Como limpar cuidar casaco pluma

Como limpar e cuidar do seu casaco em pena ou pluma

As penas e plumas de pato costumam aquecer os dias frios de muitos apaixonados pelo inverno. A proteção térmica e praticidade é garantida já que estamos falando de um material natural que cria uma barreira térmica para o seu corpo e ainda conta com várias outras vantagens como compressibilidade, durabilidade e muita leveza. O máximo de aquecimento com um peso mínimo!

Um casaco de plumas de qualidade pode transformar os seus dias de inverno, mas só quem tem um deles no armário sabe que é preciso muito cuidado com a manutenção e limpeza do produto, especialmente durante a lavagem. Neste post você irá conferir dicas essenciais para garantir a durabilidade dos seus casacos com plumas, além de práticas que favorecem e auxiliam na manutenção estética e performance do produto.

Como Lavar e Secar 

Como Lavar Secar Casacos Plumas

Embora a dica aqui seja como lavar seu casaco, sugerimos que evite ao máximo o procedimento. O ideal é que o produto não seja lavado mais do que uma ou duas vezes ao ano! O ideal é colocá-lo em contato com a água apenas quando notar acúmulo de sujeira, odor ou agrupamento desigual das plumas. E claro, faça uma lavagem no final do inverno antes de armazená-lo durante um período de tempo mais longo no seu armário. 

Se necessário, faça algumas limpezas com pano úmido de forma mais frequente e de forma delicada, evitando o atrito excessivo do pano com o tecido do casaco. Depois de limpo, deixe o casaco secar completamente antes de armazená-lo.

Para a lavagem dos seus produtos com pluma, o ideal seria que você procurasse por algum serviço especializado. Mas, se você quiser lavá-los em casa, procure obedecer o procedimento que descreveremos abaixo. Ah, a lavagem a seco deve ser totalmente descartada, ok?  

Inicialmente remova do casaco qualquer item que possa prejudicá-lo durante a lavagem e feche o zíper antes de colocá-lo na máquina. Verifique a máquina de lavar e confira se não está com qualquer acúmulo de produtos de limpeza ou sujeira antes de colocar o seu casaco, também é importante configurar a máquina para lavagem de peças delicadas para evitar atrito excessivo.

O ideal é lavar somente em máquinas com abertura frontal e com capacidade igual ou maior a 8 litros. Se você não tiver outra opção e sua máquina tiver abertura no topo, é recomendado que tenha capacidade superior a 10 litros. Importante: não coloque outras peças, apenas o item que deve ser lavado com água morna, nunca água fria ou quente, e sabão neutro líquido. 

Existem nos mercados norte-americano e europeu itens específicos para lavagem deste tipo de material. Vale lembrar que amaciantes ou outros tipos de produtos de limpeza similares podem destruir o seu casaco com enchimento em plumas, por isso, muito cuidado! 

Para secar o seu casaco, o ideal também é utilizar uma secadora com abertura frontal e no modo "baixo". Neste estágio, também é interessante colocar bolinhas de tênis para que as penas sejam amaciadas. Ao retirar o produto, procure sacudir o casaco para que as plumas no interior sejam soltas. O processo completo de secagem pode levar até 4 horas!

Uma outra opção é deixar o casaco secando naturalmente, o que também pode ser bem mais demorado. Mas, se preferir esta opção, o ideal é deitar o casaco sobre uma toalha limpa em um local seco, mas longe dos raios solares. Ocasionalmente redistribuia as penas no interior do casaco de forma manual. Este procecimento pode levar até uma semana para ser concluído, seja paciente!

Como Armazenar 

Como armazenar casaco de pena pluma

Na hora de armazenar o seu casaco a regra número um é evitar comprimi-lo. Embora ele seja extremamente compressível, deixe isso para os momentos necessários e quando tiver que colocá-lo na sua mala de viagem ou mochila. Quer saber o motivo? Longos períodos de compressão criam nódulos e espaços entre as penas, o que fará com que a jaqueta ou casaco fique com uma aparência achatada, além de diminuir a capacidade de manutenção do calor corporal. Além disso, longos períodos de compressão podem fazer com que as plumas se desestruturem e quebrem facilmente. 

Como você já deve imaginar, é muito importante manter seus produtos com enchimento em plumas secos e longe da água e umidade. Quando a pluma está molhada, ela fica pesada e perde sua capacidade de manutenção térmica. Por isso, evite utilizar seu casaco ou jaqueta em dias de chuva e, caso ela entre em contato com água ou umidade, tenha certeza de que o produto esteja totalmente seco antes de guardá-lo ou comprimi-lo.

O local para armazenagem deste tipo de produto deve ser fresco, arejado e seco. Armazená-los em cabides também é uma ótima dica!

Como Consertar 

Como consertar casaco pluma

Um casaco de plumas costuma resistir a muitos invernos e algumas boas histórias e pequenos desastres costumam ser inevitáveis, não é? Caso o seu casaco esteja com algum rasgo, tente recolar o máximo de plumas para dentro. Se você puxá-las para fora, fará com o que o buraco aumente e mais plumas saiam.

Para consertar o local que está rasgado, evite agulhas. Existem algumas fitas e colas especiais para tecidos que selam o local e evitam que o rasgo aumente de tamanho.

Esperamos que este post tenha auxiliado nos cuidados e manutenção do seu casaco em pena ou pluma. É importante que, apesar das nossas dicas e sugestões, você observe as instruções na etiqueta do produto. Afinal, para todas as regras há exceções e é muito importante que você siga as instruções do fabricante.  

Somos o blog da Fiero! Aqui reunimos conteúdos de alta qualidade sobre o inverno, viagens, o que usar, dicas especiais e muito mais. Todos os conteúdos são produzidos por especialistas do frio e amantes da estação mais gelada do ano.

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

voltar ao topo