Ainda, gostaríamos de listar alguns erros comuns para realizar a manutenção e conservação desses calçados. Em outras palavras, em hipótese alguma tente aplicar as alternativas listadas abaixo:
– Colocar a bota de couro na máquina de lavar roupa;
– Utilizar materiais inadequados para a limpeza das botas. Exemplo: produtos de lavar roupas;
– Guardar as botas em sacos plásticos;
– Dobrar o cano da bota de couro ao guardá-lo;
– Manter o calçado exposto ao sol ou outra fonte de calor.
Este simples passo a passo é fundamental para evitar futuras surpresas, como o desgaste prematuro do couro ou do solado. Esperamos que você tenha gostado das dicas!