Sumário
Casacos em pena ou pluma de pato costumam aquecer os dias frios de muitos apaixonados pelo inverno. A proteção térmica e praticidade são garantidas, já que estamos falando de um material natural que cria uma barreira térmica para o seu corpo. Além disso, esses produtos contam com várias outras vantagens, como compressibilidade, durabilidade e muita leveza. Ou seja, o máximo de aquecimento com um peso mínimo para aproveitar os dias mais gelados.
Um casaco de plumas de qualidade pode transformar os seus dias de inverno, mas só quem tem um deles no armário sabe que é preciso muito cuidado com a manutenção e limpeza do produto, especialmente durante a lavagem. Neste post você irá conferir dicas essenciais de como limpar e cuidar do seu casaco em pena ou pluma, para garantir a durabilidade e performance do produto.
Como Lavar e Secar
Embora a dica aqui seja como lavar seu casaco em pena ou pluma, sugerimos que evite ao máximo o procedimento. O ideal é que o casaco não passe pelo processo de limpeza mais do que uma ou duas vezes ao ano. A nossa dica é colocá-lo em contato com a água apenas quando notar acúmulo de sujeira, odor ou agrupamento desigual das plumas. E claro, faça uma lavagem no final do inverno antes de armazená-lo durante um período de tempo mais longo no seu armário.
Se necessário, faça algumas limpezas com pano úmido de forma mais frequente e de forma delicada, evitando o atrito excessivo do pano com o tecido do casaco. Depois de limpo, deixe o casaco secar completamente antes de armazená-lo.
Para a lavagem dos seus produtos com pluma, o ideal seria que você procurasse por algum serviço especializado. No entanto, se você quiser lavá-los em casa, procure obedecer o procedimento que descreveremos abaixo. Ah, a lavagem a seco deve ser totalmente descartada, ok?
Dicas de lavagem
Inicialmente, remova do casaco qualquer item que possa prejudicá-lo durante a lavagem e feche o zíper antes de colocá-lo na máquina. Verifique a máquina de lavar e confira se não está com qualquer acúmulo de produtos de limpeza ou sujeira antes de colocar o seu casaco. Também é importante configurar a máquina para lavagem de peças delicadas para evitar atrito excessivo.
O ideal é lavar somente em máquinas com abertura frontal e com capacidade igual ou maior a 8 litros. Se você não tiver outra opção e sua máquina tiver abertura no topo, é recomendado que tenha capacidade superior a 10 litros. Importante: não coloque outras peças, apenas o item que deve ser lavado com água morna, nunca água fria ou quente, e sabão neutro líquido. Existem nos mercados norte-americano e europeu itens específicos para lavagem deste tipo de material. Vale lembrar que amaciantes ou outros tipos de produtos de limpeza similares podem destruir o seu casaco em pena ou pluma. Por isso, muito cuidado!
Para secar o seu casaco, o ideal também é utilizar uma secadora com abertura frontal e no modo “baixo”. Neste estágio, também é interessante colocar bolinhas de tênis para que as penas sejam amaciadas. Ao retirar o produto, procure sacudir o casaco para que as plumas no interior sejam soltas. O processo completo de secagem pode levar até 4 horas.
Uma outra opção é deixar o casaco secando naturalmente, o que também pode ser bem mais demorado. Mas, se preferir esta opção, o ideal é deitar o casaco sobre uma toalha limpa em um local seco, porém longe dos raios solares. Ocasionalmente, redistribua as penas ou plumas no interior do casaco de forma manual. Este procedimento pode levar até uma semana para ser concluído, seja paciente!
Como Armazenar
Na hora de armazenar o seu casaco, a regra número um é evitar comprimi-lo. Embora ele seja extremamente compressível, deixe isso para os momentos necessários e quando tiver que colocá-lo na sua mala de viagem ou mochila. Quer saber o motivo? Longos períodos de compressão criam nódulos e espaços entre as penas, o que fará com que a jaqueta ou casaco fique com uma aparência achatada, além de diminuir a capacidade de manutenção do calor corporal. Além disso, longos períodos de compressão podem fazer com que as plumas se desestruturem e quebrem facilmente.
Como você já deve imaginar, é muito importante manter seu casaco em pena ou pluma seco e longe da água e umidade. Quando a pluma está molhada, ela fica pesada e perde sua capacidade de manutenção térmica. Por isso, evite utilizar seu casaco ou jaqueta em dias de chuva e, caso ela entre em contato com água ou umidade, tenha certeza de que o produto esteja totalmente seco antes de guardá-lo ou comprimi-lo.
O local para armazenagem deste tipo de produto deve ser fresco, arejado e seco. Armazená-los em cabides também é uma ótima dica!
Como consertar casaco em pena ou pluma
Um casaco de plumas costuma resistir a muitos invernos e algumas boas histórias e pequenos desastres costumam ser inevitáveis, não é? Caso o seu casaco esteja com algum rasgo, tente recolar o máximo de plumas para dentro. Se você puxá-las para fora, fará com o que o buraco aumente e mais plumas saiam.
Para consertar o local que está rasgado, evite agulhas. Existem algumas fitas e colas especiais para tecidos que selam o local e evitam que o rasgo aumente de tamanho.
Esperamos que este post tenha auxiliado nos cuidados e manutenção do seu casaco em pena ou pluma. É importante que, apesar das nossas dicas e sugestões, você observe as instruções na etiqueta do produto. Afinal, para todas as regras há exceções e é muito importante que você siga as instruções do fabricante.