Saiba como escolher botas para o inverno e neve

11 de novembro de 2021 - Por Portal de Inverno

Você deseja comprar uma bota de inverno, mas não sabe qual é o modelo mais adequado? Sabemos que há muitas opções e neste momento, ficar em dúvida é bastante comum, especialmente para muitos brasileiros que nunca tiveram a necessidade de adquirir produtos para enfrentar as baixas temperaturas. Mas não se preocupe, neste post você encontrará a melhor opção conforme seu estilo.

Há muitas questões importantes para considerar ao escolher seu calçado de inverno e/ou neve, além do estilo do produto. Com certeza o estilo da bota é uma questão importante na hora da decisão, mas ainda assim as questões técnicas precisam ser consideradas, pois acabam sendo mais importantes que o visual.

Na hora de buscar a bota ideal, é preciso pensar quando e onde elas vão ser usadas. Isso vai influenciar nas qualidades técnicas que ela precisa ter. Por exemplo, temperaturas extremas e neve exigem muito mais características térmicas do produto, essenciais não apenas para o seu conforto, mas também para a sua segurança.

1 – Considere a temperatura

Este é o ponto de partida para a escolha da sua bota. O frio será ameno, moderado ou intenso? Há opções adequadas para cada uma destas variações. No caso de frio extremo, é importante investir no modelo adequado para garantir que você manterá os dedos dos seus pés intactos. Neste caso, preste muita atenção nos materiais e, especialmente, na forração do produto, item essencial para auxiliar na manutenção térmica dos seus pés. Confira abaixo as principais opções de forração disponíveis para botas:

2 – Verifique se há forração com tecido

Botas para Inverno Neve Tecido

Dias de frio ameno com temperaturas em torno de 20°C não costumam exigir sapatos forrados para a maioria das pessoas. Neste caso, botas com forração em tecido e desenvolvidas com bons materiais já são o suficiente para garantir o conforto térmico dos seus pés. Invista em uma meia tradicional confortável e macia para complementar a proteção e conforto.

3 – Para frios moderados, opte pela lã sintética

Botas para Inverno Neve Lã Sintética

Para aqueles momentos nos quais uma opção com forração em tecido já não é o suficiente para manter seus pés aquecidos. Botas com forração em lã sintética são adequadas para o moderado, entre 2ºC e 20ºC. Esta forração garante o conforto e isolamento térmico adequados para os seus pés nestas ocasiões.

Por ser um tipo de forro com ótimo custo-benefício, é muito comum encontrarmos várias botas forradas em lã sintética nos pés em dias de inverno. Se a temperatura for mais intensa ou sua sensibilidade ao frio for um pouco maior, basta complementar com uma meia adequada e a proteção térmica é garantida.

4 – Já para frios intensos, prefira botas com lã natural

Botas para Inverno Neve Lã Natural

Os termômetros indicam temperaturas inferiores a 2°C? Já é hora de pensar em uma forração ainda mais eficaz. A lã natural de carneiro é um verdadeiro isolante térmico natural, um dos tipos de forros que mais aquece.

A lã natural age termicamente no pé, ou seja, quando está frio os poros da lã se fecham, deixando os pés protegidos e bem aquecidos, já quando está quente os poros da lã se abrem, deixando os pés refrescados. Desta forma, a lã natural de carneiro é um verdadeiro coringa, pois pode ser utilizada em temperaturas extremamente frias (até -25°C) e em temperaturas mais amenas (até 20°C).

Além de todos estes benefícios, a lã natural é naturalmente respirável, expelindo a umidade do pé e é hipoalergênica, agindo contra ácaros e fungos.

5 – Caso você vai praticar esportes, escolha tecido térmico

Botas para Inverno Neve Forro Térmico

Outra ótima opção para locais com frio intenso e neve. Muito utilizado em botas de esportes de inverno, como Ski e Snowboard, este tipo de forro também vem aparecendo em calçados casuais atualmente.

A forração Thermal Warm Protection é feita com tecnologia de performance, e isso atribui ao material o máximo de resistência e proteção contra o frio, contribuindo para o conforto térmico dos pés e facilitando a rápida absorção do suor. Desta forma, favorecem o aquecimento e garantem que os pés sejam mantidos secos por muito mais tempo.

Além disso, a proliferação de fungos e bactérias também é evitada devido à sua ação antimicrobiana.

Levando em consideração as características desta forração, é possível concluir também que é adequada para uma variedade maior de temperaturas (de 2°C a 28°C), alterando a intensidade do aquecimento do pé de acordo com a temperatura ambiente. Se estiver frio, o aquecimento dos seus pés é mantido de forma eficiente e, caso as temperaturas aumentem repentinamente ou você visite algum ambiente fechado, o conforto térmico também se mantém.

Lembrando que a nossa indicação de proteção térmica leva em conta o uso de meias leves normais (em algodão) e roupas adequadas para cada intensidade de frio. A sensação térmica pode variar conforme as demais peças de look e a sensibilidade de cada pessoa.

6 – Considere o ambiente e as atividades que vai praticar

Botas para Inverno Neve Ambientes Atividades

Este é outro fator determinante na escolha da sua bota. Você pretende utilizá-la em passeios mais urbanos ou a ideia é visitar regiões montanhosas e afundar o pé na neve? Se esta for a sua resposta, fique atento ao tipo de materiais externos e sola que são utilizados na confecção do produto. Para cada momento, existe um modelo apropriado.

Materiais com resistência, duráveis e que tenham tratamento impermeabilizante farão com que o produto resista aos impactos do trajeto e garantirão que as características se mantenham originais. Para evitar quedas, as solas apropriadas para locais úmidos e com neve devem ser confeccionadas em borracha com agarradeiras.

As caminhadas em locais com neve também precisam ser feitas com segurança, pois a umidade deixa as ruas escorregadias. Embora este ambiente permite até um salto alto, não dispense a impermeabilidade e solas tratoradas para evitar acidentes, além de umidade na parte interna do calçado. Para os passeios em dias secos, os calçados devem ser com solas leves e confortáveis.

7 – Pense na temperatura do seu destino

Como escolher botas para o inverno e neve destino

Cada viagem é única. Não deixe de levar em consideração as características apontadas anteriormente e acrescente mais dois itens na sua lista de avaliação: estilo e peso. Sobre este último item, é importante ressaltar que é pouco provável que você encontre uma bota apropriada para frio intenso e neve que seja muito leve. Por isso, não a compare com aquela que você usou para ir ao cinema na semana passada, ok?

Este é o momento para refletir sobre o período e atividades da viagem para determinar quais e quantas botas colocará na mala. Outro fator importante é que ela tenha um estilo versátil e prático. Botas com um estilo atemporal são ótimas para que possam ser ocupadas em outras viagens e ocasiões.

Uma ideia bem interessante para quem costuma optar por apenas uma para a viagem, é investir em calçados que permitam mais de uma possibilidade de uso, como modelos nos quais é possível dobrar o cano. Dois estilos diferentes em apenas um produto.

8 – Considere se você tem sensibilidade ao frio

A temperatura até pode ser a mesma, mas dificilmente a sensação térmica será semelhante para cada pessoa. Por exemplo, a sensibilidade ao frio pode ser muito diferente para mulheres e homens. Neste caso, ninguém melhor que você para saber qual costuma ser a reação do seu corpo para cada temperatura. Lembre-se disso na hora de escolher sua bota para o inverno.

9 – Pense nas suas roupas e acessórios

Apenas uma bota forrada não será suficiente para protegê-lo durante os dias frios, é necessário lembrar de roupas e acessórios adequados para estes momentos também. Um corpo bem aquecido acabará contribuindo muito para o aquecimento dos seus pés.

Esperamos que o post tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas para a definição do melhor estilo para os seus momentos de inverno. Mas se você ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco através dos comentários!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top