Quando penso em Suíça, além dos chocolates, queijos e montanhas, penso nesse lago. Há muito este destino estava na minha lista de viagens! Já tinha visto inúmeras fotos e a cada nova imagem eu me encantava ainda mais pelo lago. Levaram quase 5 anos, mas quando cheguei no meu destino me encantei ainda mais!

O BLAUSEE É UM DOS LAGOS MAIS BONITOS DA SUÍÇA

O lago é surreal de lindo! Variando em tons de azul e verde, a água é incrivelmente transparente. Parece realmente uma pintura, um lugar desenhado à mão e com muita inspiração. As trutas pulando a todo momento também deixam o lugar mais interessante!

Estava com um pouco de medo que as fotos que vi anteriormente fossem falsas ou que tivessem algum tratamento no photoshop e a cor do lago retratada nas imagens não fosse real. Me surpreendi ao perceber que a cor do lago é mais linda ainda ao vivo! Chegamos no Lago Blausee no final da tarde, o sol já estava começando a se pôr. Fico imaginando se o sol estivesse batendo na água, certamente ela estaria ainda mais clara e com as cores mais fortes e vivas.

O lago Blausee fica em um parque natural e tem uma ótima estrutura para quem deseja passar o dia por lá ou quem sabe até ficar no hotel localizado bem próximo à beira do lago. No parque tem lareiras, área de piquenique, várias mesinhas espalhadas e um playground para crianças. Atividades como mergulho com cilindro também podem ser feitas. Dar uma passadinha no museu Blausee, conhecer um pouco mais sobre a história do local e depois dar um passeio de barco (que está incluído no ingresso), também é uma ótima pedida.

INGRESSO LAGO BLAUSEE

Lago Blausee Azul

O ingresso tem o valor de 8 francos suíços, a moeda é um pouco mais barata se comparada ao euro. No valor do ingresso estão incluídos: entrada ao parque natural, passeio de barco até às 17h, visita à fazenda de trutas, lareira com lenha e uso do parque infantil. Se você quiser passar o dia por lá, com certeza atividades não faltarão! Algumas delas são pagas à parte, como algumas horas no spa do hotel, restaurante com menus especiais, entre outras coisas. 

O preço do estacionamento é 3 francos suíços e, dependendo da hora que você chegar, tem um valor reduzido na entrada do parque. O parque funciona durante todo o ano das 9h da manhã às 9h da noite, salvo algumas datas especiais e possíveis eventos. Caso queria conferir a programação do ano, clique neste link >> https://www.blausee.ch/en/opening-hours/ .

SOBRE O LAGO BLAUSEE

A história do Blausee começou com um deslizamento de terra há 15.000 anos, quando grandes partes das geleiras próximas foram levadas embora. Após o degelo, surgiram buracos e pequenos vales, assim como o Blausee e seus arredores.

Embora o lago azul turquesa e cristalino esteja a apenas 17 metros do rio Kander, a água de ambos é completamente diferente. O Blausee é alimentado pelo fluxo de águas subterrâneas do vale Kander, a sua clareza origina a cor extraordinária da água. Como apenas a parte azul da luz é totalmente absorvida, a água aparece em um glorioso azul.

COMO CHEGAR

Lago Blausee como chegar Suíça

Estávamos apenas de passagem pela cidade, saímos de Zurique de carro em direção a Genebra, localizada no outro extremo da Suíça. Como estávamos com o tempo apertado, não pudemos curtir o lago como queríamos. De Zurique até o Lago Blausee leva em média 2h10 de carro, as estradas são ótimas e mesmo que você opte por um bate e volta, vale muito a pena a visita.

Vai de transporte público? Para saber a melhor rota e quanto tempo você levará de deslocamento é só fazer uma consulta no site oficial da SBB. Também andamos de trem pela Suíça e foi super prático e fácil comprar as passagens e verificar os horários no site. O trem não chega até o lago, você precisará pegar um ônibus. Caso opte pelo trem e ônibus, as estações de trem mais próximas são as de Frutigen e Kandersteg.

A LENDA DO LAGO BLAUSEE E A ESCULTURA NO LAGO

Diz a lenda que havia um casal apaixonado que sempre visitava o lago. De repente, o homem faleceu, mas a mulher continuou indo ao lago todos os dias chorar por ele. Em um certo dia ela apareceu morta no lago e então fizeram essa escultura em homenagem a ela. A lenda também diz que o que deu origem à linda cor do lago foram as suas lágrimas. 

O QUE USAR?

O que usar Lago Blausee

Visitamos o lago em um lindo dia sol no início de janeiro, a temperatura média do local era de 5ºC. Quando chegamos, aos poucos o sol foi se pondo e a temperatura caindo junto com ele. No início da manhã e final de tarde estava mais gelado, os termômetros marcavam 0ºC aproximadamente. 

Neste dia usei 1 calça e 1 blusa térmica, 1 fleece, 1 calça daquelas coladinhas (tipo de academia) e 1 casaco forrado com plumas de pato que usei muitas vezes durante a viagem. Para o aquecimento dos pés optei por uma bota de couro impermeável toda forrada com lã de carneiro natural. Não esqueça também de usar luvas e gorro, perdemos muito calor pelas extremidades do nosso corpo e é ideal estarmos bem protegidos nessas áreas também. Golas e cachecóis também são essenciais para a manutenção do calor do corpo. 

DICA: Leve casacos e calçados que combinem com o máximo de peças. Assim você pode só trocar o gorro e gola, por exemplo, e parecerá que está sempre com uma nova roupa. Um bom casaco preto é verdadeiro curinga!

O que achou da nossa visita ao Lago Blausee? Já foi lá ou pretende ir? Conta para nós, vamos amar ouvir as suas experiências.