Como deixar o guarda-roupa cheiroso em simples passos

6 de agosto de 2021 - Por Portal de Inverno

Imagine a seguinte situação: você caprichou na lavagem das roupas, deixou-as bem limpinhas e cheirosas e, guardou no roupeiro. Mas, na hora que você foi usar, elas já não tinham mais aquele aroma agradável e fresco! Sabia que tem como deixar o guarda-roupa cheiroso com alguns truques simples e caseiros?

Os cheiros nos trazem memórias antigas, nos transportando para outras épocas. Você deve possuir lembranças que provavelmente associa com algum cheiro específico, não é mesmo? Existem pessoas, por exemplo, que reconhecemos antes mesmo de ver, só pelo cheiro. Por isso, os aromas desencadeiam emoções nas pessoas. Utilize este poder do olfato para começar o dia com bom humor, vestindo roupas limpas e perfumadas.

As sugestões a seguir são práticas e fáceis de seguir e, você pode aplicá-las em outros móveis nos quais você guarda, por exemplo: calçados, acessórios, roupas de cama, toalhas, cobertores, travesseiros, etc. Deixe tudo com um cheiro maravilhoso!

1 – Como fazer cheirinho para o guarda-roupa com amaciante

A nossa primeira dica vai te ensinar como deixar o guarda-roupa cheiroso com amaciante. A receita é simples:

– Duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
– ½ litro de água morna.
– Duas colheres de sopa de amaciante.

Agora misture bem os produtos em um recipiente com válvula spray. A água morna serve para diluir melhor os ingredientes. Essa solução pode ser aplicada nas roupas, móveis e ambientes, para deixar tudo com um cheirinho perfumado. Fácil, prático e barato!

2 – Óleos essenciais

Obtidos a partir de produtos naturais, os óleos essenciais possuem um aroma delicioso e bem característico. Eles vão deixar suas roupas com um cheirinho fresco. Uma dica é adicionar umas gotas na hora de lavar, quando a máquina realizar o último ciclo de enxágue. Para odorizar o guarda-roupa, molhe toalhas limpas de papel ou bolas de algodão com o seu óleo favorito e posicione-as nos cantos do armário. Além disso, alguns óleos essenciais repelem as traças. Renove o papel ou algodão uma vez por mês e tenha um guarda-roupas bem cheiroso e livre de traças.

Os óleos essenciais são utilizados também na aromaterapia. Uma técnica natural que usa os cheiros e partículas dos óleos para estimular o cérebro, auxiliando no alívio de resfriados, ansiedade, depressão, asmas e insônias. Além de conferir bem-estar e fortalecer a defesa do corpo.

3 – Lenços perfumados para secadora

Você conhece os lenços perfumados para secadora? Eles podem ser usados na secadora, é claro, para amaciar e perfumar as roupas. Mas se não possuir uma, você pode utilizar os lenços perfumados no roupeiro, colocando alguns nas prateleiras ou nos bolsos das roupas. Quando guardar as roupas de inverno, um lenço perfumado dentro de um envelope pode ser colocado entre essas roupas, evitando que elas fiquem com cheiro de ‘envelhecidas’ até que você as use de novo.

4 – Sabonetes

Um sabonete com um perfume forte pode emprestar o seu aroma para o ambiente. Mas atenção, embrulhe-o com um tecido limpo e fino, para que ele não encoste na roupa, se não poderá manchar. Mas o embrulho também não pode ser muito grosso, ou não deixará passar o aroma perfumado. Coloque os pacotinhos no armário, gavetas ou malas de roupas.

5 – Bicarbonato de sódio

Sabe o bicarbonato de sódio, que provavelmente está na sua cozinha? Ele é um produto extremamente versátil, que serve tanto para preparos culinários, quanto para auxiliar nas limpezas pesadas ou na saúde, sendo um poderoso antiácido. Falando das roupas, ele serve para remover manchas e absorver odores. Ponha 2 a 3 colheres de sopa do produto em um pequeno recipiente sem tampa, adicione umas gotinhas do seu óleo essencial preferido e coloque no roupeiro, que o bicarbonato de sódio irá absorver a umidade e livrar as roupas do cheiro de mofo, deixando-as perfumadíssimas.

6 – Mistura caseira de ervas

Uma mistura caseira utiliza, ao invés dos óleos, os produtos em sua forma natural. Você pode comprá-los prontos na perfumaria ou fazer a sua. Escolhas as ervas de sua preferência, que podem ser, inclusive, repelentes contra insetos. Faça um mix de produtos perfumados e coloque em saquinhos no roupeiro e cômodas. Lembre-se de substituir os embrulhos mensalmente para manter a fragrância intensa. Ah, da mesma forma que o sabonete, não é interessante que esta mistura fique em contato direto com as roupas, para não correr o risco de manchá-las, ok?

7 – Vinagre

Se você estava procurando uma boa dica para tirar cheiro de suor e cecê (cheiro de corpo) das roupas e, principalmente da parte das axilas, saiba que o vinagre é um produto natural poderoso para eliminar odores. Uma colher de sopa de vinagre branco no amaciante eliminará qualquer cheiro ruim que prevaleça após lavar.

Outra opção é colocar, em um borrifador, vinagre até a metade e completar com água: essa solução manterá as roupas bem fresquinhas e sem cheiro. É importante checar em uma pequena parte da roupa antes de aplicar a mistura em toda a peça e, se não houver mudança visível de cor e textura, pode usar sem medo. Quando você fizer a organização do roupeiro (link) aproveite também para limpá-lo com a solução de água e vinagre, que além de eliminar o mofo, protege o guarda-roupa da proliferação de novos fungos.

8 – Algodão bola ou retalhos de tecido perfumados

Esta opção é parecida com a dica 3, com a diferença de que você não precisará comprar os lenços perfumados prontos, podendo adicionar aos itens a fragrância que preferir, além de ter um custo menor. Você vai precisar de: potes de vidro, algodões ou tecidos e algum perfume (talvez algum perfume velho que você não use mais). Mergulhe os itens que serão seus difusores de fragrância no perfume e coloque nos recipientes, daí é só selar os potes com algum tecido fininho e respirável e, posicioná-los estrategicamente no seu roupeiro. Um truque eficaz para deixar o guarda-roupa bem cheiroso.

9 – Carvão ativado

Sabia que o carvão ativado é altamente eficaz para absorver odores e purificar o ar? Pendure um bloco de carvão embrulhado em bolsas ou tecidos respiráveis e mantenha-o no guarda-roupa. Além de livrar o armário do mofo, ele irá absorver qualquer odor ruim do móvel. E, o que é melhor, você pode reutilizar os blocos: basta colocá-los no sol algumas horas para liberação dos odores absorvidos. Dessa forma, você pode usar o mesmo por até dois anos. O carvão ativado pode ser comprado em lojas de produtos para jardinagem.

10 – Purificador de ar

Você pode comprar purificadores prontos para borrifar seu armário, ou pode fazer o seu em casa, com alguns itens simples: 10 a 12 gotas de óleo essencial, meia xícara de vinagre branco e meia xícara de água, misture bem e você tem uma solução maravilhosa para deixar o guarda-roupa cheiroso por dentro.

Um guarda-roupas cheiroso e organizado é fundamental para começar o dia com o pé direito. Entre estes passos simples que trouxemos para você, estão coisas prontas, para quem não é muito fã de DIY, e soluções caseiras para deixar suas roupas, roupeiro, gavetas e cômodas com uma fragrância incrível. Lembre-se sempre de utilizar produtos de qualidade, tanto os prontos quanto os que você fizer em casa, para não danificar e deixar os seus móveis com um cheiro desagradável com o decorrer do tempo, certo?

Conta para nós nos comentários, você gostou das nossas dicas? Esperamos que tenha aproveitado o conteúdo e até breve!

Compartilhe com um amigo:

O especialista do frio indica...

Quando as temperaturas começam a baixar, nada melhor do que contar com a opinião, conselhos e dicas de quem entende muito sobre o frio. Não importa qual o assunto, aqui você encontrará o melhor conteúdo para que possa aproveitar todos os momentos do inverno e esclarecer as suas principais dúvidas sobre os dias frios. Quer sugestões sobre os melhores produtos para aquecer, dicas  para manter a saúde ou sobre o que levar na mala na sua próxima viagem de inverno? Confira alguns posts selecionados a dedo pelos nossos especialistas do frio para você!

Top